Pibid-UCS
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Pró-Reitoria Acadêmica - Cursos de Licenciatura

Programação

Dia 8 - Quarta-feira - Bloco M

Das 14h às 18h30min - Atividades culturais: visitas às exposições e ao Museu de Ciências Naturais.
Das 18h30min às 19h30min - Credenciamento - Local: UCS Teatro
19h40min - Conferência: Formação inicial de professores em questão: o Pibid e as licenciaturas - Elí Terezinha Henn Fabris, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Local: UCS Teatro

Dia 9 - Quinta-feira - Blocos E e H

Das 8h30min às 12h e das 14h às 16h30min - Apresentação de trabalhos
17h30min - Atividades simultâneas. O participante pode escolher uma das atividades abaixo a partir das suas preferências pessoais.

  • Cine debate: A Cor da Fúria (EUA, 1995, direção de Desmond Nakano). Local: UCS Cinema.
  • Visita guiada ao Museu de Ciências Naturais (agendamento com a professora Jocelei, pelo e-mail jmopinto@ucs.br ou pelo ramal 2417)
  • Visita guiada ao IMHC - Instituto Memória Histórica e Cultural (agendamento pelo ramal 2167)
  • Minicurso: Memória, Patrimônio e Cultura Juvenis, no LEPAR  (agendamento com a professora Eliana Rela, pelo email erela@ucs.br e ou pelo ramal 2695)
  • Exposição fotográfica dos subprojetos PIBID-UCS. Local: Saguão do Bloco M.

20h - Mesas temáticas:

  • 1 - Instituição Formadora - Coordenação: Daysi Lange. Local: Bloco H sala 104.
    Interface PIBID e Universidade. PIBID e processos de inter e transdisciplinaridade. Saberes e práticas da formação acadêmica para docência. Temas transversais e as possibilidades mais amplas de atuação docente.
  • 2 - Secretarias e Coordenadorias de Educação - Coordenação: Jocelei M. O. Pinto. Local: Auditório do Bloco H.
    Supervisores: como dar conta da inovação diante da força da tradição escolar. Políticas de avaliação da aprendizagem escolar. Políticas para formação continuada de professores. Reestruturação curricular do Ensino Médio. As demandas sociais da comunidade discente.
  • 3- Comunidade Escolar - Palestrantes: Eduardo Adolfo Terrazzan e Luciane Uberti. Coordenação: Vanderlei Carbonara e Sonia Matos. Local: Auditório do Bloco E.,
    Interface PIBID e projetos na comunidade escolar. Saber escolar e movimentos de pesquisa. PIBID e temas transversais. Produção e uso de materiais didáticos

Dia 10 - Sexta-feira - Blocos E e H

Das 8h30min às 12h e das 14h às 16h30min - Apresentação de trabalhos
17h30min - Atividades simultâneas. O participante pode escolher uma das atividades abaixo a partir das suas preferências pessoais.

  • Cine debate: Entre os Muros da Escola (França, 2008, direção de Laurent Cante). Local: UCS Cinema.
  • Visita guiada ao Museu de Ciências Naturais (agendamento com a professora Jocelei, pelo e-mail jmopinto@ucs.br ou pelo ramal 2417).
  • Visita guiada ao IMHC - Instituto Memória Histórica e Cultural (agendamento pelo ramal 2167).
  • Minicurso: Memória, Patrimônio e Cultura Juvenis, no LEPAR (agendamento com a professora Eliana Rela, pelo e-mail: erela@ucs.br e ou pelo ramal 2695).
  • Exposição fotográfica dos subprojetos PIBID-UCS. Local: saguão dos Blocos E e H.

19h40min - Palestra Desafios à educação a partir de perspectivas das filosofias da diferença com Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia francesa contemporânea e educação, ensino de filosofia, ensino médio, filosofia e transversalidade, anarquismo e educação. Local: Auditório do Bloco J.

Dia 11 - Sábado - Blocos E e H

Das 8h às 11h30min - Minicursos - A oferta do minicurso está sujeita ao número de inscritos na atividade
Para participar de um minicurso, indique no formulário de inscrição as suas preferências. Cada minicurso recebe até 20 participantes.
1 - Jogos Teatrais e Literatura - Douglas Ceccagno - Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa
Ementa: Harmonização do corpo e da fala. Técnicas vocais e corporais. Exercícios que visam à criação do espaço cênico. Criação de cenas. Improvisação teatral a partir de textos literários.

2 - Ética e Formação - Licenciatura em Filosofia
Ementa: Compreensão do caráter deliberativo da ética e de sua estrutura própria de reflexão e julgamento. Reflexão sobre possibilidades acerca da "ensinabilidade" da ética como conteúdo filosófico. Análise de relatos de vivências didáticas que apresentam situações de possível "ensinabilidade da ética".

3 - A Importância do Brincar na Aprendizagem - Eliete Maria Scopel - Licenciatura em Educação Física
Ementa: Compreender o brincar como espaço para pensar e aprender. O jogo como instrumento pedagógico sua contribuição no processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento integral do ser humano.

4 - Sexualidade - Gladis Cunha - Licenciatura em Biologia
Ementa: Estratégias para trabalhar a orientação sexual como tema transversal e envolver a escola como um todo. O estabelecimento de cumplicidade e respeito entre educadores e educandos. Abordagem dos temas nas diferentes turmas. Tática para conhecer as dúvidas dos alunos. Algumas informações técnicas (sistema reprodutor, DSTs, cuidados e precauções) e atividades lúdicas. Relato de experiência positiva.

5 - Estratégias de Comunicação Oral - Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa
Ementa: Estudo de estratégias de comunicação oral em diferentes situações. Dicção, respiração, gesticulação. Aspectos linguísticos e extralinguísticos.

6 - Tecnologia em Sala de Aula - Maria Valésia Silva da Silva - Licenciatura em Letras/Língua Inglesa
Ementa: Uso das tecnologias como auxiliares didáticos em aula. Apresentação de quatro ferramentas e seu uso passo a passo: Google Drive, Tumblr, Dfilm e Voki.

7 - Planejar com Temas Culturais? - Sônia Matos - Licenciatura em Pedagogia
Ementa: Abordagem sobre o planejamento por temas culturais são retirados do discurso dos Estudos Culturais e experimentados por meio de um tipo de aula-ensaio. Essa experimentação se constitui em dois momentos: o primeiro de ação prática e o outro em ação teórico-conceitual.

8 - Construção de Instrumentos Musicais a partir de Materiais Alternativos - Rafael Silva - Licenciatura em Música
Ementa: Experiências de construção de instrumentos musicais a partir de materiais como canos de PVC, azulejos, latas, etc. Promoção de debate sobre o potencial inter ou transdisciplinar das práticas de construção de instrumentos musicais na escola, apontando possíveis diálogos com outras áreas e convidando os participantes a contribuir com suas ideias.

9 - Oficina de Artes Visuais: Estêncil e Lambe-lambe - Maria Helena Wagner Rossi - Licenciatura em Artes Visuais
Ementa: Compreensão e experimentação de produção de formas de intervenção artística urbana, sendo elas, o Stencil e o Lambe-Lambe. Oficina teórico-prática, com as seguintes etapas: a) Contextualização sobre composição visual e arte urbana; b) Criação de formas de intervenção urbana: stencil e lambe-lambe; c) Intervenção em espaços do bairro; d) Registro das intervenções: fotografia e vídeo.

10 - Matemática e Cidadania - Ana Cesa - Licenciatura em Matemática
Ementa: O mini-curso discute os conceitos de Matemática, Educação Matemática e Cidadania e propõe uma metodologia para trabalhar com o tema Educação Financeira.

11 - Composição Musical com Paisagens Sonoras - Rafael Silva - Licenciatura em Música
Ementa: O minicurso tem por objetivo envolver os participantes na composição de pequenas peças musicais. O material escolhido para a composição é a paisagem sonora do campus ou, em poucas palavras, os sons à nossa volta incluindo aqueles a que somos expostos sem querer. Dessa forma, além da rica experiência musical envolvida na prática musical, os participantes poderão refletir sobre questões de ecologia acústica das quais diferentes pensadores têm se ocupado.

12 - Elaboração de Materiais Didáticos - Licenciatura em Letras/Língua Inglesa
Ementa: A Oficina abordará os seguintes tópicos: O que levar em consideração na hora de elaborar materiais didáticos? O que pode ser utilizado como material didático? Como utilizar o material didático frente à sociedade da informação?

13 - Baús da História - Licenciatura em História
Ementa: Discussão sobre os diferentes significados do conceito de cidadania ao longo do tempo e as práticas sociais que lhe dão sentido. Os diferentes conceitos de diversidade, de forma ampla. A partir da dinâmica de utilização de baús da história, os quais contêm objetos relacionados à significação dos conceitos, os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as diversas representações sobre os temas propostos.

14 - Língua Espanhola e Cultura - Licenciatura em Letra/Língua Espanhola
Ementa: Como trabalhar com aspectos culturais em sala de aula de língua estrangeira. Cultura local e outras culturas em interação. Apresentação de trabalho desenvolvido pelo grupo de espanhol junto à escola Província de Mendoza.

15 - Memória, Patrimônio e Culturas Juvenis - Licenciatura em História e em Sociologia
Ementa: Discussão dos conceitos de memória, patrimônio e culturas juvenis em uma visão interdisciplinar entre História e Sociologia. Realização de atividade didática sobre o tema, evidenciando a interdisciplinaridade.

16 - Práticas para o Ensino da Biologia - Jocelei Maria de Oliveira Pinto - Licenciatura em Biologia
Ementa: Desenvolvimento de atividades práticas para o ensino de Biologia e Ciências, promovendo discussões e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Pró-Reitoria de Graduação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-UCS
E-mail: pibiducs@ucs.br | Telefone: (54) 3218-2385
Coordenadora Institucional: Profa. Dra. Rochele Rita Andreazza Maciel