SBC



Palestrantes


PALESTRANTE: CLAUDIA MELO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - CAMPUS DARCY RIBEIRO

Professora na Universidade de Brasília, no Departamento de Ciência da Computação, onde conduz pesquisa alinhada aos objetivos de sustentabilidade da ONU 2030, incluindo Liderança na Era Digital, Gendered innovations, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Ela também é Conselheira do Mulheres na Tecnologia. Desde 2000, Claudia uniu-se a diferentes empresas brasileiras e multinacionais com foco em desenvolvimento de software. Ela conduz um amplo trabalho em Métodos Ágeis e Inovação Digital envolvendo colaboração com lideranças brasileiras e internacionais, empresas, universidades, empreendedores e governo. Foi Diretora Global de Aprendizagem e Desenvolvimento na ThoughtWorks e, antes disso, CTO da ThoughtWorks para América Latina.

Na academia, sua pesquisa já envolveu times e organizações ágeis, produtividade, inovação e empreendedorismo em startups digitais. É participante ativa da comunidade ágil nacional e internacional, com diversas publicações e palestras no Brasil, Estados Unidos, Europa, Escandinávia e Oriente Médio. Em 2015, recebeu o Prêmio Tese Destaque da USP.

Palestra: Ética e Sustentabilidade para Tecnologistas
Desenvolver software é transformar a realidade econômica, política, cultural e social de países. As chamadas data-driven organizations são realidade e criam um mar de oportunidades e desafios para tecnologistas: de modelos de negócio exponenciais bilionários ao marketing político (vide fake news e Cambridge Analytica).
A maior parte da população não sabe o que de fato ocorre por "baixo dos panos" da TI, o que aumenta nossa grande responsabilidade. No entanto, tecnologistas nem sempre sabem como tomar decisões éticas no dia a dia de desenvolvimento de sistemas. Há, também, uma longa discussão sobre o papel da tecnologia na sustentabilidade do planeta: afinal, quando a TI é boa ou má? Esta palestra é uma reflexão sobre ética e sustentabilidade voltada para tecnologistas que queiram aprender a se posicionar como profissionais (indústria-pesquisa) diante de tantos desafios e oportunidades do século 21.


PALESTRANTE: HUY VO - CITY COLLEGE DE NOVA YORK

Professor assistente de Ciência da Computação no City College de Nova York (CUNY-CCNY) e no Centro de Ciência Urbana e Progresso da Universidade de Nova York (NYU-CUSP). Sua pesquisa se concentra em análise e visualização de dados em grande escala, sistemas de big data e exibições escalonáveis. Ele recebeu seu B.S. em Ciência da Computação (2005) e PhD em Computação (2011) pela Universidade de Utah, onde sua tese foi apoiada por dois prêmios da NVIDIA Fellowship (em 2009-2010 e em 2010-2011). Atualmente, ele dirige o Laboratório de Interações de Big Data, que trabalha em estreita colaboração com cientistas de domínio, agências municipais e planejadores urbanos para investigar novas técnicas de big data e suas aplicações no domínio urbano.

Palestra: Toward an Interactive Framework for Visual Exploration of Big Urban Data Sets - Rumo a uma Estrutura Interativa para Exploração Visual de Grandes Conjuntos de Dados Urbanos
A onipresença de sensores, dispositivos móveis e serviços de crowdsourcing, notadamente em ambientes urbanos, levou a uma explosão no volume de conjuntos de dados que possuem componentes tanto espaciais quanto temporais. Esses dados também são uma fonte rica para cientistas de domínio que buscam entender melhor as cidades e suas populações. Se apropriadamente adquirido, integrado e analisado, o "big data" pode possibilitar melhores operações, planejamento informado e políticas aprimoradas nas cidades. Nesta palestra, discutirei os desafios da exploração visual de grandes conjuntos de dados urbanos por meio de avanços tecnológicos no gerenciamento e visualização de dados em larga escala. Demonstrarei suas principais contribuições em dois casos de uso prático na cidade de Nova York.


PALESTRANTE: CARLA PATRICIA MELLO LAGE

Capitã de Mar e Guerra do Quadro Técnico e Superintendente Técnica e de Pesquisas do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV). Ingressou como militar na Marinha do Brasil em 1990, onde atuou como programadora e analista de suporte, analista e gerente de projetos de implantação e de desenvolvimento de software. Possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ e atualmente é doutoranda em Information Science and Technology na Penn State University.

Palestra: A Diferença dos Ritmos Organizacionais e sua Influência nos Sistemas de Informação
O "negócio" das Forças Armadas e da Marinha do Brasil (MB). O histórico evolutivo da Tecnologia da Informação na MB. A cultura, os ritmos organizacionais e a relação com os Sistemas de Informação (SI). A participação do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) nos SI da MB. O desenvolvimento dos Sistemas de Comando, Controle, Comunicações, Informática, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR) no CASNAV. A necessidade de pesquisas para a evolução desses sistemas e o constante desafio para a aplicação das soluções.


PALESTRANTE: JULIANO VIALI DOS SANTOS

Defensor Público da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, atualmente lotado na Defensoria Pública da comarca de Flores da Cunha. Mestre em Educação. Especialista em Direito. Graduado em História e graduando em Filosofia.

Palestra: De dados para o Cuidado de Pessoas: Defensoria Pública e Sistema de Informação
Será explanado sobre a evolução do sistema de informação na Defensoria Pública do RS, com passar histórico, estágio atual e perspectivas.



PALESTRANTE: RENATA ARAÚJO

Renata Araujo possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora-associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM). Nos últimos 3 anos, Renata foi responsável pela disciplina de Estudos Dirigidos à Inovação, do PPGI-UNIRIO. Coeditora do livro Pesquisa e Inovação: Visões e Interseções (editora Publ!t).Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente ocupa a Diretoria de Educação da SBC.

Palestra: Pesquisa, Inovação e Novos Negócios
A palestre discute os objetivos, atividades e resultados compreendidos nos processos de pesquisa científico-acadêmica e nos processos de inovação, traçando as relações e interseções entre estes processos, apontando questões para reflexão a respeito da criação de uma mentalidade empreendedora da pesquisa dirigida à inovação tecnológica e/ou social.


PALESTRANTE: ALEXIS ROCKENBACH

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1994) especialização em Intensivo de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1999). Atualmente é Co-Founder and President - Compasso, uma Empresa UOLDIVEO.

Palestra: Inovação: Transformando Tecnologia em Resultados
O desafio da inovação tem se tornado uma prioridade presente num universo cada vez maior de organizações. Transformação Digital, Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT e Big Data são excelentes exemplos de que a aplicação dos temas de inovação se tornou um requisito de sobrevivência e não mais uma opção de escolha. Todos somos provocados a nos reinventar constantemente. O fato de que as iniciativas de inovação tipicamente geram mudanças disruptivas em processos, ferramentas ou tecnologias, exige uma abordagem que equilibre o espaço criativo para testar o novo e, ao mesmo tempo, a disciplina necessária para avaliar e direcionar os esforços para as abordagens que efetivamente conduzirão a resultados transformadores. Desenvolver os aspectos humanos e um modelo consistente para coordenar os esforços de modernização, utilizando a validação empírica para decidir quais as novas tecnologias, ferramentas e processos podem, realmente, transformar positivamente a organização, separando-os daqueles outros tantos que não se confirmarão, é o ponto-chave para que o tema de inovação tenha desdobramentos efetivos e não seja apenas mais um buzzword na nossa agenda.


PALESTRANTE: ROBERTO MAZZILLI

Graduado em Administração de Empresas, com ênfase em Análise de Sistemas de Informação, pela PUCRS, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócio-diretor da empresa Domínio Consultoria em Informação. Atualmente exerce o cargo de diretor de relacionamento com ensino e vice-diretor financeiro da Plataforma de Negócios Digitais do RS (SEPRORGS). Como diretor de relacionamento de ensino, visa a aproximar o ensino acadêmico ao mercado de trabalho, com o intuito de oportunizar novos negócios, bem como apoiar iniciativas que aproximem as universidades do mercado de trabalho.

Palestra: O SXSW e seu ambiente de inovação
Será mostrado o caminho que a cidade de Austin, no Texas, percorreu, integrando diversos setores e indústrias locais, até conseguir promover o maior festival da indústria criativa no mundo, promovendo discussões sobre os principais problemas globais da atualidade, conectando conhecimento, interatividade, arte e música de uma forma singular, além de virar um verdadeiro laboratório para pessoas e empresas do mundo inteiro experimentarem e avaliarem o lançamento e a utilização de seus produtos. Muitas empresas, de todos os países, tem participado do SXSW para incentivarem um ambiente de abertura as novas ideias que lá se discute.