Disciplinas

Última modificação em 23/08/2023.

O currículo do Curso de Mestrado em Letras e Cultura é constituído de trinta e quatro (34) créditos, assim distribuídos:

  • I. doze (12) créditos, em disciplinas do núcleo comum;
  • II. doze (12) créditos, em disciplinas do núcleo complementar;
  • III. dez (10) créditos, em dissertação.

Disciplinas do Núcleo Comum

  • Estudos Avançados em Linguagem e Cultura (3 créditos)

      Ementa: Discussão sobre conceitos relevantes para a análise de fenômenos linguísticos: linguagem, língua/fala, signos, níveis de análise linguística (da fonologia ao discurso), variação linguística (variedades, variáveis e variantes). Caracterização da linguagem/língua como fenômeno cognitivo fundado em processos de categorização: categorias conceituais, categorias linguísticas (lexicais e gramaticais), análise continuísta da língua em uso (abordagem sociocognitiva). Discussão sobre a relação entre linguagem e cultura pela hipótese Sapir-Whorf (determinismo e relativismo linguísticos) na Linguística Antropológica: fundamentos empíricos e pesquisas transculturais. Caracterização de "modelos culturais" como construto central em Linguística Cognitiva e Antropologia Cognitiva: o que o uso da língua revela sobre o modo como as pessoas pensam e se expressam a partir de suas experiências socioculturais compartilhadas. Problematização sobre a questão da tradução: linguagem, cognição e cultura.

  • Estudos Avançados em Literatura e Cultura (3 créditos)

      Ementa: Abordagem da literatura e dos aportes teóricos nas dimensões cultural e histórica, com vistas ao estudo da representação das identidades modernas e pós-modernas. A dinâmica das correntes críticas e as formas de compreensão do texto literário pelo viés cultural.

  • Estudos avançados de teoria da literatura (2 créditos)

      Ementa: Discussão do conceito de literatura na contemporaneidade. Abordagem do sistema literário com ênfase em emissor, receptor, destinatário/leitor. Estudo de teorias contemporâneas da literatura. Análise de textos literários à luz das teorias abordadas.

  • Estudos avançados de linguística geral (2 créditos)

      Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos e teóricos de Wilhelm von Humboldt, Ferdinand de Saussure, Roman Jackobson, Eugenio Coseriu, Noam Chomsky. Análise dos conceitos de base para a ciência Linguística.

  • Seminário de pesquisa (2 créditos)

      Ementa: Discussão sobre o escopo da epistemologia, distinguindo tipos de conhecimento e abordagens sobre a natureza do conhecimento em suas relações com a "realidade". Exame da função epistemológica e da função metodológica na pesquisa, especialmente no estudo da linguagem e da literatura e seus conceitos culturais. Contextualização do problema de pesquisa, da função da teoria na sua formulação e solução, bem como a escolha do método científico de investigação. Análise dos processos metodológicos na pesquisa, especialmente de regras, procedimentos e instrumentos.

Disciplinas do Núcleo Complementar

  • Estudos avançados em semântica e pragmática (3 créditos)

      Ementa: Estudo do significado em diferentes abordagens da Semântica e da Pragmática: o significado e sua relação com a língua e com o uso contextualizado; significado a priori; significação lexical (sinomínia, homonímia, polissemia, antonímia e hiperonímia); significação de enunciados (pressuposição, negação, inferência); performatividade, atos de fala, implicaturas conversacionais.

  • Estudos avançados em semântica argumentativa (3 créditos)

      Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot e Marion Carel. Análise dos conceitos de base da Teoria da Argumentação na Língua, incluindo a Teoria da Polifonia e a Teoria do Blocos Semânticos. Estudo do Modelo para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso. Análise de enunciados e discursos à luz desses aportes teóricos.

  • Estudos avançados em linguística do texto (3 créditos)

      Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos da Linguística Textual e de conceitos de base, tais como texto, discurso, e fatores de textualidade. Estudo da referenciação: processos anafóricos e catafóricos. Processos de recategorização: fatores sociocognitivos. Referenciação e leitura.

  • Estudos avançados em psicolinguística (3 créditos)

      Ementa: Análise de teorias de aquisição da linguagem derivadas da Psicolinguística. Estudo da natureza cognitiva da leitura, da escrita e das práticas de letramento, com ênfase em aquisição da linguagem.

  • Estudos avançados em sociolinguística (3 créditos)

      Ementa: Estudo da heterogeneidade da língua. Discussão de conceitos centrais da Sociolinguística Variacionista. Análise dos conceitos de norma e sua aplicação nas gramáticas normativas e estudos sociolinguísticos. Discussão sobre educação linguística e sua relação com a questão da heterogeneidade linguístico-cultural. Análise das legislações relativas à educação linguística básica e à formação linguística acadêmica em sua relação com propostas de livros didáticos, planos curriculares e práticas pedagógicas.

  • Estudos lexicais: teorias e aplicações (3 créditos)

      Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da Lexicografia e da Terminografia. Análise do tratamento dado ao papel do léxico na Linguística Aplicada. Desenvolvimento de visão de análise linguística a partir da abordagem lexical.

  • Linguagem: lógica e uso (3 créditos)

      Ementa: Estudo introdutório da tradição analítica da linguagem tanto na semântica clássica, em Frege e Wittgenstein (Tratado Lógico-Filosófico) quanto na linguagem ordinária, em Wittgenstein (Investigações filosóficas) e Austin. Investigação sobre o modo como as duas grandes linhas analíticas buscam solucionar o problema da incompreensão gerada pela ambiguidade da linguagem natural/ordinária em seu viés lógico e em seu viés contextual e cultural.

  • Hermenêutica da linguagem (3 créditos)

      Ementa: Análise introdutória da hermenêutica da linguagem em Heidegger, Gadamer e Paul Ricoeur na tríade temática sujeito-compreensão-linguagem. Estudo da linguagem em sua ambiguidade e contextualidade por meio da tematização da pré-compreensão e do pré-conceito não como entraves na construção de sentido, mas no reconhecimento inevitável da historicidade e da finitude que perpassam o ato da compreensão. Discussão sobre a pergunta: a compreensão de um texto requer que se investigue a intenção do autor, ou o mais relevante é o texto em si, ou a interação entre leitor e texto?

  • Tópicos em análise do discurso (3 créditos)

      Ementa: Estudo dos preceitos da Análise Crítica do Discurso. Análise dos esquemas de Fairclough e Van Dijk. Investigação do funcionamento da língua em formações discursivas que evidenciam as relações entre ideologias e poder. Desenvolvimento de habilidades de leitura textual sob o olhar da Análise Crítica do Discurso.

  • Desconstrução e linguagem (3 créditos)

      Ementa: Análise introdutória da desconstrução derridiana. Estudo da desconstrução do signo a partir da leitura feita por Derrida em Gramatologia ao Curso de linguística geral. Análise do conceito de escrita proposto na desconstrução.

  • Estudos avançados em teoria da narrativa (3 créditos)

      Ementa: Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise das posições do narrador na narrativa ficcional. Estudo do conceito de mimesis. Leitura e análise de textos narrativos da literatura ocidental.

  • Estudos avançados em teoria da poesia (3 créditos)

      Ementa: Estudo dos gêneros de poesia antigos e modernos. Distinção entre o discurso poético e o discurso prosaico. Exame dos principais tratados poéticos da Antiguidade e do problema da mimese em Platão e Aristóteles. Estudo da lírica moderna, das visões romântica e simbolista e das vanguardas poéticas do Modernismo. Análise de poemas.

  • Estudos de literatura brasileira contemporânea (3 créditos)

      Ementa: Esta disciplina, de ementa aberta, investiga obras e autores da literatura brasileira contemporânea. As delimitações no corpus de análise e nos temas a serem abordados são definidas pelo docente da disciplina.

  • Estéticas da periferia: memória e relações de fronteira (3 créditos)

      Ementa: Questões do contemporâneo na literatura periférica. Memória e identidade nas narrativas da cidade. Espaço e lugar. Paisagem como metáfora. Mídia e subjetividade: a cultura do medo e da exclusão. Literatura e cidadania - vozes da margem. Estética da periferia. Economia criativa: o Movimento Cartoneiro e a edição artesanal.

  • Literatura e mídia (3 créditos)

      Ementa: Análise das condições de produção, adaptação e recepção de textos literários nas mídias impressa, eletrônica e digital, enfatizando aspectos relacionados à difusão da literatura e à formação de leitores desde o século XIX à atualidade.

  • Estudos culturais de gênero (3 créditos)

      Ementa: Mapeamento dos Estudos Culturais de Gênero: autoria feminina desde a literatura de Mary Wollstonecraft até a contemporaneidade. Discussão sobre gênero social como categoria de análise. Presença da mulher na imprensa: a questão dos periódicos. Introdução às principais correntes teóricas feministas. Teoria crítica feminista: crítica ideológica e ginocrítica. Cânone literário e autoria feminina. A representação da mulher na literatura. Lendo como mulher. Gênero e interseccionalidade.

  • Teorias da recepção (3 créditos)

      Ementa: Estudo de fundamentos de teorias da recepção. Discussão da influência do Formalismo Russo nos estudos da recepção do texto literário. Estudo de teorias orientadas para o leitor. Introdução a aspectos do Reader-Response Criticism: estudo do narratário e da fenomenologia do ato da leitura. Estudo e discussão da Estética da Recepção, conforme proposta de Hans Robert Jauss. Estudo e discussão da Teoria do Efeito Estético, conforme proposta de Wolfgang Iser. Estética da Recepção e do Efeito e História da Literatura.

  • Literatura, mitologia e imaginário (3 créditos)

      Ementa: Estudo das relações entre literatura e mitologia. Abordagem do mito religioso e do mito literário. Apropriação do vocabulário referente às estruturas do imaginário. Análise da permanência dos mitos clássicos na literatura e da continuidade dos mitos literários antigos na cultura ocidental. Breve exame da mitologia comparada e da permanência do pensamento mitológico nas sociedades moderna e contemporânea. Leitura dos mitos em obras representativas da literatura clássica e moderna.

  • Poesia e canção popular (3 créditos)

      Ementa: Análise da poesia e da canção popular brasileira do Século XX, promovendo aproximações temáticas e estéticas. Estudo da obra de autores representativos da poesia e da canção. Abordagem estética de poemas e letras da canção popular com ênfase na versificação e na melopeia. Abordagem sociocultural dos textos, observando a sua inserção social e a formação de sistemas. Leituras do imaginário na poesia e na canção.

  • Literatura, história e religiosidades (3 créditos)

      Ementa: Estudo das relações dos conhecimentos produzidos na área da Literatura, da História e das Religiões e Religiosidades. Análise do papel da Literatura na construção do saber histórico e das orientações religiosas, com ênfase nos conceitos estruturantes de cada campo e suas representações. Compreensão das fontes sensíveis no estudo da área de Humanidades.

  • Sociologia da leitura (3 créditos)

      Ementa: A disciplina aborda, numa perspectiva sociológica, questões atinentes ao objeto da leitura - o livro enquanto medium do processo cultural -, a partir do estudo da produção, circulação, mediação e recepção de textos literários e não literários em contextos regionais e suprarregionais.

  • Literatura infanto-juvenil (3 créditos)

      Ementa: Natureza da literatura infantil e juvenil. Aproximações entre poesia/narrativa e infância/juventude. Análise de clássicos e de adaptações. Estudo de diferentes gêneros que circulam na contemporaneidade. Estudo de gêneros orais e escritos associados à infância e à juventude. A dimensão visual no livro infantil e juvenil.

Minicursos

  • Música e literatura: representações femininas na canção brasileira (1 crédito)

      Ementa: Estudo das canções brasileiras a partir do gênero social enquanto categoria de análise. Discussão sobre a relação entre a representação feminina na canção brasileira e os papéis sociais atribuídos às mulheres. Reflexão sobre a configuração do poético e a relação entre literatura e música na canção. Contextualização sociopolítica e histórica da canção brasileira. Compreensão das mudanças sociais e das diferentes percepções sobre a mulher, feminino e feminilidade a partir da canção.

  • Redação de discursos de divulgação científica (2 créditos)

      Ementa: Análise dos aspectos enunciativo-discursivos dos textos de divulgação científica. Estudo dos conceitos e dos elementos estruturais de sequências discursivas (definição, descrição, explicação, paráfrase etc) utilizadas em textos de divulgação científica. Análise de processos de redução da informação (resumo do tipo abstract). Análise das inter-relações dos processos científicos de investigação e de produção dos textos de divulgação, enfatizando a produção escrita de artigos, dissertações e teses.

  • Processo argumentativo em discursos de divulgação científica (2 créditos)

      Ementa: Análise dos aspectos enunciativo-discursivos da argumentação. Estudo dos conceitos e dos elementos estruturais que o argumentar pressupõe. Análise do processo argumentativo: etapas e coerência interna. Estudo do parágrafo como unidade de composição textual. Análise das inter-relações dos processos científicos de investigação e de produção dos textos de divulgação, enfatizando a produção escrita da dissertação de mestrado.

  • Compreensão leitora, retextualização e sumarização (1 créditos)

      Ementa: Estudos voltados ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora (analítica e sintética). Processos de redução de informação, retextualização (paráfrase) e elaboração (escrita) de resumo (sumarização) de textos de divulgação científica.

  • Diálogos com a literatura de língua inglesa (1 créditos)

      Ementa: Leitura de textos da literatura brasileira e da literatura de língua inglesa, observando aproximações e particularidades temáticas e formais. Abordagem das características dos gêneros literários estudados. Exame do percurso literário dos autores e dos contextos de produção e recepção das obras.

  • Textos fundamentais de crítica literária (1 créditos)

      Ementa: Estudo de textos fundamentais para a crítica literária brasileira e estrangeira. Entre os autores a serem estudados estão Walter Benjamin, Erich Auerbach, Antonio Candido, Roberto Schwarz, Susan Sontag, Roland Barthes, Pierre Bourdieu, entre outros.

  • Literatura e teatro no Brasil (1 créditos)

      Ementa: Estudo de textos representativos do teatro brasileiro a partir de sua relação com o sistema literário e a cultura. Compreensão das principais teorias do teatro e do seu desenvolvimento na história dos palcos brasileiros. Exame das ideias dos escritores dos séculos XIX e XX acerca do texto dramático e da representação cênica. Estudo do lugar do teatro na sociedade, das formas dramáticas e dos temas e personagens apresentados. Análise de textos dramáticos do ponto de vista da representação da sociedade e da cultura.

  • Linguística forense (2 créditos)

      Ementa: Conceituação e caracterização da Linguística Forense. Exemplificação de como a Linguística Forense opera em contextos criminais, legais e acadêmico-profissionais. Análise de teorias linguísticas que contribuem para a pesquisa e a prática da Linguística Forense: Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Gramática Sistêmico-Funcional, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, entre outras.