Estrutura Curricular

Concepção e Estrutura Curriculares

Do ponto de vista científico-pedagógico, a proposta de estrutura curricular, coerentemente com a área de concentração e linhas de pesquisa do Programa, mantém o foco na formação para a pesquisa e para a docência.

O conjunto de disciplinas, particularmente por tratar-se de um Programa acadêmico, reflete, em suas interfaces e especificidades, estreita conexão com a pesquisa. Ao mesmo tempo, sem perder a sintonia com a sociedade e o mercado, encerra a preocupação com questões contemporâneas das áreas de Turismo e Hospitalidade, identificando e analisando avanços e, num ciclo de retroalimentação, contribuindo para perspectivar necessidades e potencialidades de ação investigativa. Mais ainda. Tendo em conta o viés inter/transdisciplinar que, pela natureza do Turismo e da Hospitalidade, permeia os respectivos estudos, a estrutura curricular reflete possibilidades de trânsito entre diferentes áreas do conhecimento.

Para o Mestrado

Com um total mínimo de 30 (trinta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

Para o Doutorado

Com um total mínimo de 50 (cinquenta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

  • 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 8 (oito) créditos em disciplinas optativas;
  • 12 (doze) créditos em Seminários de Estudos Avançados;
  • 12 (doze) créditos para tese;
  • 02 (dois) em Atividades Complementares.


A exigência de realização de Atividades Complementares, mediante participação do pós-graduando em diferentes eventos científicos, palestras, projetos, publicações ou outras atividades acadêmicas, no sentido de propiciar-lhe enriquecimento científico, cultural e social requerido para esse nível de formação, será normatizada pelo Colegiado do Programa.

Seminários de Estudos Avançados

Os Seminários de Estudos Avançados conferem maior flexibilidade à estrutura curricular e à oferta de disciplinas, propiciando a inserção de temas emergentes em Turismo e Hospitalidade, ou de interesse dos docentes, tendo presente as respectivas pesquisas e os projetos de investigação dos alunos. Semestralmente, são definidos os Seminários que comporão a oferta curricular.

Proficiência em Língua Estrangeira

É exigido do aluno do Mestrado e do Doutorado comprovação de proficiência em línguas estrangeiras por prova específica realizada pela Universidade de Caxias do Sul, preferencialmente até o final do primeiro semestre do curso, constituindo-se essa em pré-requisito para o Exame de Qualificação. Os alunos do Mestrado ou do Doutorado que apresentarem comprovante de proficiência em língua estrangeira obtido no âmbito de outro programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES ou no Programa de Língua Estrangeira da Universidade de Caxias do Sul, poderão ser dispensados da referida prova.

Para o Doutorado: DUAS línguas estrangeiras por prova específica realizada pela UCS - espanhol e inglês
Para o Mestrado: UMA língua estrangeira por prova específica realizada pela UCS - espanhol ou inglês