O Seminário sobre Produtos à Base de Rochas: da Britagem à Moagem Ultrafina faz parte das ações extensionistas do Projeto Vitrocerâmicos Desenvolvidos a partir de Rochas Ígneas da Formação Serra Geral, desenvolvido no Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC-UCS), no âmbito do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS, e cofinanciado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.





Coordenação - Prof. Dr. Robinson Cruz - Diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos e docente do Programa de Pós Graduação em Materiais da UCS

Data - 8 de junho de 2018 - Das 8h às 18h.

Local - Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS - Rua Irmão Moretto 75 - Bom Princípio, RS.

Inscrições - Até 8 de junho. Sem custo para o participante. Vagas limitadas.


Os palestrantes

Da sua programação participam pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade de Aveiro, Portugal, e representantes de empresas fornecedoras de equipamentos de cominuição, separação, classificação e granulação de partículas em diferentes escalas de tamanho. Durante as palestras, serão apresentadas tecnologias que viabilizam processar rochas que abrangem dimensões que vão do metro (m) ao nanometro (10-9 m), ou seja, até um bilionésimo do metro!


As tecnologias que serão apresentadas

Empresas como a Manfredini & Schianchi, Netzsch Moagem, Hosokawa Dynamic Air e Eirich Industrial vão expor suas tecnologias e estratégias para o setor de rochas que cada vez mais é demandante de inovação e eficiência energética.

Também serão apresentadas pelas empresas participantes as diferentes técnicas empregadas para a redução de tamanho de rochas e outros minerais. O universo de equipamentos que serão apresentados contempla britadores, moinhos de bolas, moinhos de martelo, moinhos pendulares, moinhos de impacto, moinhos de esferas agitadas, moinhos a jato de ar e vapor superaquecido, granuladores, bem como de seus periféricos. Essas empresas representam o "estado da arte" consolidada em equipamentos em escala industrial. 


O público-alvo

O seminário foi formatado principalmente para os setores de agregados para a construção civil e infraestrutura, cerâmicas, agroquímicos, pigmentos, e demais indústrias e técnicos que trabalham ou estão interessados na fabricação de produtos granulados e pós oriundos de fonte mineral.

O espaço compartilhado por estes protagonistas do conhecimento altamente especializados propiciará um ambiente multidisciplinar fértil para se debater e fundamentar soluções técnicas para os inúmeros desafios da indústria brasileira.

Realização

Apoio


Informações

Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS - Telefone (+55 51) 3634-1100 - imc@ucs.br