Josmari Pavan | jpavan@ucs.br
Vagner Espeiorin | vaespeio@ucs.br

Como em um roteiro, chegar ao destino pretendido exige dedicação, trabalho e planejamento. Mas, antes de tudo, é necessário pensar as diretrizes que vão guiar o trajeto. É nessa perspectiva que a gestão da Universidade de Caxias do Sul trabalha. Em pouco mais de seis meses à frente da Instituição, os novos gestores avaliaram os cenários em que a UCS está inserida e traçaram as metas institucionais.

Em paralelo, o período inicial foi de implementar processos, estruturar ações e iniciar um trabalho em vista da excelência, da inovação e do desenvolvimento. Os primeiros projetos já mobilizam a comunidade acadêmica. O pensamento agora se volta para ampliar a atuação nos contextos nacional e internacional, mas sem perder o foco na sustentabilidade institucional.

Do ponto de vista da reestruturação acadêmica, seis centros foram criados com o objetivo de racionalizar a gestão. Surgiram ainda coordenadorias ligadas às Pró-reitorias universitárias com o propósito de fortalecer áreas estratégicas. Também foi criada a Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, que intensifica a postura da UCS em se alinhar à tendência de construir o conhecimento com foco nas soluções às necessidades da sociedade.

Além da reestruturação, também foram organizados os processos e os fluxos de trabalho. Comissões foram criadas para posicionar a UCS em diferentes áreas. Esses grupos de trabalho reúnem diversas representações acadêmicas que criam um diálogo com a comunidade. Parcerias também marcaram esse primeiro semestre de gestão, como a aproximação com a CIC e o desenvolvimento de cursos destinados à atualização de pessoas que integram o setor produtivo. O programa UCS Sênior veio para renovar a Universidade da Terceira Idade. E o Núcleo de Ensino a Distância também redimensionou seus processos e estratégias. Veja outras ações nesses primeiros seis meses de gestão:

  • Excelência, inovação e desenvolvimento (fins)
  • Inserção social nos contextos nacional e internacional (abrangência)
  • Sustentabilidade institucional (meios)

Reitor Evaldo Antonio Kuiava com os diretores de Centros de Ensino

Uma nova estrutura

Com foco na otimização da gestão e pensando na agilidade da estrutura administrativa, a UCS passou a contar com seis Centros de Ensino: Centro de Artes e Arquitetura (CEAA); Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET); Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE); Centro de Ciências Jurídicas (CCJU); Centro de Ciências Sociais (CCSO). A reestruturação se volta para o ensino, a pesquisa e a extensão, e demonstra a atenção às demandas da sociedade, principalmente no que diz respeito ao avanço atual da ciência e da tecnologia, às políticas educacionais e às transformações sociais.

Dentro das Pró-reitorias, foram criadas oito coordenadorias de área, com o objetivo de fortalecer os pontos estratégicos para a Universidade. São elas: Coordenadoria de Pesquisa; Coordenadoria de Extensão; Coordenadoria de Projetos; Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu; Coordenadoria Pedagógica; Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu; Coordenadoria de Programação Acadêmica; Coordenadoria de Serviços.

Ainda em relação à estrutura organizacional, mas mais pontualmente à gestão interna, a Reitoria deu origem ao cargo de Coordenador Administrativo de Centro. A nova função facilitou a solução das necessidades e problemas administrativos dos centros acadêmicos, permitindo um controle orçamentário eficaz, um dimensionamento adequado do quadro de funcionários e uma otimização da manutenção e da utilização dos prédios e equipamentos.

Diretor Administrativo Financeiro Cesar Augusto Bernardi, ao centro, com a equipe de Cooordenadores Administrativos de Centros e Coordenador do Ambulatório Central

PADRONIZAÇÕES NO LATO SENSU E MAIS OPÇÕES NO STRICTO SENSU

Como forma de padronizar as ações que envolvem as especializações e MBAs, a Universidade desenvolveu o Manual de Procedimento para Especializações Lato Sensu. O documento compila as informações sobre fluxo e processos de formulação e condução dos cursos. O projeto foi instituído por resolução e busca guiar, especialmente, os coordenadores de cursos em relação às ações que devem ser feitas para o encaminhamento da especialização.

Em mestrados e doutorados, a UCS obteve ótimos indicadores para os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com isso, a Universidade encaminhou a criação de novos cursos de mestrado e doutorado. A expectativa é que a resposta da Capes venha ainda em 2014 e que a Universidade possa oferecer três novas opções de doutorado e dois novos cursos de mestrado já no ano que vem.

Escola de tempo integral

Por meio de uma parceria entre a UCS e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, cerca de 130 crianças residentes no Loteamento Campos da Serra passaram a utilizar um espaço cedido pela Universidade à Escola Integral Governador Leonel Brizola (a quarta escola de tempo integral implantada pelo município e que está em construção). A parceria tem ainda um objetivo acadêmico, uma vez que o Centro de Ciências Humanas e da Educação, com seus professores, desenvolverá atividades junto à instituição de ensino. Coube à UCS, no primeiro momento em que a Cidade Universitária recebeu os alunos do ensino fundamental, pensar em projetos para a Escola e apresentar iniciativas a serem desenvolvidas.

Reitor Evaldo Antonio Kuiava com a comissão que está elaborando o novo Projeto Pedagógico Institucional

Comissões em ação

Como forma de aglutinar ideias e de manter o diálogo com a comunidade acadêmica, foram criadas comissões para atuar em pontos estratégicos da Universidade. Em agosto de 2014, por exemplo, foi designada uma Comissão, formada por membros indicados pelo Consuni e pela Reitoria, para elaborar a proposta de um novo Projeto Pedagógico Institucional. A principal meta do grupo é atualizar o conteúdo do atual plano seguido pela Instituição, acrescentando novas práticas alinhadas às diretrizes da UCS. Os membros estudaram as Portarias Normativas do Ministério da Educação (MEC) que tratam do tema e planos pedagógicos de instituições de outros países. A fase atual dos trabalhos contempla a divisão da Comissão em grupos, que fará análise do conteúdo por afinidade de áreas.

Já a Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO) conta com o Comitê de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, que se reúne mensalmente junto às unidades acadêmicas (campi e centros). O trabalho desenvolvido pelo grupo passa por disponibilizar informações gerenciais para apoiar na gestão das unidades, no monitoramento da peça orçamentária e de indicadores, institucionalizar a metodologia de planejamento, orçamento e avaliação e realizar estudos com base nos objetivos institucionais.

Uma comissão está elaborando o Plano de Comunicação Institucional, que passará a guiar todas as ações de comunicação e busca aprimorar os processos internos e o relacionamentos com os públicos de interesse. Acompanhando o novo posicionamento institucional, a marca da UCS foi modernizada com a substituição da sua fonte tipográfica, numa composição harmoniosa em sintonia com o design contemporâneo.

Em outro ponto importante para a Instituição, foi designada pela Reitoria uma comissão incumbida de propor um novo Estatuto e Regimento da Universidade. A Comissão, composta por representantes indicados pelo Consuni e pela Reitoria, reúne-se mensalmente, desde agosto, para fazer as adequações em face das alterações de estrutura (extinção de departamentos, por exemplo) e orientações legais, além de propor algumas alterações para atualizar e dinamizar os processos institucionais. Depois de concluída, a proposta elaborada deverá ser avaliada pelo Consuni e pelo Conselho Diretor da FUCS.

Reconhecimento

No início de dezembro, a UCS foi reconhecida como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), pelo Ministério da Educação. O novo status jurídico autoriza a participação da Universidade na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, além de permitir firmar convênios com o governo sem intermediários, como prefeituras e governo do Estado.

Internacionalização como meta

Em vista da inserção social nos contextos nacional e internacional, a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (Arint) passou a ser estratégica para a Universidade. Por meio dela, são realizadas as ações relacionadas ao âmbito da cooperação institucional, priorizando as parcerias internacionais. Por estimular a mobilidade de professores, pesquisadores e alunos, a Arint tem papel indispensável para a troca de conhecimento entre a UCS e demais atividades de pesquisa feitas ao redor do mundo. Essa interação se torna importante na medida em que os próprios Programas de Pós-graduação se qualificam com a internacionalização. Outra vantagem do processo de interação internacional é a possibilidade de se criarem cursos de dupla titulação, em que o aluno ou professor podem obter diplomas válidos no Brasil e também no país da instituição que é parceiro na oferta do curso.

Novo perfil editorial

Desde agosto, a EDUCS conta com um Conselho Editorial reformulado. Cabe aos conselheiros pronunciarem-se sobre a política editorial e recomendar ou não a publicação dos trabalhos submetidos à apreciação. Entre as ações já realizadas, estão a aproximação com os editores das revistas científicas da Universidade e com os coordenadores dos Programas de Pós-graduação. A editora trabalha ainda no retorno da "Revista Chronos", publicação com artigos de professores da Universidade que permite acompanhar a concepção educativa da própria instituição.

Recentemente, a editora publicou a obra "Manual de Ética - Questões de Ética Teórica e Aplicada", que é destinada à apresentação dos subsídios oferecidos pela cultura filosófica para orientação de decisões e condutas do cotidiano. O livro foi organizado dentro do Programa de Pós-graduação em Filosofia pelo seu coordenador, professor João Carlos Brum Torres, e conta com a colaboração de 37 especialistas vinculados a 20 instituições universitárias. A UCS é a responsável pelo projeto.

DAS LICENCIATURAS AO EAD

A reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas passa a vigorar a partir do primeiro semestre de 2015. As mudanças de revitalização aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão buscam valorizar quatro pontos estratégicos: a flexibilidade, a interdisciplinariedade, a pesquisa como componente curricular e o princípio educativo. Com as alterações, os alunos terão a possibilidade de ampliar o crescimento profissional, por meio de disciplinas que valorizem a tomada de decisão dos alunos e contribuam para a formação específica e geral do próprio estudante.

Outra novidade fica por conta do Ensino a Distância. A partir do Vestibular de Verão 2015, os cursos nessa modalidade passam a ser oferecidos em todos os setes polos da Universidade. A readequação envolve ainda o fluxo administrativo. Por meio do Núcleo de Educação a Distância, foi intensificado o apoio ao desenvolvimento de novos cursos na modalidade, assim com a logística da aplicação de prova.

Foco na inovação

A Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (PIDT) atende ao propósito de incentivar, acelerar e ampliar a pesquisa aplicada da Instituição, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento colaborativo de projetos, resultando em melhorias na sociedade ou na competitividade das empresas.

Uma das ações prioritárias desenvolvida pela PIDT foi a regularização do TecnoUCS quanto ao seu recredenciamento na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SCIT) e na Associação de Parques e Incubadores Tecnológicas (Anprotec). O projeto conta com a implantação de um parque multicampi, incluindo Caxias do Sul, Bento Gonçalves e o Vale do Caí, com áreas em São Sebastião do Caí e em Bom Princípio, respeitando as características de cada região.

Em Bom Princípio, por exemplo, o Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC) está vinculado à Pró-reitoria e dedica-se a promover a inovação e o desenvolvimento com base na pesquisa de materiais cerâmicos e compósitos. Ele foi criado como resposta a uma demanda regional, levantada em consulta popular do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí, por ações voltadas para a inovação e o desenvolvimento na área de materiais cerâmicos.Recentemente, o IMC foi reconhecido pelo INMETRO como uma instituição com liderança nacional em sua área de atuação em termos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos, com grande potencial para o desenvolvimento de projetos em cooperação com empresas.

Reitor Evaldo Antonio Kuiava com a equipe do Programa UCS Sênior

Extensão: a UCS próxima da comunidade

Destinado ao público com mais de 50 anos, o Programa UCS Sênior veio para renovar a bem-sucedida Universidade da Terceira Idade. A ideia, agora, é fortalecer as ações de interação dos alunos do programa e atingir pessoas que desejam aproveitar a maturidade para empreender novos projetos, descobrir novas habilidades e prazeres, conquistar espaço e autonomia para viver de forma plena e feliz.

Ainda como forma de levar o conhecimento para diferentes públicos e espaços, a UCS, por meio da ofertas de Cursos de Extensão, firmou parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. A partir das demandas do setor empresarial, as entidades buscam oportunizar à comunidade e aos associados opções para aperfeiçoar as competências dos participantes e também desenvolver novas habilidades. O primeiro projeto conjunto trata de "Gestão Empresarial" e estabelece um diálogo mais forte entre o setor produtivo e a academia.

Capa do CD da Osucs

No aspecto cultural, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) comemorou, em 2014, 13 anos e realizou a gravação de seu primeiro CD. O álbum é um registro fonográfico do trabalho da Osucs, que é formada por 41 músicos, sob regência do Maestro Manfredo Schmiedt.

O deSeNvoLvImeNto coLAboRAtIvo de PRojetoS, ReSULtANdo em meLhoRIAS NA comPetItIvIdAde dAS emPReSAS é UmA dAS AçÕeS dA PRÓ-ReItoRIA de INovAçÃo e deSeNvoLvImeNto tecNoLÓGIco


Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima quinta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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