Egressos

Apito pela paz

O desejo de ser professora tornou-se realidade para Tania Maineri. Porém, durante a infância pensou rapidamente em ser diretora - ela espelhava-se na profi ssional da escola onde estudava, em Vacaria. Hoje, aos 44 anos de idade e 22 deles dedicados à licenciatura, ela é responsável pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves, no bairro Vila Ipê, na Zona Norte de Caxias do Sul.

Tania formou-se em Educação Física na UCS em janeiro de 1993. A opção pelo curso foi decidida - a dúvida era entre Educação Física e Matemática - pela adoração ao vôlei. Na época, Tania almejava ser jogadora. Porém, o esporte foi ao que menos dedicou-se desde então. Em alguns momentos, ele era seu hobby.

A professora assumiu a direção da Ruben Bento Alves em agosto de 2009. A vice-direção da escola também tem uma ligação com o curso de Educação Física. Liana Golin integrou a primeira turma de formandos do curso da UCS, em 1981.

Na época em que a dupla ingressou na escola, a situação não era fácil e a violência fazia parte da rotina dos quase 500 estudantes e 50 professores. O caminho inicial foi criar vínculos com os alunos e a comunidade. Só depois elas conseguiriam propor mudanças. A solução foi incentivar a prática esportiva na escola. O esporte escolhido foi o futebol.

"Além do esporte, sempre mantivemos diálogo com os alunos. Tive alunos que encontrei cinco anos depois e eles ainda lembravam de mim. É preciso estar junto. Também trabalhamos a autoestima, a participação, o espírito de equipe e o saber ganhar e perder. O maior resultado foi diminuir a violência na vida deles", explica Tania.

Outra tática da diretora é chegar às crianças e aos adolescentes para descobrir um pouco mais sobre eles. A descontração é a principal forma desta aproximação e, para isso, Tania utiliza-se de práticas didáticas da época em que lecionava. "Não é fácil e não posso apenas passar a mão na cabeça deles. É preciso entendê-los. Pego o aluno pelo futebol e o esporte acaba ajudando nas outras disciplinas", conta a professora, que confessa sonhar em dar aulas de vôlei para os alunos.

Hoje, Tania orgulha-se ao contar das participações da escola em competições, como os Jogos Escolares. Orgulha-se ainda das mudanças que colocou em prática na escola. Ela também soma ao currículo premiações pelo seu trabalho, como o Troféu Mérito Esportivo Educacional, em 2008, Troféu Mérito Esportivo, em 2011, e Troféu Mérito Esportivo Especial, em 2013. "É preciso acreditar. As mudanças estão dentro da gente", finaliza.

(Texto: Ana Carolina Vivan)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na décima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.