Carreiras

O calor humano da Matemática

Em frente a um livro repleto de equações, não é raro que estudantes se perguntem por que precisam estudar Matemática. A resposta correta seria tão abstrata quanto os cálculos em si: os números explicam quase tudo. A dificuldade da disciplina está justamente em tirar os cálculos da abstração e aproximá-los da realidade. Alguns professores desenvolvem esta habilidade de desmistificar a Matemática. É o caso de Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul - Cetec, e professora da graduação em Matemática da UCS. Ana consegue enxergar a faceta humana dos números, invisível para a maioria.

"A Matemática é um conhecimento construído pela humanidade para solucionar os problemas da própria humanidade. Mas ela vai se sofisticando até chegar a problemas complexos. Os alunos se deparam com esses problemas em sala de aula e às vezes conseguem ver sentido, por exemplo, compreendendo a funcionalidade dos números na computação gráfica", explica a professora. Ana concorda que Matemática não é fácil. Entretanto, é possível adotar métodos que facilitem a aprendizagem do aluno. Uma boa solução é introduzir a Matemática, desde as séries iniciais, seguindo uma lógica parecida com a que o homem adquiriu ao longo do seu processo evolutivo.

Significa que ao invés de apresentar às crianças o número do seu tênis ou data de aniversário, antes seria melhor mostrar a elas como surgiram os números. Imaginar o mundo sem o número 1 parece inconcebível, mas nem sempre ele existiu. O número 1 e todos os outros são uma criação humana surgida a partir da necessidade de contagem e medição.

Quando o ser humano deixou de ser nômade, passou a contar (uma pedra = uma ovelha, duas pedras = duas ovelhas, etc.) e a partir daí, os conceitos foram ficando mais complexos. Mas sempre surgiram de problemas reais como medir terras, contar animais, dividir a comida. "Quem inventou a Matemática, inventou para resolver um problema. Mas como ensinar o aluno hoje, um aluno que não tem aquele problema existente no passado?", questiona Ana.

Para a profissional, o fundamental para ser um bom professor de Matemática é antes de dominar o conhecimento, compreender a função de professor, "assim como quem opta pela área da Saúde precisa entender o que é ser cuidador, seja médico, fisioterapeuta ou psicólogo". Simples como 1 + 1 = 2.

Matemática

O licenciado em Matemática ensina o raciocínio lógico-dedutivo e as capacidades de interpretar, comparar, analisar e generalizar, ministrando a disciplina de Matemática.

Também pode atuar em escolas da rede pública e particular do Ensino Fundamental e Médio, consultoria e assessoria na área de Matemática e Educação Matemática e em empresas.

(Texto: Paula Sperb)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na décima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.