Escola Regional de Banco de Dados - ERBD 2015


Palestras


PALESTRA 1: Formas criativas de visualizar dados em BI

Resumo: Reclamações sobre o grande volume de informações são cada vez mais comuns. Evidência do problema é que, em muitos casos, há informação demais e conhecimento de menos. Um bom jornal, por exemplo, em um único final de semana, contém mais informações do que uma pessoa vivendo na fase renascentista teria acesso em toda uma vida. Entretanto, a capacidade do que conseguimos fazer com toda essa informação ainda é restrita. Por outro lado, nunca tivemos tanto poder computacional acessível. Computadores de baixo custo já conseguem processar volumes absurdamente grandes de dados. Conjuntos complexos podem ser acessados, explorados e analisados pelo grande público de formas que seriam impossíveis no passado. Algoritmos inteligentes conseguem fazer muito do processamento necessário para condensar informação. Entretanto, essa nem sempre é fácil de interpretar. Por tudo isso, torna-se cada vez mais relevante o aprimoramento da forma como resultados são apresentados. Influenciados, principalmente pela indústria de games, fornecedores aprimoraram bastante a capacidade 2D e 3D dos computadores em custos cada vez mais baixos. Nessa palestra apresentamos um resumo de técnicas e tecnologias para melhoria da apresentação de dados explorando as capacidades que dispositivos modernos nos oferecem.

Palestrante: Elemar Jr.

Mini-Curriculum: Elemar é Arquiteto de Soluções. Na empresa há 16 anos, desenvolve usando tecnologias Microsoft desde sua infância. Utiliza .net desde sua primeira versão. Desde 2012, é reconhecido como Microsoft MVP em C#.


PALESTRA 2: Inteligência competitiva: Transformando dados em conhecimento

Resumo: Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. Somente quando esse conhecimento se transforma em ações é que ele faz diferença. E, para isso, a criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o desafio a ser enfrentado pelas empresas. Dados, informação e conhecimento, lidamos com esses conceitos o tempo todo, mesmo que inconscientemente, seja em casa, nas empresas, escolas, igreja, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, arquitetura da informação, coleta de dados, base de conhecimentos, entre outros. Mas qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento? Como transformar dados em conhecimento útil que auxilia na competitividade da organização? Esta palestra tem por objetivo apresentar, de forma conceitual e com exemplos reais, a transformação de dados em conhecimento prático para tomada de decisões nas organizações.

Palestrante: Robson Rizzotto

Mini-Curriculum: Possui graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG (Caxias do Sul/RS); MBA em Gestão Empresarial e Formação de Líderes pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (Rio de Janeiro/RJ). Atualmente é o Gestor Comercial da Focco Sistemas de Gestão S.A., empresa onde atua há quase 20 anos, tendo experiência nas áreas Desenvolvimento, Comercial e Consultoria com ênfase em Gestão Empresarial através do uso de ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning).


PALESTRA 3: Alinhamento da estratégia empresarial e o BI

Resumo: Esta palestra visa apresentar o alinhamento estratégico de uma empresa, que usam diversos softwares para gestão (ERP, CRM, entre outros), com softwares de inteligência de negócios que extraem e preparam dados de softwares de gestão visando auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.

Palestrante: Hermes Freitas

Mini-Curriculum: Gestor de Estratégia e Inovação da Inteligência de Negócios. Formado em Tecnologia da Informação pela UFRGS, atua no mercado de TI há 40 anos. Fundador da SADIG. Possui especialização em Gestão e Planejamento Estratégico e atuou como gerente de sistemas em empresas de grande porte. Também responsável pela academia da IN. Seu foco é apresentar as grandes oportunidades geradas pela interação entre soluções de BI e BD com gestores possibilitando transformações importantes e positivas e novas maneiras de administrar, compatíveis com a dinamicidade de nossos tempos.


PALESTRA 4: A importância da veracidade dos dados no resultado de um BI

Resumo: Tratará de como, através da mobilidade, é possível melhorar a veracidade das informações a serem disponibilizadas no BI, através do registro das ações no local de geração e em tempo real.

Palestrantes: Daniel Wildt e Luciano Bof

Mini-Curriculum:
Daniel Wildt - Trabalho com empresas e equipes ajudando na adoção de metodologias ágeis e melhoria das técnicas de engenharia de software. Sempre em busca de simplicidade e aprendizado. Ajudo pessoas a se tornarem melhores profissionais, equipes a crescerem através de melhoria contínua e produtos/serviços a serem formados. Sou CTO na uMov.me, instrutor/coach/palestrante pela Wildtech e um dos Piratas do Estaleiro Liberdade, ajudando marujos nas suas missões individuais. Mantenho um blog e posso ser visto no twitter@dwildt.

Luciano Bof - BTI - É sócio da BTI Estratégica Consultoria em TI, empresa com foco na melhoria dos processos com uso intensivo de tecnologia. É Engenheiro Mecânico pela UFRGS e Pós-Graduado em Administração de Produção pela UNISINOS, com 15 anos de experiência em abastecimento, PCP e gestão fabril nos mercados calçadista e metalmecânico. Participou de implementações SAP, revisão de processos fabris e automação industrial, entre outros.


PALESTRA NACIONAL: Mineração de dados: como conjugar pesquisa, desenvolvimento e inovação?

Resumo: Mineração de dados surgiu como a junção de várias áreas como bancos de dados, estatística e inteligência artificial e tem crescido continuamente nos últimos 20 anos. Recentemente, o surgimento dos conceitos de "data science" e "big data" acelerou ainda mais esse processo. Neste seminário vamos discutir pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de mineração de dados através de quatro elementos fundamentais, nominalmente modelos, algoritmos, sistemas e aplicações, assim como uma visão integrada desses elementos, e o seu emprego em vários cenários como internet e web. Finalmente, vamos discutir algumas tendências relacionadas à extração de conhecimento e informações a partir de volumes massivos de dados.

Palestrante: Wagner Meira Jr

Mini-Curriculum: Professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Wagner é PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente). Atualmente Wagner é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1C) e coordenador da linha de pesquisa em Descoberta do Conhecimento do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. Publicou em 2014, juntamente com Mohammed Zaki, o livro "Data Mining and Analysis: Fundamental Concepts and Algorithms" pela Cambridge University Press. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, bioinformática e governo eletrônico