Destaques
Estudo das células

O desenvolvimento de pesquisas experimentais de base, com a utilização de células, está ocorrendo no Laboratório de Genômica, Proteômica e Reparos de DNA, instalado no Instituto de Biotecnologia do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, no Bloco 57, na Cidade Universitária.

Desde 2010, o laboratório, coordenado pelos professores João Antonio Pêgas Henriques e Mariana Roesch Ely, trabalha em pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e conta ainda com a participação de bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Nutrição.

São dois laboratórios equipados para a geração de pesquisas com cultivo celular in vitro de células primárias e secundárias, em que são realizados testes de citotoxicidade, avaliação de danos de DNA e expressão diferenciada de proteínas frente à exposição de substâncias isoladas ou extratos oriundos de produtos naturais. O laboratório também produz pesquisas com tecidos humanos e já iniciou, com sucesso, o isolamento de células-tronco. Outra linha de pesquisa em desenvolvimento está voltada para a avaliação da toxicidade genética de nanopartículas, utilizando mexilhões como organismos biomonitores.

Fazem parte desse laboratório instrumentos modernos para medição de alterações em padrões gênicos e proteicos e avaliação de rotas metabólicas que possam estar alteradas perante a exposição celular a diferentes drogas ou ao desenvolvimento de patologias.

Algumas pesquisas são desenvolvidas em parceria com universidades como a USP, UFRGS, a Federal de Pelotas, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe e a Federal do Ceará, além de cooperações internacionais com a Alemanha (Ruprech-Karls-Universität Heidelberg) e com a França (Université Paris Sud-XI).

Detalhes

No dia 27 de agosto, cidades da Serra gaúcha amanheceram cobertas de neve. O espetáculo também foi registrado pela fotógrafa Daniela Schiavo na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, que recebeu os estudantes com belos cenários como o da foto ao lado, no Centro Cívico.

O último registro de precipitação de neve com tanta intensidade foi em 1994.



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.