Disciplinas e Ementas

Disciplinas Eletivas

REDES COLABORATIVAS
Número de Créditos: 2 créditos
Ementa: Estudar as formas tradicionais e emergentes de cooperação entre empresas. Entender a necessidade de mudanças comportamentais e de infra-estrutura física para poder viabilizar as formas emergentes de cooperação entre empresas. Formar grupos de trabalho com os alunos e aplicar conceitos aprendidos formando ou estudando redes de colaboração.

Bibliografia:

  • AZEVEDO, A. Innovation in Manufacturing Networks. Boston: Springer, 2008. CAMARINHA-MATOS L. M.; BOUCHER X.; AFSARMANESH H. Collaborative Networks for a Sustainable World. New York: Springer, 2010.
  • CAMARINHA-MATOS L.M., XU L., AFSARMANESH H. Collaborative Networks in the Internet of Services. New York: Springer, 2012.
  • CAMARINHA-MATOS L.M.; PEREIRA-KLEN A.; AFSARMANESH H. ADAPTATION AND VALUE CREATING COLLABORATIVE NETWORKS. NEW YORK: SPRINGER, V. 362. 2011.
  • CAMARINHA-MATOS L.M.; PICARD W. PERVASIVE COLLABORATIVE NETWORKS. 1ED.BOSTON: SPRINGER, V. 283. 2008.
  • CAMARINHA-MATOS, L. M.; AFSARMANESH, H. Collaborative Networked Organizations - A research agenda for emerging business models. Kluwer Academic Publishers, 2004.
  • CAMARINHA-MATOS, L. M.; AFSARMANESH, H. Infrastructures for Virtual Enterprises - Networking Industrial Enterprises.Kluwer Academic Publishers, 1999a. CAMARINHA-MATOS, L. M.; AFSARMANESH, H. Processes and Foundations for Virtual Organizations.Kluwer Academic Publishers, 2003.
  • GORANSON, H. T. The agile virtual enterprise: cases, metrics, tools. USA: Quorum Books, 1999.
  • MALHOTRA, Y. Knowledge management and virtual organizations. UK: Idea Group Publishing, 2000. p. 2-19. PIRES, S. R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) - Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. São Paulo: Atlas, 2004.
  • PORTER, M. E. Competição - oncompetition: estratégias competitivas essenciais. 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
  • PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 11 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • SENGE, P. A quinta disciplina. Arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. Tradução de Regina Amarante. ed. 9. São Paulo: Editora Best Seller, 1990.
  • SLACK, N. Vantagem Competitiva em Manufatura: Atingindo Competitividade nas Operações Industriais. São Paulo: Atlas, SP, 1993.