O italiano é o 4º idioma mais estudado do mundo, embora seja falado somente na Itália e em zonas da Suíça, França, Eslovênia e Malta. Visto antigamente como língua de cultura, hoje o italiano é globalizado, língua de intercâmbios e parcerias. Preserva seu fascínio como língua do Renascimento, da Cultura Romana, da Ciência de Galileu, do Direito de Beccaria e das experiências científicas dos Prêmios Nobel Marconi, Fermi e Levi-Montalcini. É também, como idioma da Culinária, Música, Moda e Cinema. Língua neolatina, muito próxima do português, é fácil e vale a pena estudá-la.
Há muitos descendentes e emigrantes italianos espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, que buscam recuperar a sua história e identidade. Esse é o caso de Iris Baldissera, 48 anos, que quis conhecer melhor a língua de seus antepassados e ingressou no curso de Italiano do PLE.
"Meu processo de dupla cidadania estava tramitando e procurei uma instituição séria e de qualidade. Então escolhi o PLE, com professores conceituados e fluentes e uma Universidade de retaguarda. Procurei aperfeiçoar a língua numa viagem de estudos à Itália em 2010. Passei um mês em Firenze, na região da Toscana, estudando italiano em uma escola pela manhã e conhecendo a cidade e arredores à tarde e nos finais de semana. O contato mais íntimo com os costumes do país se deu com a minha estada em uma casa de família. Além do laço afetivo que une nossa região à Itália, também estão cada vez mais estreitas as relações comerciais, industriais e turísticas entre os países. Daí a importância de investir no aprendizado do idioma."