Ensino

Vivemos em tempos dinâmicos em que o virtual e o presencial confundem-se dentro das diferentes culturas, desenhando-se novas perspectivas, que, antes do desenvolvimento das tecnologias digitais, eram impensáveis. E os atores dessa realidade são convocados à reinvenção, inclusive, das maneiras de como se ensina e se aprende.

É nesse cenário que uma modalidade de educação, em especial, vem confirmando-se cada vez mais como uma alternativa e uma tendência: a educação a distância. A característica principal dessa modalidade é a mudança na concepção de tempo e de espaço para aprendizagem. O professor, como responsável por suas "aulas", promove, constantemente, o contato com os estudantes e entre eles, por meio das atividades planejadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Engana-se, no entanto, quem pensa que essa flexibilidade é sinônimo de menos exigência. Essa é uma opinião compartilhada entre professores e estudantes que integram a Educação a Distância da UCS - Ea- DUCS e que creditam à modalidade o desenvolvimento de autodisciplina, autonomia e responsabilidade do estudante, além do aprimoramento dos processos pedagógicos planejados pelo professor.

O aluno que ingressa na UCS, na modalidade EaD, recebe todas as orientações necessárias para o estudo. As atividades acadêmicas estão concentradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem que, além das aulas, também é um espaço de interação entre estudantes, professores e técnicos de apoio. O estudante conta, ainda, com o polo de Educação a Distância, com completa infraestrutura e técnico de apoio presencial. É nesse local que são realizadas as avaliações presenciais. A UCS possui atualmente nove polos EaD, aos quais os alunos matriculados estão vinculados: Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Vacaria, Veranópolis e Porto Alegre. O primeiro curso a distância oferecido na UCS foi o de Licenciatura em Pedagogia, que iniciou suas atividades em 2004, e, na avaliação do MEC, em 2012, obteve conceito máximo 5 (o conceito é de 1 a 5). A novidade, neste semestre, é a implantação do curso de Biblioteconomia. Hoje, são dez cursos de graduação (entre bacharelado, licenciatura e tecnologia), um do Programa Especial de Formação Pedagógica e quatro de pós-graduação lato sensu. Somente na graduação, mais de mil estudantes já concluíram seus cursos no EaDUCS. Além disso, os cursos presenciais reconhecidos da Universidade, segundo a legislação vigente, podem viabilizar até 20% da carga horária na modalidade EaD. O atendimento a essa legislação está sendo gradativo. Por exemplo, as disciplinas de núcleo comum, como Ética, Universidade e Sociedade, de cursos presenciais, já são ministradas na modalidade EaD. Ainda, há aproximadamente 30 disciplinas de cursos presenciais sendo ministradas na modalidade semipresencial.

Adaptação ao
estilo do aluno

Segundo estatísticas da Assessoria da EaDUCS, o perfil do aluno da Universidade nessa modalidade é de um estudante trabalhador, alcançando um índice de 98%. Isso significa que na EaD o estudante tem maior facilidade para conciliar as atividades de estudo com a agenda profissional. É o caso de Rogério Décio Gauss Neto, 55 anos, de Porto Alegre, que atua como supervisor de vendas, coordenando uma equipe de representantes. Ele trabalha nessa área há 28 anos e encontrou no curso de Tecnologia em Marketing, uma oportunidade de formação acadêmica adequada ao seu estilo de vida. "Destaco a modalidade EaD como a possibilidade da conclusão de um curso superior conforme a disponibilidade de tempo, independentemente da minha localização, pois o meu trabalho requer viagens constantes dentro e fora do Rio Grande do Sul", conta. Da mesma forma, a adaptação do curso à realidade profissional foi um fator relevante de escolha pela modalidade EaD, destacado por Liliam Geanni Pazinatto, 33 anos. Apaixonada pela educação, ela cursa Pedagogia desde o início de 2012. "Essa modalidade foi fundamental para que eu pudesse ajustar a rotina agitada de mãe de três filhos e de professora do Ensino Fundamental", enfatiza.

Do mesmo curso, Vanderlei Ricardo Guerra, 45 anos, acabou partindo para o Mestrado em Educação, iniciado em 2012. "Fazer Pedagogia EaD, na UCS, foi uma grande oportunidade de estudar de acordo com as minhas possibilidades de tempo e espaço, respeitando a minha individualidade e capacidade cognitiva", relata. O professor, que leciona na Escola de Ensino Profissionalizante Senai Nilo Peçanha, em Caxias do Sul, encontrou, no conhecimento adquirido no curso, ferramentas para a prática do ensino de Mecânica para adolescentes. "Atualmente, observo meus alunos com novo olhar, pois a dimensão humana e social abordadas no curso, aliadas aos aspectos de vivências de campo, oportunizadas por quatro estágios, proporcionaram-me uma compreensão de diferentes realidades no âmbito da educação", avalia. Esses três profissionais dividem a mesma opinião em relação à aprendizagem da modalidade EaD. "Essa é uma modalidade em que o estudante desenvolve um método próprio e solitário de estudos, devendo ser persistente e organizado", salienta Rogério. "O EaD faz o aluno crescer junto com as inovações que a educação a distância proporciona. Aprendemos a estudar e a gostar de estudar. Essa modalidade faz com que seus alunos leiam muito e tenham a pesquisa como uma grande aliada na caminhada universitária", afirma Liliam. Para Vanderlei, "a EaD da UCS é uma forma de ensino muito séria e com qualidade em suas ações; que impõe naturalmente uma postura de comprometimento, tanto pela Instituição através de seus profissionais, quanto pelo aluno em busca do conhecimento".

Cursos da EaDUCS
Graduação
  • Biblioteconomia
  • Licenciatura em Pedagogia
  • Tecnologia em Gestão Comercial
  • Tecnologia em Gestão Financeira
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
  • Tecnologia em Logística
  • Tecnologia em Marketing
  • Tecnologia em Processos Gerenciais
  • Tecnologia em Processos Gerenciais - Micro e Pequenas Empresas
  • Programa Especial de Formação Pedagógica
  • Curso Superior de Formação Específica de Gestão de Supermercados
Pós-graduação
  • Especialização em Direito Previdenciário UCS/Esmafe
  • Especialização em Direito Tributário em Questão UCS/Esmafe
  • Especialização em Psicopedagogia
  • Especialização em Tecnologia na Educação
Saiba mais

Educação a Distância
Assessoria EaDUCS, Centro de Convivência - Sala 101/102
Cidade Universitária - Caxias do Sul
Telefones: (54) 3218-2724 e 0800-5411166, E-mail: eaducs@ucs.br

Fotos: Daniela Schiavo - Ilustração: Adriano Oliveski/EaDUCS/Divulgação

A palavra dos especialistas

"A Educação a Distância vem sendo implementada na UCS com uma política que está em consonância com as tendências atuais em educação no Brasil e no mundo. Essas tendências levam o estudante a ser protagonista na construção do seu conhecimento, o que só é possível quando o educador assume, com competência e segurança, seu papel como mediador dessa construção. Para tanto, é imprescindível acompanhar a evolução dos processos pedagógicos apoiados por recursos tecnológicos disponíveis, ao invés de evitar a sua utilização."
Professora Laurete Zanol Sauer, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e coordenadora da Assessoria EaDUCS.

"A Educação a Distância transforma a experiência de ensinar. Ao se preparar para essa modalidade de ensino, o professor desenvolve novas habilidades e aprimora sua didática. No ambiente virtual, o docente não está na frente do aluno e, dessa forma, não tem como supor a apreensão do conteúdo. Por isso ele precisa investir em planejamento e dedicar-se, principalmente, à atividade escrita que é um importante canal de comunicação com o aluno."
Professora Eliana Rela, do Programa de Formação para Professores e integrante da equipe gestora da Assessoria EaDUCS.

"A Educação a Distância é uma modalidade que nada tem de diferente em relação à proposta e a qualidade de ensino de um curso presencial. A implantação de um curso, nessa modalidade, segue os mesmos trâmites de um curso presencial, o coordenador para as duas modalidades pode ser o mesmo, da mesma forma como os professores. Prova disso é que o formulário de avaliação do MEC é o mesmo para ambas as modalidades. A Educação a Distância tem o encantamento da tecnologia, e o processo de aprendizagem é muito mais visível, pois todas as ações, tanto do aluno como do professor ficam registradas."
Professora Isolda Giani de Lima, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e integrante da equipe gestora da Assessoria EaDUCS.



Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Faça download da Revista.