Coordenador Enor Tonolli; pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; presidente da FUCS, Ambrósio Bonalume; reitor Evaldo Kuiava; governador José Ivo Sartori; vice-prefeito Antônio Feldmann; e vereador Guilla Sebben: interação entre universidade, poder público e setor empresarial em busca de soluções inovadoras.

TECNOUCS: IMPULSO AO DESENVOLVIMENTO

PARQUE DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONSOLIDA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL COMO INDUTORA DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

A vocação de indutora do desenvolvimento regional da Universidade de Caxias do Sul, firmada desde sua fundação, em 1967, chega à atualidade consolidada na criação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS). O complexo tem a finalidade de promover o avanço da inovação e do empreendedorismo, visando ao desenvolvimento econômico e social, criando uma nova matriz de produção e sustentabilidade.

Ao concentrar a expertise da universidade em pesquisa e inovação, o TecnoUCS assume a responsabilidade pelo fluxo de conhecimento e tecnologia voltado para a geração de ideias inovadoras, com aplicação dirigida tanto para a solução de problemas das empresas constituídas como para a criação de produtos ou processos com potencial de se tornarem empreendimentos competitivos e rentáveis.

"O TecnoUCS acompanha as tendências mundiais de interação entre universidades, o poder público e o setor empresarial na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável", sintetizou o reitor Evaldo Kuiava na solenidade inaugural, ocorrida em dezembro, no Bloco 57 do Campus-Sede - onde estão instalados os primeiros Espaços de Inovação do parque. "Sua base de sustentação está na atuação dos pesquisadores que, desde 1970, vêm construindo uma rede de pesquisa e inovação em áreas estratégicas", complementou.

APOIO DO ESTADO - Apontando a ciência e a tecnologia como "as novas moedas da economia", o governador José Ivo Sartori ressaltou o programa de apoio aos parques tecnológicos do governo do Estado: "Temos o papel de sermos articuladores e ajudarmos a universidade e as empresas. A UCS fez até hoje um trabalho muito importante no planejamento dos municípios e no desenvolvimento da região. Com o TecnoUCS, teremos uma nova cadeia de produtividade e sustentabilidade".

Na inauguração também foi apresentado o projeto das futuras instalações da unidade de Caxias do Sul do TecnoUCS, que ocupará uma área próxima ao Instituto de Biotecnologia e à Incubadora Tecnológica do Campus-Sede.

Estrutura
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação integra um ecossistema de conhecimento, empreendedorismo e inovação composto por:
- 18 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento
- 14 Núcleos de Pesquisa;
- uma rede de 92 laboratórios com atuação em diferentes áreas de conhecimento;
- três unidades, com incubadoras tecnológicas, sediadas em Caxias do Sul (Campus-Sede), Bento Gonçalves (em implantação), e Vale do Caí (onde também está instalado o Instituto de Materiais Cerâmicos, em Bom Princípio).





Revista UCS - É uma publicação bimestral da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima nona edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.