Currículo Resumido
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1997). Professora da Universidade de Caxias do Sul desde 1995, como mestre assistente - nível III. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, gestão de resíduos sólidos urbanos, gestão
ambiental nas organizações, monitoramento ambiental. Foi Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Caxias do Sul de 2012 a 2018 e diretora de Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Tecnologia desde 2018. Coordenou projetos de pesquisa aplicada na área do Saneamento, publicando artigos e capítulos de livro sobre o tema.
Resumo da Proposta de Trabalho
- Apoiar e estimular as ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação, no sentido de buscar alterar/modernizar as ofertas de cursos, produtos e ações.
- Utilizar a metodologia de Unidades de Negócio para amplificar e diversificar o portfólio de produtos.
- Constituir parcerias, convênios e projetos vislumbrando o desenvolvimento de oportunidades junto ao poder público e iniciativa privada.
- Constituir e fortalecer estratégias de divulgação dos cursos da área.
- Potencializar mecanismos de monitoramento e elaboração de projetos, para a captação de novos estudantes e retenção dos estudantes matriculados.
- Apoiar, fortalecer e estimular ações que consolidem e promovam os programas de Stricto Senso da Área, da produção técnica e científica associada,
- Organizar grupo para elaboração de proposta de um Programa de Lato Sensu voltado para a formação tecnológica.
- Reestruturação dos laboratórios de prestação de serviço e pesquisa com vistas à implementar as Centrais Compartilhadas de Recursos.
- Contribuir e apoiar equipe técnica para a elaboração de um projeto piloto de "campus inteligente".
- Plataforma digital de cursos de curta duração para qualificação técnica e profissional, com parceria com entidades públicas e privadas.
- Subsidiar e dar condições para discutir permanentemente estratégias pedagógicas disruptivas junto aos NDEs e Colegiados de Cursos.
- Fortalecer a aproximação dos cursos de graduação e pós graduação, intensificando a vivência científica dos nossos estudantes, e potencializando os acordos de cooperação internacional de dupla certificação, acordoscoma iniciativa privada, dentre outros.
- Fortalecer os programas de apoio aos estudantes e projetos de apoio à graduação.
- Estabelecer parcerias com as associações de classes e empresas da região objetivando maior inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.
- Ampliar a acolhida, a escuta e o atendimento aos professores, funcionários e de nossos estudantes.
- Criar programas de relacionamento, integração para funcionários, professores e estudantes que contribuam para o bem-estar e ambiente de satisfação no trabalho.
- Encontros com docentes para potencializar o uso de ferramentas computacionais, organização do AVA e socialização de experiências e estratégias de ensino e aprendizagem.
Plano de Trabalho