Avaliação e Critérios para Obtenção do Título de Mestre

Para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, o mestrando deverá cumprir 37 créditos, assim distribuídos:

  • 12 créditos referentes a disciplinas obrigatórias do núcleo comum, obrigatório para todos os mestrandos;
  • 9 créditos de disciplinas por área específica de conhecimento;
  • 2 créditos de disciplinas por linha de pesquisa;
  • 6 créditos atribuídos ao trabalho de conclusão;
  • 8 créditos adicionais, assim distribuídos: 2 créditos destinados à apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos, participação em atividades de orientação em eventos como feiras de ciências, mostras científicas e outros, a critério do colegiado do Programa; e 6 créditos atribuídos ao estágio supervisionado.

O curso contempla quatro áreas de formação: Biologia, Física, Matemática e Química. As disciplinas que entrarão na composição dos 9 créditos correspondentes à área de formação serão escolhidas pelo mestrando, com o aval do orientador, de um total de 8 disciplinas.

É exigida do aluno a comprovação de proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) constituindo-se esta em pré-requisito para o requerimento de defesa do trabalho final. O exame de proficiência, direcionado à leitura e compreensão de textos, será prestado durante o curso.

O prazo para a conclusão do curso (disciplinas + desenvolvimento e apresentação do trabalho final) será de 24 meses.