Destaques
Projeto Engenheiro do Futuro reúne escolas em Rally Científico e Tecnológico

Dentre as 25 escolas públicas e privadas de Ensino Médio de Caxias do Sul e da região que participaram do Rally Científico e Tecnológico do Projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT), no mês de junho, quatro foram premiadas: a Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, em 1º lugar (foto); a Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, em 2º lugar; o Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul, e Colégio Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata, empataram em 3º lugar. Durante o Rally, na Cidade Universitária, as equipes realizaram 15 atividades voltadas para a educação científica, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para as áreas das engenharias, tecnologias e ciências exatas. O encontro contou com a participação de 50 professores e 250 estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

O ENGFUT é realizado pela UCS com o apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação e de empresas da região, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto iniciou-se em 2009 e visa a despertar o interesse para as Ciências.

Central de Prática Restaurativa na UCS

A UCS conta, desde o início de junho, com a Central de Prática Restaurativa da Infância e Juventude, instalada por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e o Juizado Regional de Infância e Juventude. A Central funciona na Sala 112 do Bloco 58 da Cidade Universitária, junto ao Posto de Justiça Comunitária. Essa é uma das três Centrais de Prática Restaurativa que Caxias do Sul tem, a partir da criação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, instituído em novembro de 2012.

Um dos locais de atendimento é a Central Judicial de Prática Restaurativa, no Fórum de Caxias do Sul e o outro é a Central Comunitária de Prática Restaurativa, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Santa Fé. A justiça restaurativa configura-se como uma abordagem alternativa para tratamento de crimes e atos infracionais. [Saiba mais]

Detalhes

A foto de Daniela Schiavo, que ilustra esta coluna, é do Bloco B/J do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Essa construção - o Bloco B foi inaugurado em 2000 e o J em 2006 - abriga a Central de Atendimento na unidade universitária, além de dois auditórios. O Campus Universitário conta com cerca de cinco mil alunos nos 22 cursos de graduação abrigados em dois Centros de Ensino: o Centro de Ciências Sociais e da Educação e o Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia. À frente do bloco está uma Timboúva, árvore com grande porte e de crescimento rápido.

Se você quer participar da seção Detalhes, envie, pelo e-mail imprensa@ucs.br, fotos em alta resolução que apresentem seu olhar sobre a UCS.



Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.

O texto acima está publicado na quarta edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.

Veja outras matérias da Revista.