AS ARMADILHAS DO FRIO PARA MANTER A BOA FORMA
No inverno, o metabolismo é mais intenso para manter a temperatura do corpo. Como se perdem mais calorias para preservar o organismo aquecido, seria mais fácil emagrecer. Mas por que afinal a estação é conhecida por ser o terror de quem deseja manter o peso? Simples: "Esse menor consumo de energia não é suficiente para permitir exageros alimentares. Além disso, no inverno, temos a tendência de diminuirmos a atividade física. O resultado é o aumento de peso devido ao excesso alimentar e à diminuição do gasto calórico", alerta a coordenadora do curso de Nutrição da UCS, professora Karina Giane Mendes.

Ela também deixa algumas dicas para quem não quer fazer feio na balança ao final da estação que começa em junho. "É importante ter uma alimentação variada e colorida. Muitas vezes, deixamos de comer verduras e frutas por causa do frio, o que é contraindicado, já que nesse período precisamos de um grande aporte de vitaminas e minerais para aumentar nossa imunidade".
EM RITMO DE COPA

O verde e amarelo estarão em alta na UCS em junho. Durante os jogos do Brasil na Copa, a Universidade vai contar com telões espalhados pela Cidade Universitária. Eles ficarão localizados em três pontos: no UCS Cinema, no Centro de Convivência e no Salão de Atos do Bloco A. Além disso, televisores serão colocados nos blocos dos campi e núcleos para facilitar a torcida para Seleção - e aquela secadinha para o time adversário, é claro.

Durante os jogos do Brasil, não haverá aulas. E a liberação dos alunos ocorre meia hora antes da partida e se estende até meia hora depois do encerramento do jogo. Traga sua torcida e vista seu uniforme.

Recomenda-se também um casaco. Sabe como é: Copa em junho + UCS = grandes chances de estar frio!

Brasil x Croácia
Data: 12 de junho - quinta-feira
Horário do jogo: 17h
Liberação: 16h30

Brasil x México
Data: 17 de junho - terça-feira
Horário do jogo: 16h
Liberação: 15h30

Brasil x Camarões
Data: 23 de junho - segunda-feira
Horário do jogo: 17h
Liberação: 16h30

CASOS DE LINCHAMENTO SÃO ALERTA

Só há democracia quando existe participação. Esse foi um dos recados que o professor Paulo César Carbonari, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, deixou aos alunos do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos, durante aula aberta realizada no final de maio. Para ele, a democracia brasileira ainda precisa avançar especialmente nos aspectos que envolvem a diminuição das desigualdades sociais e a democratização dos meios de comunicação.

Ele aproveitou ainda para condenar os casos de linchamento que se destacaram negativamente pelo país. "A sociedade não é capaz de acreditar nos próprios meios de participação que ela criou", constatou ao lembrar do caso de uma mulher que foi espancada por populares na cidade de Guarujá, em São Paulo, após ser confundida com uma imagem de retrato falado. "Espero que isso sirva de alerta para as pessoas que promovem um discurso de violência, que só leva a mais violência, mais medo e destruição", finalizou.

MÍDIAS DIGITAIS

Use seu leitor de QR Code para ver mais fotos do Campus 8 da UCS e curta nossa página do Facebook.



FOI MAL

Na edição 11 da Revista UCS, na matéria A Copa é nossa (p.15), faltou a informação de que a Alemanha também foi sede do campeonato mundial de 2006.



Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.