Gestão Empresarial
Negócios além da sala de aula

UCS e Sebrae são parceiros em programa que auxilia na organização de microempresas. Acadêmicos, que atuam como agentes, colocam em prática o aprendizado em sala de aula, e microempresários fortalecem seu próprio negócio.

Uma dificuldade em organizar a empresa fez com que Alaercio José Lourenço da Luz, 41 anos, procurasse o programa Negócio a Negócio. Ele é um dos microempresários atendidos pelo programa neste ano de 2013. Dono da distribuidora de frutas e verduras Asid, no Bairro Fátima, em Caxias do Sul, Alaercio tem 10 funcionários - entre eles, a esposa e a filha.

Antes da primeira visita dos agentes de orientação empresarial do Negócio a Negócio, o empresário não utilizava tabelas. Para ele, o lucro já era suficiente para suprir as necessidades da empre- Fotos: Daniela Schiavo sa. Hoje, após a terceira visita, Alaercio já percebe que há produtos que precisam ser trabalhados com uma margem menor de lucro. Melhorias, como controle financeiro, planejamento e processo de produção e qualidade, também foram trabalhadas. "Como a empresa é pequena, nunca fizemos esse tipo de controle. Hoje temos planilhas de controle de estoque e controle de gastos", conta.

A criação de metas também faz parte da nova rotina da empresa. Se antes as ações não eram planejadas, agora elas são pensadas, e o trabalho fica ainda mais fácil de ser executado. "Dentro da empresa não conseguíamos ver o problema que estava na nossa frente. Eles (os agentes) chegaram com outro olhar e conseguiram mudar alguns aspectos internos", completa.

Acadêmico de Administração, Daniel Gomes, 30 anos, atendeu a empresa de Alaercio. Para o estudante, as atividades no programa - que ele integra há quatro anos - permitem implementar o que aprende em sala de aula e possibilitam a observação da realidade administrativa das empresas. No atendimento à distribuidora do Bairro Fátima, Daniel focou no aspecto financeiro. "O que ele tinha com mais déficit era a organização administrativa e financeira. Dei dicas essenciais para alavancar o negócio e incentivei para que trabalhasse com a criatividade para moldar a ideia do projeto no próprio negócio", destaca.

Mais de 10 mil atendimentos

Com 40 agentes de orientação empresarial da UCS, o projeto Negócio a Negócio já atendeu, neste ano, 112 cidades da Serra gaúcha, do Litoral Norte e do Vale do Taquari e Rio Pardo. O número de empresas atendidas ultrapassou 10 mil em 2013.

Coordenado pelo professor João Vicente Franco de Godolphim, o projeto trabalha questões como gestão administrativa, marketing, gestão de pessoas e contato com o cliente. Para Godolphim, há dois grandes aprendizados.

"No lado acadêmico, os agentes colocam em prática o que aprenderam em sala de aula. Pessoalmente, eles aprendem a lidar com situações difíceis e ainda trabalham com a argumentação", explica.

Aprendizado na prática

Os agentes do Negócio a Negócio passam por um treinamento interno e também recebem orientação do Sebrae. A participação dos alunos ainda agrega conhecimento para a carreira acadêmica. No grupo, encontram-se estudantes de variados cursos, como Administração, História e Comunicação Social.

A acadêmica de Relações Públicas, Ohana de Almeida, 22 anos, é uma das agentes de orientação empresarial. Assuntos até então um pouco distantes da jovem, como as ferramentas de gestão administrativa, marketing, gestão de pessoas e o contato direto com os clientes, passaram a fazer parte do dia a dia da aluna. Porém, a maior lição de Ohana foi aprender a lidar com diferentes situações. "Precisamos aprender a falar na linguagem de cada um dos empresários. Eu, como comunicadora, devo passar a informação clara e eficaz, além de identificar o público", explica.

(Texto: Ana Carolina Vivan, Fotos: Daniela Schiavo)

Etapas de atendimento

O trabalho dos agentes tem duas etapas e cada uma conta com três visitas. Na primeira, é feito um diagnóstico com a aplicação de um questionário sobre a situação da empresa. Depois de cadastrar em um sistema, os agentes estudam as ferramentas de melhorias - em cada atendimento, são aplicadas, no mínimo, quatro ferramentas. Eles também ensinam como usá-las. A terceira e última visita é para acompanhar o desenvolvimento do trabalho. No ano seguinte, um novo diagnóstico e novas ferramentas são implantadas. Os empresários ainda podem participar de cursos, palestras e oficinas - presenciais ou a distância - gratuitos.

Saiba mais

O Negócio a Negócio orienta gratuitamente microempreendedores individuais e microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil. O projeto é uma parceria da UCS com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Informações pelo telefone (54) 3218.2869, pelo e-mail nn.ucs2010@gmail.com ou pelo site do SEBRAE.



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na sétima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

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