Professor/Pesquisador
Foco no meio ambiente

A expressão "a educação vem do berço" faz parte literalmente da trajetória da engenheira química, professora Suzana Maria De Conto, 52 anos. Na infância, ainda em Jacarezinho, no Município de Encantado (RS), a caçula de 12 irmãos aprendeu com a sua mãe, Rosina Francisca Pretto De Conto, que "se o dispositivo de acondicionamento de resíduos (lixeiras) não estava disponível nas vias públicas, eu deveria considerar a bolsa ou o bolso de minha roupa o local para colocar o que eu precisava descartar", conta a doutora em Educação.

O entusiasmo pela área de Química iniciou no Ensino Médio (em 1975 veio morar em Caxias do Sul) e a iniciação na pesquisa no curso de Engenharia Química, na UCS, em 1979. "Já no início do curso gostei de pesquisar. Participava de palestras e congressos, buscava conciliar os estudos com a pesquisa e com a extensão. Minhas primeiras publicações começam na graduação", lembra. O interesse pela área ambiental surgiu nos estágios do curso. "Eu observava os problemas nas empresas em relação ao meio ambiente. Resíduos sólidos e líquidos muitas vezes sendo dispostos de forma desordenada em qualquer lugar. Procurei me aprimorar na área ambiental."

Interação com a comunidade

O envolvimento com as atividades de extensão, principalmente relacionadas à disseminação de informações para a sociedade sobre os problemas ambientais ocasionados pela disposição inadequada de resíduos sólidos em Caxias do Sul, fez com que se dedicasse ao estudo sobre a remediação do Vazadouro de São Giácomo, lixão existente na cidade entre 1988 a fevereiro de 1991. Para ela, "um cientista social, além de produzir conhecimento relevante para a sociedade, pode interagir de forma direta com a comunidade na qual ele está inserido. A remediação do Vazadouro de São Giácomo inicia com uma ação do Poder Público Municipal. Caxias do Sul foi um dos municípios pioneiros no País na remediação de áreas degradadas pela disposição inadequada de resíduos sólidos. Juntas, a UCS e a Prefeitura buscaram avaliar propostas de empresas do Brasil para o projeto e operação do sistema de remediação". Durante seis anos, a Universidade atuou no monitoramento do sistema e acompanhou as etapas de forma sistemática. "Como resultado importante desse processo para a academia, destacam-se as pesquisas realizadas, as publicações, a capacitação de professores e bolsistas no tratamento de resíduos", enfatiza.

Resíduos Sólidos

Sua curiosidade sempre foi em resíduos sólidos. Mas, "embasado por um problema social e não apenas ambiental. No Brasil enfrentamos sérios problemas com a disposição inadequada desses resíduos. As fontes geradoras que estudei foram relacionadas às residências, à indústria, aos serviços de saúde, às instituições de Ensino Superior".

A partir de 2001, os estudos de Suzana se direcionam aos empreendimentos turísticos, isto é, meios de hospedagem, eventos, festas gastronômicas, agências de viagem, roteiros turísticos, transportes e educação ambiental. "Na verdade, o que muda é a origem do problema, a fonte geradora de resíduos. Busco entender sobre as diferentes variáveis que se inter-relacionam e que precisam ser identificadas para melhor construir os planos de gerenciamento para cada situação."

Docente na UCS desde 1987, Suzana atua nos cursos de Engenharia e nos programas de pós-graduação em Turismo e em Engenharia e Ciências Ambientais. Na pesquisa, concentra- se agora na "Gestão de resíduos sólidos em aeroportos: da produção do conhecimento às práticas ambientais", com o apoio do CNPq e com a colaboração de pesquisadores da Unisinos e Universidade Nove de Julho (São Paulo). "Nessa pesquisa, estudo sobre a sustentabilidade no transporte aéreo e em meios de hospedagem. Dois assuntos que temos ainda muito a desenvolver em pesquisas ambientais."

Novos voos

Para o futuro, Suzana pretende alcançar novos voos, o de "ser eternamente estudante! Procurar novos desafios e que sejam lacunas em nossa sociedade". Já para os estudantes que pretendem ser pesquisadores, Suzana enfatiza: "Na concepção de um projeto, deve-se refletir: no processo de produção do conhecimento sob minha responsabilidade, ou corresponsabilidade, os impactos ambientais são controlados? Qual a relevância de minha pesquisa (social, histórica, econômica e ambiental)?", conclui.

(Texto: Cristina Boff, Foto: Daniela Schiavo)



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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