Apresentação

Nesta edição da Revista UCS, que circula conjuntamente para os meses de junho, julho e agosto (com ampliação de páginas), tratamos de um assunto muito importante para o desenvolvimento da sociedade: os cursos de Licenciatura. Durante sua história, a UCS sempre valorizou a formação de professores. Essa é uma discussão que se faz necessária, pois, atualmente, no Brasil, há um déficit de cerca de 300 mil professores, segundo dados do MEC. Uma discussão sobre o tema, com apresentação de opiniões de jovens envolvidos com a profissão de educador, você acompanha na matéria "Cursos de Licenciatura: uma sociedade mais cidadã precisa de bons professores".

Destaque da capa

A foto da capa traz o professor Willian Daniel Hahh Schneider durante aula para alunos do terceiro ano da Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense, em Caxias do Sul. Willian, que já recebeu um importante prêmio nacional sobre educação, é graduado em Ciências Biológicas e, atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia. Conheça um pouco do seu trabalho na matéria sobre cursos de licenciatura.
(Foto de Hugo Araújo).

Outro destaque é uma matéria que trata da UCS como um referencial para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Graças a convênios firmados com os governos federal, estadual e municipal, a comunidade dispõe de atendimento gratuito em diversos programas na área da Saúde. Na Universidade, eles encontram, além de uma estrutura avançada, equipes multiprofissionais. Na matéria "Excelência acadêmica a serviço da comunidade", você confere quais setores mantêm atendimento pelo SUS na Universidade. Também abordamos um projeto que envolve pesquisadores da UCS e da França, empenhados no desenvolvimento de novos fármacos em potencial. Além disso, entre outros assuntos, conheça, o estudante de Engenharia Química que ganhou o Prêmio Petrobras de Tecnologia por seu trabalho de Iniciação Científica.

Boa leitura!



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.