Projeção mostra o céu de Caxias do Sul | Foto: Claudia Velho

O ZODÍACO

NO CÉU

DE CAXIAS

PLANETÁRIO DA UCS PROJETA CONSTELAÇÕES MUITO ALÉM DAS TRÊS MARIAS E DO CRUZEIRO DO SUL

ANA CAROLINA VIVAN, especial | acmvivan@ucs.br

As estrelas que enxergamos ao olhar o céu são diferentes das percebidas nos países ao Norte da linha do Equador. A explicação é simples: a Terra é redonda, o que gera diferentes pontos de vista para quem observa o infinito. Isso significa de Caxias do Sul se tem uma visão muito particular do céu. Aqui, a popular constelação Cruzeiro do Sul é facilmente vista, mas não seria visualizada nos Estados Unidos, por exemplo. A explicação é do professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Odilon Giovannini, que também coordena o Planetário da UCS.

Conforme o professor, as estrelas estão organizadas em 88 constelações. Além dos conjuntos do Zodíaco, em Caxias do Sul enxergamos Orion, Centauro e Caravela. Além das estrelas, eventualmente é possível enxergar os planetas. A olho nu, podemos ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os demais só podem ser vistos por meio de telescópios ou lunetas.

As estrelas possuem um ciclo de evolução e a unidade de distância utilizada é anos-luz, que equivale a centenas de milhões de quilômetros. ?Usamos essa unidade de medida porque a distância entre as estrelas é muito grande. Então, nos referimos a quanto tempo a luz leva para sair daquela estrela e chegar até nós. As galáxias mais próximas, como a Andrômeda, estão a centenas de milhões de anos-luz. A luz que estamos vendo hoje, provavelmente saiu da estrela quando ainda existiam os dinossauros na Terra ? explica Giovannini.

No inverno, a constelação que conseguimos identificar mais facilmente é a de Escorpião ? Antares é a principal estrela do grupo com sua cor vermelha. No verão, é possível visualizar a constelação de Orion e das Três Marias. ?Para identificar as constelações, só precisa ter um pouco de vontade e um céu bem escuro sem estar afetado pela poluição luminosa?, afirma.

O Planetário da UCS , junto Museu de Ciências Naturais, é aberto ao público às terças e quartas-feiras pela manhã e nas quintas-feiras pela manhã e tarde.



Revista UCS - É uma publicação mensal da Universidade de Caxias do Sul que tem como objetivo discutir tópicos contemporâneos que respondam aos anseios da comunidade por conhecimento.

O texto acima está publicado na décima segunda edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.