MÚSICA EM DIVERSAS LÍNGUAS

No dia 14 de agosto, no UCS Teatro, a Orquestra Sinfônica apresentou, pela segunda vez, o concerto "Viaje o Mundo com a Música", uma parceria com o Programa de Línguas Estrangeiras da UCS (PLE). Essa foi a sexta edição do Programa Quinta Sinfônica na Temporada 2014 e trouxe peças do folclore de diversos países, como Japão, China, Inglaterra, Itália, Alemanha, Rússia, entre outros, cujas línguas são ensinadas no PLE. O maestro convidado foi Leandro Schaefer.

RECEPÇÃO ACÚSTICA

A Cidade Universitária ficou agitada no dia 14 de agosto, quando a banda Acústicos & Valvulados realizou show de volta às aulas, numa parceria entre DCE, UCS FM e UCS. Nem o frio espantou o público. Pelo contrário, o Centro de Convivência lotou e os acadêmicos cantaram junto com a banda sucessos como Até a Hora de Parar, O Dia D é Hoje, Remédio e Fim de Tarde Com Você. Com inspiração no bom e velho rock'n'roll, o grupo traz referências do Folk, dos anos 60 e da Jovem Guarda. A apresentação na UCS foi uma das primeiras da turnê do novo disco "Meio Doido e Vagabundo - O Fino do Rock Mendigo", que é o primeiro CD da banda lançado no iTunes. Questionados sobre o futuro, o vocalista da banda, Rafael Malenotti, respondeu: "O futuro é aqui e não sabemos o que nos reserva. Em um futuro mais distante, estamos planejando as comemorações dos nossos 25 anos. Queremos fazer tudo para ser uma celebração de sucesso".

HELENA KATZ E A DANÇA

A UCS deu início à primeira turma do curso de Tecnologia em Dança. Para celebrar a iniciativa pioneira na Serra Gaúcha, aconteceu, no dia 27 de agosto, a aula inaugural do curso, intitulada "A importância dos cursos de dança nas instituições de Ensino Superior do Brasil", com a palestrante Helena Katz, crítica de dança do jornal Estadão e professora no curso Comunicação das Artes do Corpo da PUC - SP. Helena contou que "A dança que acontece dentro da Universidade ainda dá as costas para a dança que acontece fora dos muros da academia. Ao mesmo tempo, a dança que acontece na rua também dá as costas para a dança que acontece dentro da universidade." O modelo tecnológico implantado pela UCS, na visão da pesquisadora, pode ser essa ponte de união, pois pode dar ao artista o conhecimento que ele não tem acesso fora da Universidade, ao mesmo tempo em que proporciona um espaço para que ele aperfeiçoe os conhecimentos e habilidades que já possui.

DA VINCI: ARTISTA, ENGENHEIRO OU CIENTISTA?

O evento que abriu oficialmente as atividades do 1º Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, organizado pelo Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia reuniu mais de 800 pessoas, que lotaram o UCS Teatro para entender se Leonardo da Vinci foi um artista, engenheiro ou cientista. A reflexão ficou a cargo do professor Deniol Tanaka (foto), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que, às escuras - ele mesmo pediu para que as luzes do palco fossem apagadas durante muitos, o maior gênio da história. O a palestra -, explanou sobre a vida e as obras do grande mestre reconhecido mundialmente e considerado, por palestrante apresentou imagens e referências do acerto de Leonardo e mostrou que não se deve ter medo de errar, "pois o erro nos faz descobrir soluções mais criativas e inusitadas", disse Tanaka. Ao final da palestra, ao apontar os "erros" de Leonardo, o professor alertou os estudantes para a importância da publicação de seus trabalhos como forma de divulgar e compartilhar os conhecimentos produzidos, e para a necessidade de se trabalhar em equipe a fim de alavancar melhores resultados.



Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.