PAISAGEM EXÓTICA

É comum passarmos pelas proximidades da Biblioteca Central, na Cidade Universitária, e nos admirarmos com a quantidade de árvores ao seu redor. Ali a espécie predominante é a Castanea sativa, popularmente conhecida como castanheira, árvore nativa da região do Cáucaso, da Península Balcânica e da Ásia Menor. Ao longo do tempo, essa castanheira foi amplamente cultivada na região do Mediterrâneo, da Europa, das Ilhas Canárias, da Ilha da Madeira e dos Açores. Aqui no Brasil é uma planta exótica, introduzida há mais de 100 anos para cultivo. Nesta época do ano, as paisagens destacam-se com a grande quantidade de folhas caídas no chão, aspecto natural, já que a árvore floresce na primavera, dá frutos no verão e perde as folhas no inverno. De acordo com o biológo Felipe Gonzatti, curador do Herbário UCS, a castanheira pode viver muito tempo e alcançar até 30m de altura.

Clique nas imagens para ampliá-las. | Fotos: Claudia Velho



Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.