Programa de Pós-Graduação em Educação

Planejamento Estratégico e Autoavaliação

Última modificação em 20/05/2025.

Planejamento Estratégico

A edição 2025-2028 do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ainda em versão preliminar a ser debatida em assembleia, resulta de intenso do movimento de escuta da comunidade acadêmica, especialmente por meio dos instrumentos de monitoramento das Políticas de Autoavaliação.
Trata-se de um documento alinhado às diretrizes institucionais e da CAPES, aos princípios e políticas que constam no Projeto Pedagógico e Regulamento do Programa, além de se constituir em múltiplos ecos do cotidiano das trajetórias individuais e coletivas de discentes, docentes, corpo técnico-administrativo, membros externos e de egressos. Ademais, o conjunto de ações e indicadores aqui apresentados são importantes orientações para o novo ciclo avaliativo que se inicia. Acesse o Planejamento Estratégico

Elementos Norteadores

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UCS), organizado em duas linhas de pesquisa, tem sua área de concentração na área de Educação, a qual é compreendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução.

Missão e Princípios

O PPGEdu tem como missão produzir, sistematizar e socializar saberes atinentes à educação com relevância social e cientificamente referenciada.

Os princípios do Programa se articulam aos institucionais, voltando-se especificamente para o acolhimento humano tendo como pressuposto a unicidade de cada pessoa e a consequente diferença como condição das relações; as ações buscam ser fundamentadas no respeito à pessoa e na promoção dos direitos humanos e pela promoção do bem comum; mobiliza-se para que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão do PPG em Educação primem pela busca constante da excelência acadêmica; pauta-se no compromisso de que as atividades tomarão como pressuposto a democratização de saberes e das relações de modo a contribuir para a promoção de uma sociedade democrática (justa/equitativa) e, por fim, no desenvolvimento de suas ações, o PPGEdu busca respeitar a autonomia didático-científica do ensino e da pesquisa, promover a diversidade, valendo-se de uma gestão democrática a serviço dos fins acadêmicos.

Objetivo

Formar pesquisadores de alto nível, investigadores comprometidos com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.

O Programa objetiva, a partir do exposto, formar pesquisadores qualificados, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e docência socialmente relevantes. Acesse o Projeto Pedagógico

Autoavaliação

A partir do quadriênio 2017-2020, os programas de pós-graduação passaram a ser avaliados quanto aos seus processos e procedimentos de autoavaliação. Para a definição dos critérios e caracterização desse componente de avaliação a CAPES instituiu, em julho de 2018, uma comissão com a missão de "implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação".

Considerando os elementos norteadores delineados, o principal propósito da autoavaliação é produzir um diagnóstico em relação à formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), produção científica e inserção social, a partir de sua comunidade interna e externa, e auxiliar na revisão do planejamento estratégico e direcionar as ações futuras do Programa. Acesse o Caderno de Políticas de Autoavaliação Acesse o Relatório das Políticas de Autoavaliação Quadrienal 2021-2024