Professor/Pesquisador
Estímulo às descobertas

Durante a infância, quando cursava os primeiros anos do antigo Ensino Fundamental e caminhava pelos corredores do Colégio Sacré Coeur de Marie, em Caxias do Sul, Vania Beatriz Merlotti Herédia não imaginava que décadas mais tarde voltaria para o mesmo prédio na condição de professora, pesquisadora e coordenadora do curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade de Caxias do Sul. À época, ela vestia sua jardineira azul-marinho e camisa branca, cobertas por um avental de algodão com listras azuis e brancas e carregava na mochila cadernos e sua coleção de lápis. Hoje, nesse mesmo prédio, localiza-se o Bloco A, onde funciona a Reitoria da UCS. É nessa Instituição que Vania passa a maior parte do seu tempo dedicandose à pesquisa e às aulas em cursos de graduação, de especialização e de Programas de Pós-graduação.

Graduada em Filosofia pela UCS e Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela PUC/RS, a professora tem em seu currículo profissional 39 anos de docência no Ensino Superior, 30 deles dedicados à pesquisa de forma concomitante. Nesse período, ela desenvolve pesquisas em diferentes áreas temáticas como migrações históricas, envelhecimento populacional e políticas públicas, trabalho e políticas sociais, dentre outras. Vania credita à congregação mantenedora do Sacré Coeur, o início do seu interesse pela pesquisa. "As irmãs estimulavam a busca pelo conhecimento. Uma hora por dia a gente ia até a biblioteca e pesquisava conteúdos vinculados às diversas disciplinas daquele ano letivo."

Vida à pesquisa

A motivação para pesquisar iniciou anos mais tarde, no Ensino Médio, durante as aulas de Filosofia, na Escola Estadual Cristóvão de Mendoza. "Tinha uma professora de Filosofia que criava muitas dúvidas na forma de expor o que acontecia no mundo. Achei que isso poderia ser um incentivo para Estímulo permanente para novas pesquisas faz parte do cotidiano da professora Vania Estímulo às descobertas adquirir um pouco de cultura", relata a professora que, muito antes de entrar para o Ensino Superior, já conhecia autores como Simone de Beauvoir e Jean- Paul Sartre.

A dedicação sempre esteve presente na vida de Vania, que buscou no Mestrado em Filosofia, realizado na PUC/RS entre 1974 e 1978, instrumentos para pesquisa. Esse era apenas o começo de uma trajetória de estudos. "Eu queria fazer pesquisa, então resolvi fazer a graduação em Ciências Sociais. Meus colegas me perguntavam por que não fiz um doutorado em Sociologia; eles não entendiam que eu queria me instrumentalizar", conta. Com uma forte bagagem profissional, a Itália foi o destino para mais um importante passo na vida acadêmica: a realização do doutorado em História das Américas na Università degli Studi di Padova, na Itália, com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1988. "Fui com marido e filhos. Estudei, durante quatro anos, a origem da mão de obra de Caxias do Sul", lembra.

(Texto: Wagner Júnior de Oliveira)

Motivação constante

Vania, com diversos livros e artigos publicados, revela não ter perdido a motivação. Prova disso são as pesquisas voltadas às migrações contemporâneas, movimento gerado pela mobilidade social, na qual as pessoas buscam melhores condições de vida continuamente. Sua próxima pesquisa buscará compreender o fluxo migratório de jovens senegaleses em Caxias do Sul. "Entender o que está acontecendo quando chegam pode nos ajudar a prospectar os benefícios que esse tipo de movimento trará para a cidade, já que a comunidade senegalês é formada, em sua maioria, por jovens", comenta. Com dois pós-doutorados no currículo, Vania explica que esse é um movimento antigo, pois o ser humano sempre buscou condições de subsistência. "As pesquisas mostram que os fluxos migratórios continuam e trazem características interessantes, que dizem respeito à própria contemporaneidade", complementa.



Revista UCS - Publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na terceira edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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