Disciplinas e Ementas

Disciplinas Eletivas

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Número de Créditos: 2 créditos
Ementa: Sustentabilidade: Conceitos, histórico e Paradigma. Resposabilidade Social: conceitos, histórico e paradigma. Dimensões da Sustentabilidade. Dimensões da Responsabilidade Social. Desenvolvimento Sustentável, Sociedade e Meio Ambiente. Economia da Poluição: Consumo, empresa e Meio Ambiente. Responsabilidade Sócio-Ambiental nas Organizações. Responsabilidade Social Empresarial e Ética dos Negócios. Novas Abordagens da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social.

Bibliografia:

  • ALLEN, P. (Editor). Food for the Future: Conditions and Contradictions of Sustainability. Paperback, 1993.
  • ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999. BICALHO, A. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo : Editora Peirópolis, 2003. p. 364. 2003.
  • BONILLO, D. L. El Medio Ambiente. 2ª Edición, Madrid, Cátedra, 1997.
  • BRITO, F. e CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
  • CARROLL, A. B. 1999. Corporate Social Responsibility: Evolution of a Definitional Construct. s. l.: Business & Society., 1999. p. 268-295. Vol. XXXVIII.
  • CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundaçao Joaquim Nabuco, 2002. CAIRNCROSS. F. Meio Ambiente, Custos e Benefícios. São Paulo, Nobel, 1992. CANTER, L. W. Manual de Evalución de Impacto Ambiental. Técnicas para La elaboración de los Estudios de Impacto. Madri, Span, MgGraw, 2000.
  • COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. Unviersity of California Press, 2010.
  • FIRJAN, A. A Gestão Ambiental nas indústrias do Estado do Rio de janeiro. Súmula ambiental, edição especial, 2002. Disponível em .
  • GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
  • GUERRA, A. J. e CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo, Bertrand Brasil, 2001.
  • HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005.
  • HOWES, R.; SKE, J. E. e Whelan, B. Clean and competitive? Motivatin environmental performance in industry. Londres, Earthscan, 1997.
  • LUSTOSA, M. C. J. Meio ambiente, inovação e competitividade na indústria brasileira: a cadeia produtiva do petróleo. Tese de doutorado, Rio de janeiro: IE, UFRJ, 2002. Disponível em .
  • MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001. MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003.
  • MAY, P. H. Natural Resource Valuation and Policy in Brasil: Method and Cases. New York, Columbia Univerty Press, 1999.
  • MAY, P. e MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994. MOURA, L. A . Economia Ambiental, Gestão de Custos e Investimentos. 2ª Edição Revista e Atualizada. São Paulo, Juarez Oliveira, 2003.
  • _____________. Qualidade e Meio Ambiente. 3ª Edição Revista e atualizada, São Paulo, Juarez Oliveira, 2002.
  • YONG, C. E. F. e LUSTOSA, M. C. J. Meio ambiente e competitividade na indústria brasileira. Revista de Economia Contemporânea, Edição Especial. Rio de Janeiro, IE, UFRJ, p. 231-259, 2001. Disponível em www.ie.ufrj.br.