SBC




Trilha Principal

O Programa do Simpósio incluirá sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops, com o objetivo é promover discussões e fortalecer a rede de contato entre os pesquisadores e práticos da área no país. Para compor as Sessões Técnicas são esperadas submissões de artigos técnico-científicos que apresentem claramente novas contribuições à pesquisa, relatos de experiência na indústria e estudos de caso, todos na grande área de Sistemas de Informação, e que estejam relacionados aos diversos tópicos de interesse do Simpósio.

Datas Importantes

  • Submissão de artigos (ficha resumo e artigo) até: 05/02/2018 prorrogado até 05/03/2018
  • 1ª etapa de avaliação (ficha resumo) - Notificação aos Autores: 14/03/2018 (somente aos artigos não aprovados)
  • 2ª etapa de avaliação (artigo) - Notificação aos Autores: 12/04/2018
  • Entrega da Versão Final: 23/04/2018

Importante observar que os eventos não integrantes da trilha principal têm datas de submissão distintas.

Tópicos de Interesse
São esperadas contribuições que abordem o tema principal do evento - "Sistemas de Informação, Negócios e Pessoas", bem como os grandes temas de desafios da pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book.

  • Sistemas-de-Sistemas de Informação
  • SI no Mundo Aberto
  • Complexidade de Sistemas de Informação
  • Visão sociotécnica de Sistemas de Informação

Outros tópicos são também esperados, mas não limitados a:

  • Arquitetura orientada a serviços (SOA) e serviços Web
  • Aspectos humanos e sociais em SI
  • Business Intelligence & Analytics
  • Computação móvel, ubíqua e Internet das coisas em SI
  • Dados abertos e conectados, sistemas abertos
  • Educação de/em SI
  • Ecossistemas de Software e de SI, Sistemas de Sistemas e de SI
  • Gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional
  • Gestão de pessoas em SI
  • Gestão de processos em SI (metodologias de gestão, repositórios de processos, modelagem de processos, social BPM, processos intensivos em conhecimento, adaptação de processos, processos sensíveis a contexto)
  • Governança empresarial e de TI
  • Inovação com/em SI
  • Integração de informações e de aplicações
  • Interação Humano-Computador em SI
  • Metodologias e abordagens para engenharia de SI
  • Mídias sociais em negócios e sociedade
  • Modelagem e paradigmas de desenvolvimento de SI (dados, sistemas/aplicações, agentes, aspectos, componentes, métodos ágeis etc.)
  • Pesquisa operacional e modelos de decisão em negócios
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Preservação de informação e memória digital
  • Qualidade de SI
  • Representação de informações de negócio, gerência de dados e metadados nas organizações, ontologias
  • Segurança de/em SI
  • SI inteligentes (agentes inteligentes, algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, mineração de dados, modelos formais, ontologias, raciocínio automatizado, redes neurais, representação de conhecimento)
  • SI para governo (transparência, dados abertos, interoperabilidade, ecossistemas governamentais)
  • Sistemas de apoio à decisão

Instruções para Submissão
Os artigos podem ser submetidos para o SBSI 2018 somente na categoria "artigo completo" (full paper) sobre trabalhos de pesquisas já concluídas, com ideias e resultados inovadores, e seguindo metodologia científica adequada. Devem ter entre 7 e 8 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Além do artigo, os autores deverão enviar uma ficha resumo descritiva do trabalho de no máximo 2 páginas. Essa ficha será utilizada na primeira etapa de avaliação e determinará se o artigo terá sua submissão aceita para avaliação ou não.

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Sugere-se que os artigos descrevam claramente a metodologia científica empregada e uma análise dos resultados, ressaltando as contribuições de pesquisa e inovação em SI e para a área de aplicação, posicionando-a em relação a outros trabalhos da área.
  • Todos os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês, em formato PDF e seguindo o modelo para publicação de artigos da ACM - ACM SIG Proceedings Templates. As submissões devem ser feitas na plataforma JEMS da SBC.
  • Submissões em inglês são recomendadas. Artigos escritos em Português devem conter também título equivalente em inglês e abstract.
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados e nem estarem em processo de avaliação ou edição para publicação em outro lugar.
  • Na versão de submissão do artigo, o cabeçalho do artigo não deverá haver nenhum tipo de identificação dos autores. Além de eliminar a identificação dos autores do cabeçalho do artigo, toda e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo deve ser removida da versão de submissão, como nome de projetos, de instituições, de ferramentas e citações de artigos que identifiquem os autores. Artigos que possuírem identificação nesta etapa serão rejeitados. Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo, a exemplo de citações a outros trabalhos dos autores).
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do SBSI. O processo de revisão será conduzido de forma duplamente anônima (double-blind review) por, pelo menos, dois revisores.
  • Na primeira etapa de avaliação, serão avaliadas as fichas resumo. Para os trabalhos aprovados nesta etapa, serão avaliados os respectivos artigos na segunda etapa. Os seguintes critérios serão considerados na avaliação: adequação ao escopo do SBSI, revisão bibliográfica, metodologia científica, contribuição para a área de Sistemas de Informação, originalidade e clareza.

Publicação
Os artigos completos aceitos serão publicados nos anais dos eventos e disponibilizados na base digital da ACM, condicionados à inscrição, na categoria profissional, de, pelo menos, um dos autores no evento, bem como à apresentação do trabalho no evento.
Os sócios da SBC devem estar em dia com a anuidade de 2018 para terem direito aos valores reduzidos.
Os autores dos melhores artigos do SBSI 2018 serão convidados a submeterem versões estendidas de seus artigos para a iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação).
Os artigos de edições passadas do SBSI estão disponíveis no sítio da Comissão Especial de Sistemas de Informação - CESI, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Convidamos os autores a visitarem a biblioteca com o objetivo de encontrar possíveis trabalhos relacionados. Outra fonte recomendada é a iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, bem outros periódicos e eventos científicos da área de Sistemas de Informação, como os indicados na ficha resumo.

Apresentação
Cada artigo aceito deverá ter pelo menos um autor inscrito para apresentá-lo em sessão técnica, tendo 20 minutos para sua apresentação e 10 minutos para discussão.

Coordenação da Trilha Principal
Clodis Boscarioli - UNIOESTE - boscarioli@gmail.com
Carlos Alberto Costa - UCS - cacosta@ucs.br

Comitê de Programa

  • Adair Santa Catarina (UNIOESTE)
  • Adicinéia Aparecida de Oliveira (UFS )
  • Adolfo Duran (UFBA)
  • Alaine Guimarães (UEPG)
  • Alessandreia Oliveira (UFJF)
  • Alexandre Cidral (UNIVILLE)
  • Ana Carolina Riekstin (École de technologie supérieure (ETS) de Montréal)
  • André Saúde (UFLA)
  • André Luiz Brun (UNIOESTE)
  • André Pimenta Freire (UFLA)
  • Andrea Magdaleno (UFF)
  • Andreia Malucelli (PUCPR)
  • Antonio Resende (UFLA)
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB)
  • Carla Berkenbrock (UDESC)
  • Carla Merkle Westphall (UFSC)
  • Carlos Alberto Costa (UCS)
  • Carlos Eduardo Santos Pires (UFCG)
  • Celia Ralha (UnB)
  • Celina Maki Takemura (Embrapa)
  • Claudia Cappelli (UNIRIO)
  • Claudia Melo (UnB)
  • Claudia Brandelero Rizzi (UNIOESTE)
  • Claudio de Farias (UFRJ)
  • Clodis Boscarioli (UNIOESTE)
  • Clodoaldo Lima (USP)
  • Cristiano Maciel (UFMT)
  • Daniel dos Santos Kaster (UEL)
  • Daniel Notari (UCS)
  • Daniel Vecchiato (UNICAMP)
  • Daniela Barreiro Claro (UFBA)
  • Davi Viana (UFMA)
  • Debora Paiva (UFMS)
  • Ecivaldo Matos (UFBA)
  • Edmir Prado (USP)
  • Edmundo Spoto (UFG)
  • Eliane Pereira (UNIOESTE)
  • Elisa Nakagawa (USP)
  • Ellen Francine Barbosa (USP)
  • Elvis Fusco (UNIVEM)
  • Everton Cavalcante (UFRN)
  • Fábio Silva Lopes (Mackenzie)
  • Fabrício Mendonça (UFJF)
  • Fátima L. S. Nunes (USP)
  • Fernanda Baião (UNIRIO)
  • Fernanda Lima (UnB)
  • Flavia Bernardini (UFF)
  • Flavia Santoro (UNIRIO)
  • Flavio Horita (UFABC)
  • Flávio Soares Corrêa da Silva (USP)
  • Frank Siqueira (UFSC)
  • Geiza M. Hamazaki da Silva (UNIRIO)
  • Gian Berkenbrock (UFSC)
  • Glauco Carneiro (UNIFACS)
  • Gleison Santos (UNIRIO)
  • Guilherme Galante (UNIOESTE)
  • Heder Bernardino (UFJF)
  • Heitor Costa (UFLA)
  • Ildeberto Rodello (USP)
  • Isabel Cafezeiro (UFF)
  • Isabela Gasparini (UDESC)
  • Ivonei Freitas Silva (UNIOESTE)
  • João Porto de Albuquerque (University of Warwick)
  • João Miguel Fernandes (Universidade do Minho)
  • Jair Leite (UFRN)
  • Jonice Oliveira (UFRJ)
  • Jorge Barbosa (UNISINOS)
  • José Viterbo (UFF)
  • José Maria David (UFJF)
  • Juliano Lopes de Oliveira (UFG)
  • Lais Salvador (UFBA)
  • Leandro Augusto Silva (Mackenzie)
  • Leonardo Azevedo (IBM Research Brazil/UNIRIO)
  • Leticia Peres (UFPR)
  • Luciana Salgado (UFF)
  • Luciano Digiampietri (USP)
  • Lucineia Heloisa Thom (UFRGS)
  • Luiz Rodrigues (UNIOESTE)
  • Marcelo Eler (USP)
  • Marcelo Fantinato (USP)
  • Marcelo Faoro (UCS)
  • Marcelo Morandini (USP)
  • Marcelo Schots (UERJ)
  • Marcelo Yamaguti (PUC-RS)
  • Marcio Oyamada (UNIOESTE)
  • Marco Antonio Araujo (UFJF/IF Sudeste MG)
  • Marcos Chaim (USP)
  • Maria Istela Cagnin (UFMS)
  • Marilia Amaral (UTFPR)
  • Mario Dantas (UFJF)
  • Maxwell Guimarães de Oliveira (UFCA)
  • Mayron César de Oliveira Moreira (UFLA)
  • Melise Paula (UNIFEI)
  • Olinto Furtado (UFSC)
  • Patricia Cristiane de Souza (UFMT)
  • Patrícia Vilain (UFSC)
  • Paulo Parreira Júnior (UFLA)
  • Rafael Durelli (UFLA)
  • Raul Wazlawick (UFSC)
  • Renata Araujo (UNIRIO)
  • Renata Porto Vanni (IFSP)
  • Renata Teles Moreira (UFLA)
  • Renato Novais (IFBA)
  • Ricardo Choren (IME)
  • Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA)
  • Roberta Faoro (UCS)
  • Roberto Pereira (UFPR)
  • Rodolfo Resende (UFMG)
  • Rodrigo Monteiro (UFF)
  • Rodrigo Rebouças (UFPB)
  • Rodrigo Santos (UNIRIO)
  • Rogério de Carvalho (IFF)
  • Ronaldo Mello (UFSC)
  • Ryan Ribeiro de Azevedo (UFRPE)
  • Sarajane Peres (USP)
  • Saulo Villela (UFJF)
  • Scheila de Avila e Silva (UCS)
  • Sean Siqueira (UNIRIO)
  • Sheila Reinehr (PUCPR)
  • Simone Gueiber (UTFPR)
  • Soraia Prietch (UFMT)
  • Stênio Sã Rosário Soares (UFJF)
  • Tanara Lauschner (UFAM)
  • Tania Fatima Calvi Tait (FEITEP)
  • Thais Vasconcelos Batista (UFRN)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG)
  • Vanessa Nunes (UnB)
  • Vaninha Vieira (UFBA)
  • Victor Francisco Araya Santander (UNIOESTE)
  • Victor Stroele (UFJF)
  • Vinícius Sebba Patto (UFG)
  • Willian Watanabe (UTFPR)

Revisores Adicionais

  • Alberto Silva (UFBA)
  • Alessandro Machado de Araújo (UFG)
  • Ana Maria Amorim (UFBA)
  • André Ramos Moreira (USP)
  • André Luiz Moura (UFG)
  • Andre Furtado (UFSC)
  • Antonio Carlos Mariani (UFSC)
  • Arnaldo Vallim Filho (Mackenzie)
  • Brauner Oliveira (USP)
  • Bruno Sena (USP)
  • Camila de Oliveira (UFSCar)
  • Cristiane Aparecida Lana (USP)
  • Daliton da Silva (UFPE)
  • Demetrio Mestre (UFCG)
  • Diógenes Dias (USP)
  • Diego Araújo (UFCG)
  • Edhelmira Lima Medina (UFF)
  • Edmar André Bellorini (UNIOESTE)
  • Eduardo Alberto Felippsen (IFPR)
  • Elidiane Santos (IFBA)
  • Eliezer Dutra (UNIRIO)
  • Eliomar Lima (UFG)
  • Elisabete Ferreira (UFPR)
  • Ernani Dos Santos (UFSC)
  • Everton Gomede (UEL)
  • Fábio da Silva (USP)
  • Felipe Cordeiro (UNIRIO)
  • Felipe Machado (UFBA)
  • Fernando Gaffo (UEL)
  • Gabriel Silva (UFRPE)
  • Gabriel Ulian Briganó (UEL)
  • Gilmar Arantes (UFG)
  • Gliner Dias Alencar (IBGE/UFPE)
  • Hadriel Lima (Petrobras)
  • Igor Costa (UFPB)
  • Irapuan Noce (UFMT)
  • Jaziel Lobo (IFS)
  • Jean Martina (UFSC)
  • João Dovicchi (UFSC)
  • João Paulo Biazotto (USP)
  • Jorge Werner (UFSC)
  • Josiel Figueiredo (UFMT)
  • Katia Damaceno (USP)
  • Lígia Santos (USP)
  • Lívia Castro Degrossi (USP)
  • Leandro Miranda (UFF)
  • Leila Bergamasco (USP)
  • Leonardo Silva (UFMS)
  • Leonardo Pio Vasconcelos (UFF)
  • Livia Degrossi (USP)
  • Lucas Pereira da Silva (UFSC)
  • Luciana Chueri (UFRJ)
  • Lucilia Araki (UTFPR)
  • Luis Rivero (UFAM)
  • Luiz Gustavo de Souza (Amazon)
  • Luiz Fernando Assis (USP)
  • Marcus Carvalho (UESPI)
  • Maurício Galimberti (UFSC)
  • Maurício Souza (UFMG)
  • Mauricio Arimoto (UENP)
  • Monica Anastassiu (UNIRIO)
  • Natália Chaves Lessa Schots (UFRRJ)
  • Nelcileno Araujo (UFMT)
  • Rafael Testa (USP)
  • Raissa Barcellos (UFF)
  • Raul Castanhari (USP)
  • Renan Aranha (USP)
  • Ricardo Pedro (USP)
  • Roberto Rocha (USP)
  • Robson de Oliveira (UFRPE)
  • Rodrigo Bacurau (UNICAMP)
  • Rodrigo Fontes (UNIOESTE)
  • Rosemery Petter (UFMT)
  • Rubens Pereira (UFG)
  • Sérgio Barbieri (USP)
  • Sergio T. Carvalho (UFG)
  • Sidgley Andrade (UTFPR)
  • Thiago Nóbrega (UFCG)
  • Thiago Adriano Coleti (UENP)
  • Tiago Brasileiro (UFCG)

FESI

O Forum de Educação em Sistemas de Informação (FESI) tem por objetivo propiciar a discussão sobre a formação em Sistemas de Informação no âmbito da graduação e pós-graduação no Brasil. O FESI é realizado junto ao SBSI, sempre que questões relevantes para a formação em SI precisam ser discutidas com a comunidade de SI no Brasil.

Em 2017, a Diretoria de Educação da SBC concluiu a elaboração dos Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação no Brasil, incluindo os Referenciais de Formação para o Bacharelado em Sistemas de Informação. A elaboração dos Referenciais de Formação para os Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação foi realizada durante 2 anos, mediante participação intensa da comunidade de Sistemas de Informação, reunida nos eventos organizados pela Comissão Especial em Sistemas de Informação - SBSI, FESI e Escolas Regionais - e durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Acreditamos que o lançamento dos Referenciais de Formação pela SBC levou os cursos de SI no Brasil a refletirem sobre seus objetivos de formação, sobre as competências a serem desenvolvidas por seus egressos e sobre a composição de seus Projetos Pedagógicos de Curso.

No 2º semestre de 2017, a Diretoria de Educação da SBC assumiu nova meta de trabalho que trata da discussão da Formação em Pós-Graduação em Computação no Brasil.

O V FESI é uma iniciativa da Comissão de Educação da SBC e da Comissão Especial de Sistemas de Informação e tem como objetivo reunir coordenadores de cursos, professores e alunos para:

  • Compartilhar experiências de uso dos Referenciais de Formação em Sistemas de Informação. Os Referencias de Formação não pretendem ser um documento estático, mas um documento vivo, que se aperfeiçoa e enriquece com o compartilhamento das experiências de sua aplicação.
  • Iniciar as discussões sobre o que é formação em pós-graduação, em particular na área de Sistemas de Informação.

Se você é coordenador de curso, aluno ou professor de graduação ou pós-graduação em SI, participe do V FESI e contribua com as discussões e suas experiências. Você estará contribuindo para a definição das estratégias de educação em SI no país.

Detalhes sobre a programação em breve.

Comitê organizador (em formação)
Renata Araujo (UNIRIO)
Alexandre Cidral (UNIVILLE)
Marcos Eduardo Casa (UCS)

Minicursos

Datas Importantes

  • Submissão de propostas até: 05/02/2018 prorrogado até 05/03/2018
  • Notificação aos Autores: 09/04/2018
  • Entrega da Versão Final: 23/04/2018
  • Entrega dos slides: 14/05/2018

Apresentação
Minicursos são eventos de curta duração que visam apresentar uma visão geral de um tópico de pesquisa ou tecnologia que seja de interesse da comunidade de Sistemas de Informação, de forma que o ouvinte tenha a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e também de extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática.

Convidamos então a comunidade à proposição de minicursos para a décima quarta edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2018). Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados, e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio.

Escopo e Público-alvo
Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2018 têm como público-alvo estudantes de graduação (preferencialmente) e de pós-graduação, além de profissionais da indústria, e podem cobrir tanto conceitos e aspectos fundamentais (minicursos introdutórios) como tecnologias emergentes (minicursos avançados) em Sistemas de Informação. Os minicursos deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio, e será dada preferência a minicursos no tema do SBSI 2018: Sistemas de Informação, Negócios e Pessoas. Também será dada preferência a minicursos com caráter mais prático, que, em suas propostas, destaquem estratégias para torná-los mais dinâmicos e para fomentar a interação entre instrutores e estudantes. O objetivo é evitar que os minicursos sejam baseados apenas em estratégias expositivas.

Submissão de Propostas
As propostas de minicursos deverão ser enviadas eletronicamente através da Trilha "SBSI 2018 - Minicursos" na plataforma JEMS.

A submissão dos minicursos ocorrerá em duas fases. Na primeira fase, uma proposta do minicurso deverá ser apresentada para avaliação e, na segunda fase, o conteúdo do minicurso deverá ser submetido (texto e slides).

Formato
Na primeira fase, a proposta do minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter no máximo 4 páginas (formato de artigos da SBC), incluindo as seguintes informações:

  • Título, autores e filiação do(s) autor(es);
  • Resumo com no máximo 200 palavras;
  • Descrição incluindo objetivos e requisitos técnicos (equipamento e "software"), indicando o escopo (introdutório ou avançado);
  • Metodologia/abordagem didática a ser empregada;
  • Tempo para a realização do minicurso (de 4 ou 8 horas);
  • Relevância para o SBSI 2018;
  • Esboço contendo os tópicos principais e o conteúdo programático;
  • Referências bibliográficas principais;
  • Idioma em que será ministrado (Português ou Inglês);
  • Biografia curta do(s) autor(es).

Cada minicurso selecionado deverá ter como versão final um texto que será publicado como capítulo de um livro online, no formato de artigos da SBC: de 20 a 30 páginas, para minicursos com duração de quatro horas; ou de 30 a 40 páginas, para minicursos com duração de oito horas. Capítulos em português também devem conter título e resumo em inglês. Os autores deverão autorizar a publicação do resumo do minicurso no website do evento. A apresentação de cada minicurso será dividida em sessões de duas horas de duração. Os slides serão disponibilizados em mídias digitais juntamente com os Anais do evento e/ou no website.

Tradicionalmente, o SBSI tem conseguido financiar o transporte (dentro do Brasil) e hospedagem de um dos autores dos minicursos aceitos. A organização tentará viabilizar este apoio novamente nesta edição, embora seja responsabilidade inicial dos autores proponentes garantirem a sua inscrição e presença no evento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Minicursos do SBSI 2018:
Rodrigo Santos (UNIRIO) - rps@uniriotec.br
Andre Luis Martinotto (UCS) - almartin@ucs.br

Comitê de Programa

  • Alexandre Cidral, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Andre Martinotto, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Carla Merkle Westphall, Universidade Federal Santa Catarina (UFSC)
  • Carlos Alberto Vieira Campos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Carlos Eduardo Santos Pires, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Claudia Cappelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Clodoaldo Lima, Universidade de São Paulo (USP)
  • Daniel Notari, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Daniela Barreiro Claro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Debora Paiva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Denis Silveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Edmundo Spoto, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Elvis Fusco, Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM)
  • Emanuel Coutinho, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Flavia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávio Soares Corrêa da Silva, Universidade de São Paulo (USP)
  • Geraldo Xexéo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Glauco Carneiro, Universidade Salvador (UNIFACS)
  • Jonice Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Jorge Barbosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • José Maria David, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Juliano Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lais Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leonardo Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leticia Peres, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciano Digiampietri, Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucineia Heloisa Thom, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Istela Cagnin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Márcio Barros, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Morganna Diniz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Patricia Vilain, Universidade Federal Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Sérgio Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Regina Braga, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Ricardo Choren, Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Rodolfo Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rodrigo Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

WICSI

Datas Importantes

  • Submissão de artigos até: 05/02/2018 prorrogado até 05/03/2018
  • Divulgação dos resultados: 09/04/2018
  • Submissão da versão final: 16/04/2018

Apresentação
O Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI) é um evento nacional que visa a divulgação de trabalhos de pesquisa em nível de Graduação na área de Sistemas de Informação (SI). O objetivo do WICSI é incentivar o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e, para tanto, busca estimular a comunidade de SI a apresentar seus trabalhos nos vários tópicos de interesses do SBSI.

O público-alvo do WICSI são alunos de graduação que desejem apresentar seus trabalhos e projetos de pesquisa em andamento ou recém-concluídos. Projetos de iniciação científica que foram concluídos em 2017 podem ser submetidos, mesmo que o aluno tenha se formado no segundo semestre de 2017.

A audiência deste workshop terá a oportunidade de participar de um importante fórum dedicado à apresentação e discussão de pesquisas realizadas por estudantes de graduação na área de SI. A meta é estimular a integração de estudantes de graduação, bem como com alunos de pós-graduação, com membros da academia e da indústria, além de dar visibilidade aos potenciais pesquisadores e profissionais junto à comunidade acadêmica e iniciativa privada.

O WICSI acontece como parte do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que é um evento voltado à apresentação de trabalhos científicos e à discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários que atuam na área. O programa do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops.

Instruções para Submissão ao WICSI 2018
Os artigos submetidos ao WICSI 2017 são limitados a 4 páginas, incluindo abstract, resumo, figuras, tabelas e referências. Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês e devem ser enviados em formato PDF. No caso de artigos em Português, deve ser incluído o Abstract em inglês, além do Resumo.
  • O formato obrigatório do artigo é o Modelo para Publicação de Artigos da ACM - ACM SIG Proceedings Templates.
  • O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia de Pesquisa, Resultados e Conclusão. Os orientadores e co-orientadores também devem ser registrados como autores do artigo.
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double-blind review) e qualquer proposta será analisada no mínimo por dois revisores. Assim, TODA e qualquer referência que identifique a proveniência do artigo (tais como nome dos autores, nome de projetos, de ferramentas e citações de artigos que identificam os autores) deve ser removida da versão de submissão e substituída por "removed for double-blind review". Estas informações deverão ser incluídas na versão final, caso o artigo seja aceito.
  • As submissões devem ser feitas pelo sistema JEMS. Serão desconsideradas as submissões em arquivos de formato diferente do PDF, artigos com identificação dos autores e aquelas que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.

Condições para Publicação dos Trabalhos Aceitos nos Anais
Os artigos aceitos serão publicados em seção específica dos anais do SBSI 2018, condicionados à inscrição do estudante de graduação. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados durante o workshop, por meio de apresentação oral e/ou pôster, de acordo com a avaliação final do comitê de programa.

Coordenação do WICSI 2018
Sofia Costa Paiva (sofia@ufsj.edu.br, UFSJ)
Fabiano Larentis (flarenti@ucs.br, UCS)

Comitê de Programa

  • Adler Diniz de Souza, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Carlos Silva, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Celia Ralha, Universidade de Brasília (UnB)
  • Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Cristiane Bastos Rocha Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Daniel Kaster, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Diego Colombo Dias, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Eduardo Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elisa Huzita, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Elisa Tuler de Albergaria, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Ellen Francine Barbosa, Universidade de São Paulo (USP)
  • Fabiana Mendes, Universidade de Brasília (UnB)
  • Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Fischer Jonatas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Isabel Cafezeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ivan Machado, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leonardo Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Luanna Lopes Lobato, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Luiz Loja, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Marcello Thiry, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Marcelo Morandini, Universidade de São Paulo (USP)
  • Matheus Viana, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Maurício Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Merisandra Cortes de Mattos Garcia, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Rafael Durelli, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Ramon Gomes Costa, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Renato Fileto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Roberto Willrich, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rodrigo Monteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rodrigo Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Sofia Costa Paiva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Vinicius Ruela Pereira Borges, Universidade de Brasília (UnB)
  • Vinicius Garcia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vinicius Durelli, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

WTDSI

Datas Importantes

  • Submissão de artigos até: 05/02/2018 prorrogado até 05/03/2018
  • Divulgação dos resultados: 09/04/2018
  • Submissão da versão final: 16/04/2018

Apresentação
O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. As pesquisas em Sistemas de Informação combinam aspectos multidisciplinares das áreas da Ciência da Computação, Matemática, Ciência da Informação, Administração, Comportamento Organizacional, entre outras. A aplicação dos diversos domínios do conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os Sistemas de Informação é o que motiva a realização deste evento.

O Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Sistemas de Informação, desenvolvidos nos programas de pós-graduação no Brasil. O seu objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, em que os alunos possam ter uma avaliação dos seus trabalhos por pesquisadores experientes em Sistemas de Informação.

Os participantes terão acesso a um panorama representativo da pesquisa em Sistemas de Informação no país, estimulando a integração e a cooperação de pesquisadores nessa área e oferecendo maior visibilidade às pesquisas em andamento para as comunidades acadêmica e industrial.

Devem ser submetidos trabalhos que versem sobre pesquisas em andamento. Pesquisas concluídas ou em fase de conclusão não serão aceitas.

Instruções para Submissão ao WTDSI 2018

Os autores deverão submeter dois documentos:
1. Ficha de Pesquisa, contendo uma descrição sucinta dos principais aspectos do trabalho com no máximo 2 (duas) páginas, utilizando a Ficha de Pesquisa do WTDSI.
2. Artigo (resumo estendido) contendo, no máximo, 3 (três) páginas para trabalhos de Mestrado e, no máximo, 4 (quatro) páginas para trabalhos de Doutorado. Todos devem estar no formato do Modelo para Publicação de Artigos da ACM. O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da sua contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução, Apresentação do problema, Proposta de solução, Projeto de avaliação da solução, Atividades já realizadas e Conclusão.

Os artigos e as fichas de pesquisa podem ser escritos em Português ou Inglês. Os 2 arquivos (Ficha + Artigo) devem estar em formato PDF. Serão desconsideradas as submissões em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas ou que violem as instruções de formatação. As submissões devem ser feitas pela trilha "SBSI 2018 - WTDSI" no sistema JEMS da SBC.

Apresentação e Publicação
Os artigos aceitos serão publicados em seção específica dos anais do SBSI 2018, condicionados à inscrição (tipo "Estudante de Pós-Graduação" ou "Efetivo", caso também tenha um artigo aceito no SBSI 2018), do aluno. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados pelos alunos durante o Workshop. Nesta ocasião, eles receberão opiniões e críticas construtivas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por pesquisadores da área de Sistemas de Informação, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa e a integração entre alunos e professores, de forma a delinear áreas de atuação para trabalhos futuros. Também é esperado que os estudantes interajam entre si e com os pesquisadores presentes, assistam apresentações de artigos e palestras, bem como participem de outras atividades do evento, tais como eventos sociais.

Tópicos de interesse do WTDSI 2018
Os tópicos sugeridos para trabalhos submetidos ao WTDSI 2018 são os mesmos da trilha regular do SBSI 2018:

São esperadas contribuições que abordem o tema principal do evento - "Sistemas de Informação, Negócios e Pessoas", bem como os grandes temas de desafios da pesquisa em SI definidos pela comunidade de pesquisa em Sistemas de Informação. Clique aqui para acessar o E-Book.

Coordenação do WTDSI 2018
Davi Viana (davi.viana@lsdi.ufma.br, UFMA)
Cíntia Paese Giacomello (cpaese1@ucs.br, UCS)

Comitê de Programa

  • Alex Barradas Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ana Carolina Inocêncio, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Ana Paula Vilela, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Carlos Santos Jr, Universidade de Brasilia (UNB)
  • Celia Ralha, Universidade de Brasilia (UNB)
  • Claudia Cappelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Daniel de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Edmir Prado, Universidade de São Paulo (USP)
  • Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fernanda Lima, Universidade de Brasilia (UNB)
  • Geraldo Braz Junior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Heitor Costa, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Igor Wiese, Universidade Tecnológica Federal do Parana (UTFPR)
  • Jairo Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Jonice Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Leonardo Azevedo, IBM Research Brazil & Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Luis Rivero, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Marcelo Morandini, Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcia Henke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcos Wagner Souza Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Melise Paula, Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI)
  • Neide Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rafael Durelli, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rodrigo Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sarajane Peres, Universidade de São Paulo (USP)
  • Sean Siqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sofia Paiva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Vera Werneck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

EISI

Datas Importantes

  • Submissão de cases e pitchs até: 27/04/2018
  • Divulgação dos resultados: 14/05/2018
  • Submissão da versão final: 20/05/2018

O Encontro de Inovação em SI (EISI) é uma proposta do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), com objetivo de possibilitar o contato, discussão e alinhamento de visões entre os desafios e soluções inovadoras encontrados pela Comunidade Científica, pelo Governo, pela Indústria e pela Sociedade.

Nesta quinta edição do evento, o EISI terá como foco a inovação sob diferentes perspectivas - inovação de modelo de negócio, inovação de processo, inovação tecnológica, inovação de produtos ou serviços e inovação organizacional. Por meio de palestras, oficinas, apresentações de cases de inovação e pitchs de empresas, o EISI pretende incentivar a interação e fomentar a discussão e trocas de experiências sobre esses diferentes temas.

Quem está convidado?
Estimulamos a participação de empreendedores, empresários, startups, alunos e professores de cursos de Sistemas de Informação, representantes de instituições governamentais ou órgãos públicos e todos aqueles apaixonados por inovação e empreendedorismo podem se inscrever para participar do evento e contribuir com as discussões.

Como eu posso participar?
O EISI deste ano abrirá espaço para startups, empreendedores, empresas e instituições científicas e tecnológicas apresentarem seus Cases em Inovação (nos casos em que já existem resultados) e Pitchs (nos casos de proposições de criação de novos negócios ou produtos). As submissões serão analisadas pelo Comitê Técnico do evento, formado por membros do ecossistema de inovação.

Para selecionar os cases mais inovadores, o Comitê Técnico irá considerar a aderência ao tema central do evento - Inovação sob Diferentes Perspectivas - originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto, resultados e clareza do texto de apresentação do case. Os cases selecionados serão apresentados e discutidos como parte do evento.

Para as proposições inovadoras serão selecionados os modelos de negócio considerando a oportunidade, o mercado, o canvas, os diferenciais, a solução e a equipe. Os modelos de negócio selecionados serão apresentados através de pitchs de 05 minutos à banca de especialistas, que oferecerá feedbacks aos participantes, como parte do evento.

Em ambos os casos, as propostas serão avaliadas principalmente do ponto de vista de seu potencial para inovação, o potencial interesse das empresas e do mercado; seu alinhamento com a área de Sistemas de Informação; a clareza de sua descrição; e a experiência da equipe proponente com a área de pesquisa.

Instruções para Submissão
Alguns aspectos devem ser observados durante a submissão dos trabalhos:

  • Serão aceitas submissões em Português ou Inglês.
  • As submissões devem seguir o modelo Case de Inovação ou Pitch.
  • Apenas serão aceitas propostas submetidas em PDF e respeitando o limite máximo de 04 páginas.
  • As submissões devem ser feitas pelo sistema JEMS (SBSI 2018 - Encontro de Inovação em Sistemas de Informação (SBSI 2018 - EISI)
  • Serão desconsideradas as submissões em formato diferente do PDF, que excederem o número máximo de páginas ou que violem as instruções de formatação.

Como será a agenda?
O EISI acontecerá ao longo da segunda-feira (4 de junho de 2018) no escopo do SBSI em Caxias do Sul.
Detalhes sobre programação do evento após a etapa de seleção dos trabalhos.

Como eu acompanho as novidades e fico por dentro?
Curta o SBSI 2018 no Facebook e fique por dentro de todas as notícias sobre o lançamento da chamada do EISI e a agenda definida.

Quem pode me dar mais informações?
Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato com a coordenação do EISI 2018 pelos emails abaixo.

Coordenação do EISI 2018
Andréa Magalhães (UFF - andrea@ic.uff.br)
Roberta Faoro (UCS - rbrodrig@ucs.br )

Comitê Técnico do EISI 2018 (em formação)
Alexandre Lopes (SENAI-CETIQT)
Danton Coelho (SPINAFRE) 
Fabio Dias (Exablack) 
Juliana Jansen (IBM Research) 
Mariana Doria (SENAI-CETIQT) 
Norma Guimarães (Incubadora UFF)
Pedro Pisa (Kendoo) 
Priscila Engiel (PUC-Rio) 
Renata Araujo (UNIRIO)