Carreira
A ubiquidade e o profissional

O acesso à informática e à informação está cada vez mais fácil. Há pouco mais de 10 anos, a vida moderna estava relacionada apenas a um computador para os trabalhos escolares, para acesso a algumas páginas da internet e a um telefone celular para fazer e receber ligações e enviar mensagens de texto. Hoje, o dia a dia está diretamente ligado à tecnologia digital. O computador pessoal deu espaço a notebooks e tablets. O celular já não faz somente ligações, mas acessa a internet, tem diversos aplicativos que auxiliam no acesso a sites, canais de música e televisão, entre outras facilidades. Estamos na era da ubiquidade, pois a informática e as tecnologias estão presentes em todos os lugares. Sabe aquele site que você acessa pelo celular ou tablet? Para que ele exista, é necessário um profissional da área de informática para desenvolvê-lo. Marcos Daniel Petry, 29 anos, é um deles! Egresso do curso de Ciência da Computação da UCS, ele trabalha na Globo.com, portal de internet com notícias, entretenimento, esportes, tecnologia e canais de vídeo.

Sua trajetória na área começou cedo. Aos 17 anos ele ministrava cursos básicos de informática. Em seguida, trabalhou na UCS como técnico de laboratório de informática e logo após passou a atuar como programador no Núcleo de Processamento de Dados, época na qual trabalhou como um dos desenvolvedores do gerenciador de conteúdo (o Sistema de Avaliação) do site da Instituição. Na Globo.com, Petry atua como desenvolvedor de software. "A web é o foco da empresa; mesmo assim, é necessário criar muita coisa que não seja especificamente para a internet para dar suporte aos portais da empresa", explica. O ex-aluno cita alguns trabalhos que desenvolveu na empresa onde atua: "Trabalho na área de plataformas. Tenho uma participação direta com vários portais. Alguns projetos que tiveram a minha participação foram as Páginas de Atletas, esportes do portal Globoesportes e Ego, o portal de famosos." Na UCS, além do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, a área de Informática compreende mais quatro cursos: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Tecnologias Digitais.

Ciência da Computação

O profissional da Ciência da Computação atua em organizações públicas e privadas, empresas de consultoria e assessoria em projeto, análise e programação de sistemas de computação, setores de tecnologia da informação e em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. É responsável por analisar, projetar e implementar sistemas de computação aplicados aos mais diversos domínios de conhecimento, fornecer suporte tecnológico na utilização de sistemas e programas já existentes e realizar pesquisas na área da computação.



Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Faça download da Revista.