Anadir Roveda
> Plano de trabalho
Anadir Roveda
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Possui graduação em Administração de Empresas (1995) e Ciências Contábeis (1998) pela Universidade de Caxias do Sul, Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (1998) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul no curso de Administração. Atua como consultor empresarial na área de finanças e estratégia, atuou como consultor do programa de redes de cooperação e extensão empresarial do Estado do Rio Grande do Sul, convênio UCS/SEDAI. Atuou em IES da região em cargos de gestão: direção de unidade de negócio, coordenação de curso de graduação e pós graduação. Coordenou programa de extensão UCS tec nas escolas. Participou do programa UCS Minha Escolha. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de investimentos, gestão do capital de giro, orçamento empresarial, gestão de custos, mercado de capitais, gestão estratégica, gestão escolar, competitividade, inovação, contabilidade gerencial, redes de cooperação e empreendedorismo.
Resumo da Proposta de Trabalho
Alinhar as ações estratégicas da Área de Conhecimento das Ciências Sociais as diretrizes estratégicas da UCS: fundamental para a área contribuir para o resultado da Instituição. Buscar uma integração mais eficaz entre os diversos cursos e unidades de negócio que compõe a área: existe ainda no centro muita diferença nas práticas realizadas pelas unidades e as boas práticas nem sempre são socializadas. Adequação da estrutura da área as novas realidades do mercado: o mercado mudou e temos que nos adaptar a esse novo contexto, reestruturar algumas áreas e rever unidades de negócio/ cursos. Além de revisar se o perfil docente está correspondente a essas novas necessidades. Incentivo a capacitação e atualização dos professores: precisamos de uma equipe de professores que atuem em várias frentes: extensão/graduação/ pós graduação, além de atuarem no presencial e EAD.
A instituição possui órgãos que dão suporte a esse desenvolvimento, é preciso sensibilizar os professores de que isso é um ponto crucial para a permanência e competitividade da instituição. Otimizar o uso da estrutura existente: A área possui estruturas com altos custos de manutenção que são utilizadas apenas para atividades muito específicas, que se repensadas podem gerar novas receitas e contribuir para qualificação de mais unidades de negócio/cursos. Adequar a forma com que os produtos/serviços são comunicados ao mercado: entendo que a instituição implantou uma área comercial e que deve estar dando resultado, porém alguns produtos/serviços precisam de estratégias específicas, o marketing digital pode ajudar nesse processo. Buscar parcerias externas e melhorar a visibilidade das atividades da área: estar presente na sociedade, atender demandas de setores produtivos, bem como da mídia entre outros atuantes no mercado. Capacitar a gestão das unidades de negócio/cursos: otimizar e integrar processos internos. Implantar uma gestão baseada em resultados. As pessoas de bom desempenho precisam ser reconhecidas e incentivadas. Incentivar a criação de novas unidades de negócios criadas de forma inovadora e disruptiva. Entender e se adequar as novas necessidades nos nossos alunos (clientes): buscar canais eficazes de comunicação, com o intuito de reduzir a evasão e desistência. Bem como ajudar eles a atingirem seus objetivos. Ajudar a Instituição a estabelecer um modelo de governança compatível com a realidade de um mercado competitivo. Implantar modelo na área.
Fábio Verruck
> Plano de trabalho
Fábio Verruck
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Pós-Doutorado em Tecnologia da Informação na École de Technologie Supérieure (ETS - Montréal). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na University of British Columbia (UBC). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Estratégias de Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharel em Administração de Empresas e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista no programa Top China, com a realização de intercâmbio de um mês na Shanghai Jiao Tong University, SJTU. Bolsista no UCLA Negotiations Program, programa de negociação para líderes universitários na University of California - Los Angeles. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do Curso de Comércio Internacional desde 2010.
Resumo da Proposta de Trabalho
Detalhamento das principais ações propostas
Perspectiva Financeira
Ações propostas:
1. Criar um plano de redução de custos em processos e fornecimento, de maneira a garantir a eficiência e evitar a necessidade de novas adequações de pessoal.
2. Diversificar a geração de receitas no âmbito da área do conhecimento, utilizando competências e potencialidades atuais e aproveitando a capacidade ociosa.
Perspectiva Sócio-Ambiental
Ações propostas:
1. Aumentar a interação com diferentes órgãos e entidades não governamentais, de maneira a fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para o autodesenvolvimento sustentável da sociedade.
Perspectiva Clientes
Ações propostas:
1. Criar e adaptar as ofertas de serviços educacionais à nova realidade social, buscando atender aos pressupostos de dinamismo e vanguarda, de forma a garantir a manutenção da UCS como instituição de excelência.
2. Trabalhar o sentimento de afetividade com os diversos cursos para reforçar o vínculo de alunos e ex-alunos com a área e aumentar o seu orgulho por fazer parte da instituição.
3. Reforçar os objetivos de formar pessoas de sucesso, independente de sua atuação profissional, a partir de exemplos de ex-alunos.
Perspectiva Pessoas
Ações propostas:
1. Promover um clima organizacional adequado e garantir um ambiente voltado à valorização da iniciativa, do auto-aprimoramento e do comprometimento com os objetivos organizacionais.
2. Criar um ambiente de estímulo às ideias inovadoras, ao empreendedorismo organizacional e à responsabilidade com foco nos resultados.
Perspectiva Processos Internos
Ações propostas:
1. Promover a otimização dos processos de maneira a torná-los ágeis e eficientes através da implementação de políticas de mapeamento de processos e 5S's.
João Vicente Godolphim
> Plano de trabalho
João Vicente Godolphim
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Possui Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência em gestão de equipes com foco em resultado, consultoria empresarial, estratégia empresarial, posicionamento mercadológico e formação e desenvolvimento de equipes. Presidente da ADUCS - Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (2017-1019) e seu atual Vice-Presidente.
Resumo da Proposta de Trabalho
Sinto-me preparado para assumir a direção da Área do Conhecimento de Ciências Sociais da UCS, considerando minha experiência, liderança e conhecimento acadêmico para tal cargo de relevância e de responsabilidade, além dos critérios exigidos no Edital no 01/2020 - CONSUNI. Quero ser Diretor da Área de Ciências Sociais e meus compromissos se expressam de forma estratégica e operacional em quatro dimensões:
1. Econômico-financeira (meios). Para isso:
- Gerir e aprimorar o orçamento da unidade.
- Trabalhar para dar andamento, concluir e desenvolver projetos.
2. Comunicação e organização das formas de trabalho (meios). Para isso:
- Desenvolver uma profunda integração entre todos os professores, aproveitando suas competências e experiências dentro e fora da UCS.
- Promover reuniões com o corpo docente, discente e administrativo da Unidade, para planejar as ações e informar sobre o andamento das questões da Unidade e da Instituição.
- Conduzir a gestão dos docentes de forma colegiada.
- Representar as SOCIAIS perante a comunidade, entidades e municípios em ações para apresentar seu potencial e fortalecer a sua imagem.
3. Atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação (fins). Para isso:
- Atuar na gestão das atividades relativas a ensino, pesquisa e extensão.
4. Sustentabilidade (governança). Para isso:
- Inserir uma ação potente.
Marcelo Faoro de Abreu
> Plano de trabalho
Marcelo Faoro de Abreu
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade de Caxias do Sul (2014), Especialista em Ensino e Pesquisa pela Universidade de Caxias do Sul (1998) e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1996). Atuou em diversos cargos administrativos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) como Coordenador de Extensão da PRAC, Diretor do Campus Universitário de Vacaria, Coordenador de Cursos de Graduação, dentre outros. Atualmente é Professor Titular I na UCS, atuando na Assessoria de Planejamento e Orçamento da Reitoria, Assessoria ao Gabinete do Reitor, Assessoria à Pró-Reitoria Acadêmica, Gestão da Escola de Gastronomia, participa de diversos comitês, comissões e grupos de trabalho. Tem experiência e atuação acadêmica nas áreas de marketing, custos, operações e sistemas de informação.
Resumo da Proposta de Trabalho
A direção da Área de Conhecimento de Ciências Sociais é um grande desafio, tanto pelo seu tamanho quanto pela diversidade de cursos e subáreas, e, principalmente, neste momento crítico e de grande transformação para toda a sociedade, requer experiência, planejamento, atitudes positivas e conciliadoras. Fundamenta-se esta proposta nas quatro diretrizes institucionais: "Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional".
Buscar-se-á a integração e complementaridade e a não fragmentação, uma vez que a área é muito rica em conhecimento e recursos humanos, os quais deverão se integrar de forma mais ampla e profunda a fim de potencializar as suas forças.
O grande patrimônio da UCS é a sua comunidade acadêmica, composta pelos estudantes, professores e funcionários. A sua existência não faz qualquer sentido se ela não proporcionar condições para que as pessoas realizem seus projetos de vida, seus sonhos, sua qualificação.
Nossa proposta visa estabelecer ambientes saudáveis de convívio, de trabalho e estudo, de forma que todos possam ter voz, que o diálogo e a busca por soluções conjuntas seja a rotina, que a diversidade de opiniões seja respeitada e utilizada como alavanca para o crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo.
Como principais ações destaca-se:
a) Implantar e consolidar o novo modelo de oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu;
b) Consolidar os programas de Pós-Graduação Stricto, visando a busca pela excelência, tanto nacional quanto internacional;
c) Promover a integração dos estudantes de graduação e pós-graduação;
d) Integrar, de forma mais efetiva, a programação acadêmica entre todos os campi onde há oferta de cursos da Área;
e) Fomentar a relação com a sociedade por meio de projetos e programas de resolução de problemas como recursos de aprendizagem;
f) Criar estratégias como foco na empregabilidade dos alunos e egressos;
g) Ampliar, de forma significativa, a utilização das unidades de negócios como efetivos ambientes de aprendizagem e campos de estágio;
h) Estruturar programas de cursos de extensão para as diferentes subáreas como forma de potencializar a oferta e realização dos mesmos;
i) Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Sidnei Alberto Fochesatto
> Plano de trabalho
Sidnei Alberto Fochesatto
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Formado em Administração de empresas (UCS, 1992; Especialização em Gestão da Qualidade (UCS, 1995); Mestre em Administração (UFRGS, 2001); Foi Gestor, em empresas do Setor metalmecânico e empresário do setor metalmecânico em Caxias do Sul; Professor da UCS há 23 anos; Membro do CONSUNI (2018-2020); Professor de Cursos Lato Sensu (Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Carreira e Capacitação, Liderança e Gestão do Conhecimento, orientador de Artigos; Criou e atuou como Coordenador do Programa de Educação Corporativa do CCSA; É Coordenador dos MBAs em Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Lideranças e Gestão Estratégica de Pessoas; Atuou como Coordenador dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e do curso em Gestão de Pessoas; Foi Coordenador do Curso Sequencial em PMEs; Foi de Chefe do Departamento do Curso de Administração da UCS; Membro da Escola de Liderança (UCS); Atuou como Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração do RGS - CRA/RS e Delegado Regional; Foi como Vice-Presidente de Patrimônio do Recreio da Juventude;
Resumo da Proposta de Trabalho
A gestão da Unidade deve ser balizada por princípios que deverão estar alinhados com o PDI da Universidade. Nesse sentido, os princípios propostos e que serão cotidianamente perseguidos em nossa gestão, serão: Ética; Transparência; Diálogo; Maior celeridade nas decisões; Respeito às diferenças; Qualidade de vida à comunidade acadêmica; e Reconhecer a importância de todas as categorias que compõem a comunidade acadêmica.
RESUMO DE METAS ALMEJADAS:
Promover a otimização dos processos de trabalho; Promover atividades de qualificação e desenvolvimento de Gestão de Pessoas, criando assim, uma cultura de Retenção, de Pertencimento e Engajamento do time da Área; Realizar eventos, reuniões e atividades com professores e funcionários, a fim de melhorar o Desenvolvimento de Equipe; Valorizar o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão; Foco na busca pela qualidade e excelência em todas as atividades desenvolvidas; Dar mais visibilidade à nossa área; Avançar em ações de modernização das salas de aula, e criação de espaços alternativos; Busca do diálogo coletivo e individual permanente com professores da Área; Melhorar a comunicação em todos os níveis da gestão institucional; Aumentar as receitas advindas da pós-graduação, pesquisa e extensão; Promover projetos, que integrem discentes de graduação e de pós-graduação e extensão; Desenvolver projeto que vise ampliar o nível de Empregabilidade de nossos alunos; Dar transparência das ações em nossa Área; Apoiar e fortalecer a captação de projetos e cursos que envolvam parcerias internacionais; Inserir a Área no processo de internacionalização, permitindo a dupla diplomação de alunos; Buscar a excelência de nossos cursos de extensão, graduação e pós-graduação; Fomentar a oferta de cursos na modalidade à distância; Promover eventos/congressos nacionais e internacionais de grande porte; Ampliar convênios e parcerias com entidades empresariais; Organizar missões nacionais e internacionais, envolvendo os setores produtivos da Região; Estimular a articulação da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação; Articular ações que tenham relação direta com Empreendedorismo, com a Empregabilidade e a Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia; Atrair novas parcerias qualificadas de pesquisa e inovação tecnológica;
Zaida Cristiane dos Reis
> Plano de trabalho
Zaida Cristiane dos Reis
Curriculo Lattes
Currículo Resumido
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996); Mestrado em Engenharia de Produção, pela UFGRS (2003); Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Atualmente atua na Universidade de Caxias do Sul, com disciplinas de Materiais, Logística, Produção e Estratégia, Gestão de Negócios, Projetos Temáticos; Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Atua como Coordenadora da Coordenadoria de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Trabalhou em outras organizações (indústrias) ocupando os seguintes cargos:
Coordenadora de Logística; Coordenadora de Compras; Coordenadora Financeira; PCP - Programação e Controle de Produção; Gestão administrativa
Prêmios e títulos
Professor Melhor Avaliado - 2008.2; 2008.4 e 2009.2
Artigos publicados - 31.
Capítulos de livros - 7.
Produções técnicas - 64.
Orientações
especialização - 77
trabalho de conclusão de curso de graduação - 136
iniciação científica - 2
Participação em bancas - 352
Participação em Congressos - 20
Resumo da Proposta de Trabalho
Esta proposta de trabalho foca justamente no desenvolvimento de parcerias entre os professores, estudantes, demais áreas do conhecimento e organizações externas a IES que venham a contribuir com o desenvolvimento da região, e consequentemente, ampliar as práticas estudantis, fortalecendo o seu conhecimento.
Neste momento, é importante que sejam trabalhadas ações proativas junto a comunidade em geral, que impactem no reconhecimento da marca UCS, e consequentemente no profissional formado pela nossa Instituição. Para tanto, são essenciais ações relacionadas a:
Cursos que proporcionem ao estudante uma visão diferenciada do seu mercado de atuação;
- Escola de Negócios da Sociais, fortalecendo a parceria com organizações da nossa região e cases externos;
- Educação corporativa, aproximando-se dos nossos empreendedores, nos diversos segmentos;
- Fortalecer os "elos" da Educação Continuada - ampliando e aproximando ações de extensão, lato sensu ( especializações e MBA's) e stricto sensu (mestrados e doutorados);
- Aprimorar ações relacionadas as novas tecnologias oriundas destes tempos de COVID19 ( disciplinas híbridas, síncronas, EAD...)
- Pesquisar junto aos estudantes e professores ações necessárias que são esperadas da UCS para aprimorar a nossa qualidade de ensino;
- Apresentar constantemente, de forma periódica, resultados desenvolvidos pela Área de Conhecimento da Sociais para a comunidade acadêmica;
- Aprimorar ações que venham de encontro a sustentabilidade da Instituição.
Destaco que estas propostas não são "estanques", ou seja, com certeza elas vão ser aperfeiçoadas mediante as demandas da Área, trabalhando em conjunto com os professores, estudantes, coordenadores, demais diretores e toda a equipe da Reitoria, ampliando, aperfeiçoando e conhecendo a realidade do nosso trabalho junto a nossa grande equipe. Desde já, agradeço a todos que confiam no nosso trabalho e vão auxiliar no desenvolvimento e concretização das ações propostas na nossa Área de Conhecimento das Sociais!!!
