Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais

Última modificação em 19/04/2024.

PROJETOS


Transposição didática do Modelo para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso para o ensino da compreensão leitora na Educação Básica

Descrição
A investigação tem por objeto a elaboração de uma proposta para a transposição didática da Teoria dos Blocos Semânticos, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e Marion Carel, para o ensino da compreensão leitora a aprendizes do Ensino Fundamental, uma vez que a leitura é uma das vias de acesso ao conhecimento e aos processos culturais produzidos pela sociedade global, bem como, consoante Lévi-Strauss (2008, p. 80), é uma "condição da cultura". Nesse sentido, a pesquisa parte do pressuposto de que uma leitura proficiente é aquela que viabiliza a compreensão dos encadeamentos argumentativos que, interconectados, constituem o sentido do discurso como unidade semântica de nível complexo. Portanto, a finalidade maior do estudo é contribuir para a qualificação do processo de desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora (mais especificamente, a compreensão sintética) dos leitores aprendizes do referido nível de ensino, por meio da concepção semântico-linguística do discurso, devidamente transposta para o universo escolar e que potencialize a interação desses sujeitos com o contexto cultural em que se inserem. É pelo uso proficiente da língua (principalmente pela leitura) que o sujeito aprendiz acessa o conhecimento historicamente produzido pela humanidade e interage com a arte e a história sociopolítico cultural de qualquer povo. Já que a habilidade de ler - seja o discurso que for, tenha o sujeito leitor a idade/escolaridade que tiver - é essencial à constituição de um verdadeiro cidadão, este estudo tem como finalidade científica e social uma compreensão leitora qualificada a ponto de possibilitar ao leitor interagir com a intrincada rede de interconexões semânticas que compõem um discurso, analisando-a e sintetizando-a, de modo a efetivamente entender o que lê, (re)constituindo o sentido do discurso lido.
Coordenação
Profa. Dra. Tânia Maris de Azevedo
Início
2024

Leitura do texto didático digital: desenvolvendo a compreensão leitora no ensino superior

Descrição
Este estudo tem como objetivo discutir propostas de estratégias de desenvolvimento da compreensão leitora que sejam adequadas à leitura do texto didático em suporte digital, com base na análise do impacto de distintos suportes na compreensão de textos dessa natureza por estudantes do ensino superior. Sua justificativa se dá pela observação de que as práticas de leitura estão migrando para suportes digitais, em especial também aquelas voltadas ao texto didático. Desse modo, esse fenômeno parece ter relação com processos distintos de leitura e compreensão. Por meio da aplicação de um teste de compreensão leitora de um texto didático em suporte impresso e de sua réplica em suporte digital em grupos selecionados de leitores estudantes do ensino superior, será feita uma análise dos dados obtidos à luz, majoritariamente, da Teoria do Interacionismo Sociodiscursivo. A partir dessa análise, buscar-se-á determinar que características distintivas do suporte textual impactam em níveis diferentes de compreensão leitora do texto didático. Em seguida, discutir-se-ão o impacto dessas características distintivas na compreensão leitora e possíveis propostas de estratégias de desenvolvimento de compreensão leitora voltadas a textos dessa natureza.
Coordenação
Prof. Dr. Diego Chiapinotto
Início
2024

Compreensão desde uma perspectiva hermenêutica

Descrição
Na presente pesquisa objetiva-se investigar em que medida uma análise convergente de noções como uso da linguagem, análise do contexto, consciência histórica, distância temporal, fusão de horizontes e autonomia do texto, desenvolvidas por Wittgenstein, Gadamer e Ricoeur, possibilita a qualificação da compreensão de sentido de um discurso, seja ele oral ou escrito. Pensar em uma análise que parte do próprio uso da linguagem e que insere o sujeito e o contexto de uso nessa análise foi o que fez de Wittgenstein, em certo sentido, um pioneiro na análise pragmática da linguagem, com a obra Investigações filosóficas. Gadamer, por sua vez, enfatiza o fato de a linguagem não ser um mero instrumento de comunicação, mas o medium no qual somos e vivemos. A cultura, a tradição e a história são componentes constitutivos do sujeito assim como os pré-juízos são subjacentes ao movimento de compreensão. O ato hermenêutico da compreensão, assim, é inevitavelmente carregado de pressuposições, as quais requerem constantemente revisões através da distância temporal. Paul Ricoeur desenvolveu a questão do texto como meio no qual o leitor se constitui provocando projeções, memórias, estranhamentos, reconhecimentos e, de alguma maneira, a compreensão de si, do mundo e dos outros por meio de uma reflexão ontológica preparada por considerações linguísticas, semânticas, pragmáticas e hermenêuticas. Tal interpretação acontece no encontro, na experiência entre o sujeito e a coisa do texto, para usar uma terminologia gadameriana, ou entre o sujeito e o mundo da obra, nas palavras de Ricoeur. O acontecimento do discurso é o fato de ele ocorrer temporalmente no presente, diferentemente do sistema da língua o qual é virtualmente fora do tempo; nesse sentido, pode-se falar de uma instância do discurso. Em Ricoeur, a apropriação é o oposto da contemporaneidade, de um movimento sincrônico, sendo compreensão à distância, pois a linguagem, na medida em que ganha corpo tornando-se escrita, ganha também autonomia em relação à intenção do seu autor, possibilitando que o mundo do texto se desprenda de sua singularidade e se abra à leitura de diferentes contextos sociais e culturais.
Coordenação
Profa. Dra. Jaqueline Stefani
Início
2024

Linguagem e corporeidade

Descrição
Através deste projeto pretende-se estabelecer uma correlação entre a linguagem corporal, aqui entendida como um discurso de natureza não-verbal, com a linguagem verbal. Sabe-se que qualquer discurso acerca do corpo jamais pode ser neutro, isso implica escolhas conceituais e teóricas. Como linguagem, o corpo suscita uma série de questões, desde as perspectivas históricas, relações de poder até o papel central que ocupa na atividade artística contemporânea. Sabe-se também que qualquer abordagem acerca do corpo, seja filosófica, ideológica ou teológica. Ao mesmo tempo, o corpo proclama a vida e suas possibilidades infinitas e, com a mesma intensidade, sua essencial finitude. Esta pesquisa tem caráter interdisciplinar dialogando entre as áreas de Linguística, Filosofia e Dança. Para tanto, a questão que permeia a pesquisa é se é possível falar em discurso corporal e sua relação com o discurso não-verbal. O caráter interdisciplinar do Linguagens do Corpo estará fundamentado pela perspectiva da Desconstrução (Jacques Derrida), Estudos do Corpo (Michel Bernard), discurso e relações de poder (Michel Foucault) e habitus (Pierre Bourdieu) entre outros.
Coordenação
Profa. Dra. Veronica Pilar Gomezjurado Zevallos
Início
2022

ELIN II

Descrição
Inserido na área da Linguística Aplicada, este projeto tem como objeto o ensino e a aprendizagem de língua. Para isso, volta-se para o estudo dos documentos que norteiam o ensino no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), em seus fundamentos para os processos de ensino de língua, tendo como base teórica a Linguística do Texto, em especial, suas noções de texto, contexto, cotexto, coesão, coerência e referenciação, aliada à Psicolinguística. Nesta etapa, visa-se a propor formas de criar situações enunciativo-discursivas, capazes de qualificar o desenvolvimento das habilidades pressupostas pela produção escrita, a partir da língua em uso, nas quais a Linguística do Texto e a Psicolinguística, associadas às diversas práticas socioculturais dos aprendizes, colaborem com o trabalho dos professores em sala de aula.
Coordenação
Profa. Dra. Carina Maria Mechiors Niederauer
Início
2019

A Linguística de Corpus e a Abordagem Lexical na construção de propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de escrita de textos acadêmicos em Língua Inglesa

Descrição
Este projeto propõe a construção de propostas pedagógicas como exercícios específicos a serem inclusos em oficinas para o desenvolvimento de habilidades de escrita acadêmica em Língua Inglesa; os critérios de elaboração dos exercícios serão baseados em uma comparação entre semelhanças e diferenças encontradas nas unidades fraseológicas que caracterizam os movimentos retóricos do texto acadêmico (SWALES, 2004) de duas fontes: uma, o repositório de teses e dissertações da Universidade de Caxias do Sul, mais especificamente abstracts de textos que são apresentados em Inglês e Português, das áreas de Linguística, Literatura e Educação. A outra, uma ferramenta já existente, o Manchester Phrasebank, um banco de fraseologias online de acesso gratuito que auxilia o escritor de textos acadêmicos em Língua Inglesa a conduzir os movimentos retóricos do abstract, sugerindo variadas fraseologias adequadas em Língua Inglesa. Estudos anteriores (CARSON; NELSON 1996; LEWIS 2001; MANCHÓN 2009; SHELDON 2011) já discutiram sobre a escolha da combinação lexical para a realização dos movimentos retóricos em textos poder se diversificar por fatores culturais inerentes à língua materna dos autores de textos em Inglês que não são falantes nativos. A extração das unidades fraseológicas dos textos do repositório será conduzida com ferramentas da Linguística de Corpus (BERBER-SARDINHA, 2004), como o AntConc. A comparação possivelmente resultará em critérios e características interessantes que possam indicar formas de construção de propostas pedagógicas, através de exercícios a serem utilizados em oficinas para o trabalho com a escrita acadêmica em Língua Inglesa, a fim de auxiliar os professores e alunos da comunidade acadêmica a divulgar seu trabalho de pesquisa com maiores chances de publicação em revistas acadêmicas internacionais.
Coordenação
Profa. Dra. Sabrina Bonqueves Fadanelli
Início
2017