Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Núcleos de Inovação e Desenvolvimento - NIDs
Separador

Observatório de Educação da UCS

Linhas de Pesquisa e Projetos


Linha de Pesquisa - Infâncias, Juventudes e Processos Educativos

Objetivo
Investigar identidades infantis e juvenis em contextos de processos educativos - formais, não-formais e informais - desde uma perspectiva cultural, entrelaçando as trajetórias das crianças e dos jovens com as implicações das políticas públicas e das inter-relações destes atores sociais com o espaço urbano e com a escola.

Projeto
  • Escola de borracha: processos educativos e identitários de jovens em privação de liberdade - Em andamento
Sub-projetos
  • Territorialidades, cotidiano e violências: um olhar da comunidade sobre as juventudes e o CASE Caxias do Sul - Concluído em 2008
  • Bullying: uma violência velada - Concluído em 2008
  • Os surdos e as TIC's: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas - Concluído em 2009.
  • História da Educação dos Surdos em Caxias do Sul de 1960 a 2010 - Em andamento.
  • Sistema de indicadores de risco social para crianças e jovens de classes populares - Em andamento.
  • Pró-Face: demandas atuais e novos desasfios no atendimento aos portadores de fissuras labiais e/ou palatais - Concluído em 2009.
  • Proposta de intervenções psicológicas junto aos serviços de referência para HIV/AIDS no Brasil - Em andamento.

Linha de Pesquisa - Educação da Diferença

Objetivo
  • Cartografar os sintomas da sociedade contemporânea compondo-se com os pensadores da diferença. Experimentando a educação como produção discursiva: linguagem, escrileituras, currículos, formação de professores, gênero, infância.

Projetos

Linha de Pesquisa - Formação de Professores para a Educação Básica

Objetivo
  • Investigar os processos de formação inicial e continuada de professores a fim de ressignificar e desenvolver ações que potencializem a inovação, a investigação, a reflexão, e a construção de saberes e competências necessárias ao ofício docente.
Projetos
  • A construção do professor reflexivo: um estudo sobre simetria invertida e transposição didática - Em andamento.
Sub-projetos

Linha de Pesquisa - Gênero e Processos de Socialização

Objetivo
  • Investigar as relações de gênero presentes nos diferentes processos de socialização (formais, não-formais e informais) através de diálogos interdisciplinares que considerem perspectivas educacionais, etnográficas, históricas e sociológicas que fundamentem o debate sobre a construção das identidades na sua relação com o gênero.
Projetos
  • Mulheres e direitos humanos: desfazendo imagens, construindo identidades - Concluído em 2009.
  • Da vitimação à (re)construção identitária: trânsitos de mulheres pela violência de gênero - Em andamento.
Sub-projetos
  • A violência contra a mulher e o lugar da escola na problematização das questões de gênero - Em andamento.
  • Representações da mulher vítima sobre a violência de gênero - Concluído em 2008.
  • Violência contra a mulher: problematizações e representações sobre o perfil do agressor - Concluído em 2008.
  • Formas de registro e de sistematização dos dados no atendimento à mulher em situação de violência - Concluído em 2008.
  • A violência silenciosa: o lugar das crianças e jovens em contextos de violência intrafamiliar - Concluído em 2008.
  • Violência conjugal:se você denunciar, amanhã será um novo dia! - Concluído em 2009.

Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório de Educação - UCS
Coordenação: Profa. Dra. Nilda Stecanela - nildastecanela@terra.com.br
Centro de Filosofia e Educação - Bloco E - Sala 308 - Telefone: (54) 3218-2100 ramal 2803 - E-mail: ucsobservatorioeducacao@gmail.com