Linha de Pesquisa: Leitura e Processos de Linguagem

Nuevas vocês: Estudio de la obra de narradores hispanoamericanos del siglo XXI

Descrição
Nuevas voces - Novas vozes é um projeto que abre as portas para a leitura e análise das novas vozes da literatura hispano-americana. Filhos e netos do Boom (termo a ser analisado em um primeiro momento do estudo), os novos escritores nascidos nos diversos pontos do mapa da América hispânica, nos últimos anos do século XX, tomam emprestados alguns elementos do "deuses" da Idade de Ouro da narrativa e deixam de lado, propositalmente, outros aspectos que foram importantes para aqueles. Entendendo que essa nova geração tem um enfoque mais urbano nas suas criações, o intuito é observar como são representadas as cidades em que as personagens se movem e, além disso, como se caracterizam as relações humanas nos espaços culturais, sejam eles urbanos, periféricos ou rurais.
Coordenação

Início
2016

Transposição didática da Teoria Argumentativa da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica

Descrição
Este projeto tem como objetivos: elaborar diretrizes/princípios para a transposição didática da Teoria Argumentativa da Polifonia para professores que atuam na Educação Básica, visando à qualificação do desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos desse nível de ensino, através da análise dos estudos feitos sobre a última versão da TAL em que é reformulada a concepção polifônica do discurso; da atualização, segundo os estudos feitos sobre a Teoria Argumentativa da Polifonia, a primeira etapa prevista pelo modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Azevedo (2006); da análise detalhada da proposta de transposição didática de Yves Chevallard, bem como outras propostas a que se tiver acesso; e da investigação da compreensão leitora, no que tange às habilidades por ela pressupostas.
Coordenação
Dra. Tânia Maris de Azevedo
Início
2014

Categorias Conceptuais Abstratas, Valor-Modalidade e Processos Inferenciais da Linguagem (SEMACOG II)

Descrição
A questão que orienta esta pesquisa é: A incorporação da questão dos valores culturais na análise de categorias conceptuais abstratas no enquadre metateórico da Linguística Cognitiva, pode promover o desenvolvimento de uma abordagem descritiva e metodologicamente adequada para os processos de categorização e processos inferenciais em leitura? São objetivos da pesquisa: (a) investigar teoricamente a noção de valor cultural e de emoções; (b) investigar a operacionalidade do conceito de modelos culturais na literatura da Linguística e da Antropologia Cognitiva; (c) desenvolver um modelo metodológico e metalinguístico para o tratamento de categorias conceptuais e categorias conceptuais de valor; (d) Aplicar e avaliar o potencial de teorias de inferência, entre elas a Teoria da Relevância Revista , em diferentes corpora visando à regulação dos acarretamentos proposicionais, metafóricos e metonímicos, de modo a propor um quadro de princípios cognitivos que restrinjam tais derivações em processo de interpretação; (e) aplicar e avaliar o potencial de teorias de inferência, entre elas a Teoria da Relevância Revista, na análise de suposições implicadas, metáforas e metonímias pela Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados e a de Blending (mesclagem), de modo a propor um quadro de princípios que restrinjam os elementos que compõem os espaços de input e as interpretações que emergem nos espaços de blend
Coordenação

Início
2013