Currículo Resumido
É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), com ênfase na área de materiais de construção e sistemas construtivos. Possui MBA em Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Professor da Universidade de Caxias do Sul desde agosto de 1998, atuando como docente nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil, bem como de pós graduação Lato Sensu de ambos. Desenvolveu e coordenou o Laboratório de Tecnologia Construtiva de 2004 a 2010 no Campus 8. Integrou a comissão que implementou o curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul, do qual foi coordenador de 2010 a 2016. Diretor da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS (2016 a 2020). Coordenador do Programa de Gestão da Permanência da Universidade de Caxias do Sul desde 2019. Profissionalmente é diretor da GGARLET Engenharia Ltda, empresa atuando com consultoria na área de tecnologia da construção, sistemas de gestão da qualidade (PBQP-H e ISO 9001) para construção civil e gerenciamento de obras.
Resumo da Proposta de Trabalho
A proposta reforça e amplia os potenciais da área de Artes e Arquitetura, alinhados com as diretrizes institucionais e a visão futura de um grande centro tecnológico da área criativa. O planejamento busca a qualificação constante do ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO, agregando a necessária inserção com a COMUNIDADE EXTERNA, no fomento de parcerias, para construção de novas oportunidades e modelos de negócio. Destacamos a INTEGRAÇÃO de toda a comunidade acadêmica como fator crítico de sucesso para este projeto. Para tanto, o plano de gestão se estrutura em oito pilares:
1. GRADUAÇÃO /ENSINO: Ampliar o número de estudantes com 95% de retenção e aumento da em cada curso. Ampliação da oferta de cursos. Qualificação constante nos processos de ensino aprendizagem.
2. EXTENSÃO: Ampliação da oferta de cursos de extensão como atividades complementares. Fomento aos cursos digitais. Salas para extensão. Oferta de cursos em outras Áreas/Campi da UCS.
3. PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO: Dobrar o número de cursos e alunos em lato sensu. Incentivar os projetos de pesquisa. Instituir grupo de trabalho com doutores e doutorandos visando Strictu Sensu.
4. NÃO GRADUAÇÃO: Consolidação das unidades de negócio já existentes e criação de 03 novas unidades. Fomento a projetos e convênios. Potencializar as ações do design center, escritório modelo, Programa de Linguagem das Artes - PLA, LABTEC e UCS Sênior;
5. COMUNIDADE ACADÊMICA: Acolhimento e engajamento dos alunos. Programas de apoio ao estudante. Qualificação aos professores e funcionários. Eventos de integração com a comunidade acadêmica
6. PARCERIAS ESTRATÉGICAS E RELAÇÕES COM MERCADO: Manter e fomentar parcerias, tendo como exemplo o case Sultextil no curso de Moda. Inserção da área no movimento MOBI CAXIAS.
7. INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO: Aprovação legal do projeto restauro do Campus 8. Início dos reparos mais urgentes. Revitalização do acesso ao Campus 8. Modernização de sala de informática. Soluções de acesso remoto à software. Estruturação do Campus para sediar eventos.
8. GESTÃO ADMINISTRATIVA: Continuidade das ações do planejamento estratégico. Implantação da secretaria acadêmica resolutiva, UCS Relacionamento e UCS evidências da área. Reestruturação da sala dos coordenadores e da secretaria de atendimento. Gestão a vista das ações de avaliação on line.
Plano de Trabalho