Volta às Aulas

Um ano de novos desafios

O semestre se inicia, com o começo das aulas, para mais de 37 mil alunos nas nove unidades universitárias da UCS. São alunos dos cursos de graduação, de pós-graduação, de programas de extensão como a Universidade da Terceira Idade e o Programa de Línguas Estrangeiras, e alunos do Ensino Médio e Técnico do Cetec. A vida acadêmica da Universidade renova-se também com a chegada de milhares de calouros.

Pablo Hammel Berwig gosta de matemática, pretende trabalhar com softwares e durante a graduação quer fazer um intercâmbio. Até colocar os sonhos em prática, no entanto, o jovem terá que enfrentar as primeiras disciplinas do curso de Engenharia de Computação.

O desejo pela graduação veio na hora certa. Pablo pretendia fazer Engenharia Química, mas descobriu, no final do ano passado, que o curso na área de computação passou a ser ofertado pela UCS. Não deu outra, optou pela graduação estreando no Vestibular de Verão. Pesou a favor o gosto pela informática e a vontade de fazer uma Engenharia.

Filho de um bancário, Pablo teve, desde cedo, que conviver com as mudanças familiares. Apesar de ter nascido em Ijuí, no Norte do estado, Pablo já morou em cidades como Carazinho e Antônio Prado. Chegou a viver no Nordeste, quando o pai fora transferido para um trabalho em Maceió. Aos dez anos, porém, a família se cansou da vida itinerante e estabeleceu residência em Caxias do Sul.

O gosto pela cidade o fez se aproximar da UCS. Também contou pontos para a escolha a indicação da irmã, Karina Hammel Berwig, que recentemente concluiu Engenharia Química e se prepara para ingressar no Mestrado Profissional em Engenharia de Processos e Tecnologias. É ela quem o auxilia na adaptação à rotina.

"Me interesso sobre aquilo que é científico. Tudo, até a menor coisa, tem uma explicação lógica", comenta.

Aos 17 anos, Pablo foi um daqueles alunos na escola que pouco precisava estudar matemática e física. "Se você gosta, entende mais fácil e não precisa estudar tanto", explica o jovem, apresentando uma fórmula que parece simples.

Guardadas as facilidades com os números, Pablo quer se dedicar ao máximo durante o curso universitário. O motivo é a necessidade de avançar na carreira que escolheu. "Eu quero ter uma vida estável, fazendo o que eu gosto. Quando você começa a pensar nisso, acaba se motivando a trabalhar", detalha.

No futuro, Pablo deseja atuar com softwares. Também pode seguir pela área dos hardwares. O campo de trabalho relacionado à criação de chips é uma opção. "Ainda se trabalha pouco com isso no Brasil, e acho que é uma área que vai crescer", projeta.

Para a graduação, ele já tem em mente um período de estudo fora do Brasil, por meio de intercâmbios como os oferecidos pelo programa Ciência Sem Fronteira. Canadá ou Estados Unidos seriam os destinos escolhidos por Pablo. Se a entrada na graduação rompe um obstáculo, a nova etapa só representa novos desafios na vida do aluno.


Medicina: da casa para a Universidade

O desejo de se tornar médica surgiu cedo na vida de Maria Stanislavovna Tairova, de 17 anos. Ainda criança, a menina nutria o sonho de seguir pela carreira que faz parte da família. "Eu queria fazer Medicina e nunca cheguei a mudar muito de ideia. Eu sempre tive contato com a profissão por meio da minha mãe e irmã que são médicas; então foi algo 'natural'", enfatiza.

Neste semestre, Maria vai dar início à realização de seu sonho. E mais que isso, vai poder entrar em contato com uma das fases mais importantes da vida: o período da graduação. "Espero receber uma formação de qualidade e me habituar com o curso e com as pessoas, mas estou bem otimista em relação às minhas expectativas", afirma.

Primeira colocada no Vestibular de Verão para Medicina, Maria teve que se adaptar a uma rotina especial para ir bem nas provas. A preparação começou ainda na escola, com o objetivo de ingressar na graduação logo após o Ensino Médio. Mas foi no último dos três anos colegiais que a aluna passou a focar com mais intensidade nos estudos.

Maria reajustou os horários, modificou hábitos e costumes, e deixou de lado o computador e as festas. Em paralelo às aulas regulares, ela fazia cursinhos de pré-vestibular e já havia prestado o concurso como treineira.

"O meu foco era o vestibular da UCS. Eu fazia todas, ou pelo menos ao máximo, as atividades propostas no meu material. Fiz também todas as provas antigas da Universidade", exemplifica.

Os esforços e a dedicação valeram a pena. Primeira colocada, Maria vai continuar morando com a família, em Caxias do Sul. Tanto era o objetivo de fazer o curso na UCS, que ela não chegou a prestar outros Vestibulares. Por meio do Sisu, obteve vaga em Medicina na Universidade Federal do Amazonas, mas ela optou pelo aconchego da Serra ao calor forte de Manaus.

"A minha meta era passar na UCS. A instituição é muito boa e eu não preciso me mudar de cidade nem de ambiente de estudo", reforça.

Daqui para a frente, a jovem vai ter que adaptar mais uma vez a própria rotina. Agora, para realizar o que sempre sonhou: cuidar da saúde das pessoas.

(Texto: Vagner Espeiorin)

A UCS hoje
  • 37 mil alunos
  • 84 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, com 94 habilitações e 223 opções de ingresso
  • 14 cursos de mestrado
  • 4 cursos de doutorado
  • Cerca de 70 cursos de especialização e MBA
  • Sistema de Bibliotecas com mais de milhão de exemplares, um acervo eletrônico com mais de 9.000 livros digitais e acesso a diversas bases de dados, contemplando todas as áreas do conhecimento
  • 800 laboratórios de ensino
  • 500 salas de aula
  • 1.100 professores
  • 300 projetos de pesquisa
  • Possibilidade de intercâmbio em 5 continentes
  • Presente com unidades universitárias em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Veranópolis, Vacaria e Farroupilha.


Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na oitava edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.