Instituto Memória Histórica e Cultural

Projeto de Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultural



"A diversidade linguística é o nosso patrimônio comum e ela é frágil. (...) Toda representação de uma vida melhor e toda aspiração ao desenvolvimento se expressa na língua, com palavras precisas para lhes dar vida e transmiti-las. Os idiomas são quem nós somos. Protegê-los significa nos protegermos." A frase da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, soa como um alerta.

O Rio Grande do Sul, entre os estados brasileiros, se caracteriza por uma diversidade linguística única e está na vanguarda ao lançar o Programa de Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultural.

Concebido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e gerido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE), o projeto será destinado aos COREDES Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, abrangendo 49 municípios, com destaque para o talian, o alemão, o polonês e a língua kaingang.

Seu sucesso, entretanto, depende de cada um. Queremos que as escolas, professores, comunidades e prefeituras abracem esta ideia com música, canto coral, teatro, vídeo e preservação da memória da comunidade e histórias de famílias.

Quem se inscrever no Programa, com prazo até 24 de agosto de 2018, receberá orientação e acompanhamento. As inscrições serão realizadas somente pela Internet, pelo Formulário de Inscrição.

Terminado o período de execução, em dezembro de 2018, haverá avaliação dos resultados, seguindo-se o reconhecimento aos trabalhos realizados e o repasse dos valores do patrocínio BANRISUL.

Seja parte desta história.