A avaliação da infraestrutura na UCS é realizada anualmente, sempre no primeiro semestre de cada ano, assim é possível analisar os resultados da avaliação e, quando possível, colocar em prática ações de qualificação da infraestrutura com tempo hábil para que possam ser implementadas antes de uma nova avaliação.
A dimensão infraestrutura é subdividida em três grandes grupos e inclui também a avaliação de serviços: instalações e serviços gerais, bibliotecas e laboratórios. O Quadro 1 apresenta uma série recente dos resultados da avaliação da infraestrutura da UCS pelos professores e alunos.
As Figuras 1, 2 e 3 mostram a evolução das médias das avaliações nos últimos anos. É possível perceber que a avaliação do Sistema de Bibliotecas da Universidade tem se destacado positivamente, inclusive com uma tendência ascendente nas médias das avaliações tanto por professores como pelos alunos. É muito comum encontrar, nas avaliações, comentários positivos sobre o acervo (físico e digital), sobre as instalações e também quanto aos serviços virtuais e o atendimento nas bibliotecas.
As avaliações das Instalações e Serviços Gerais e dos Laboratórios apresentam, historicamente, médias um pouco inferiores mas, ainda assim, estáveis e em um bom patamar. A Universidade tem realizado diversos investimentos nos últimos dois anos tanto nas instalações gerais quanto nos laboratórios. Estas ações, combinadas com a recente instalação da Central de Atendimento ao Aluno e a redefinição e simplificação de diversos processos internos, deve refletir-se positivamente na percepção da comunidade acadêmica sobre a qualidade dos serviços e infraestrutura nas próximas avaliações. Aparentemente essas ações já tiveram reflexo nas médias gerais da avaliação em 2013.
Em 2013-2 as médias foram as seguintes:O Quadro 2 apresenta a média das avaliações da infraestrutura pelos alunos nas diversas Unidades da Universidade.