Estrutura Curricular - Doutorado

Última modificação em 17/03/2022.

Concebe-se uma organização curricular flexível e aberta a fim de acolher os interesses de pesquisa vinculados às linhas do Programa, em diferentes abordagens teórico-metodológicas. O curso de Doutorado compreende as atividades curriculares que integralizam, no mínimo, quarenta e cinco créditos, antes da defesa e entrega da versão final da tese, estando distribuídos em três blocos:

I - Núcleo Comum (16 créditos)
Corresponde ao conjunto de Seminários que embasam e aprofundam a postura teórico-metodológica da pesquisa em Educação dos doutorandos no seu percurso de formação, estando assim distribuídos:

  • Seminário de Tese I - 2 créditos

      Ementa: Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica, discutindo coletivamente os projetos de tese de doutorado, com ênfase na elaboração dos projetos de pesquisa. Articulação da produção acadêmica na área da Educação com a linha de pesquisa em que estão inseridos e com o projeto de pesquisa que estão desenvolvendo. Análise de processos investigativos em teses já concluídas.

  • Seminário de Tese II - 2 créditos

      Ementa: Análise da produção em relação ao campo investigativo dos doutorandos. Planejamento e discussão da pesquisa: a relação lógica entre os procedimentos investigativos, os referenciais teóricos e as concepções epistemológicas. Realização de atividades didático-científicas visando à discussão e aprimoramento das pesquisas em andamento.

  • Seminário de Tese III - 2 créditos

      Ementa: Estudo das características e fundamentos das principais abordagens empíricas da pesquisa qualitativa em Ciências Humanas. A pesquisa em educação e diferentes modos de pesquisar, como estudo do tipo etnográfico, estudo de caso, pesquisa do tipo survey, pesquisa-ação, estudos autobiográficos, pesquisa colaborativa, cartografia e documental. Diferentes métodos de coleta/construção de dados e análises, com ênfase nas especificidades das metodologias de tese dos doutorandos.

  • Seminário de Práticas de Pesquisa em História e Filosofia da Educação - 2 créditos - Estudantes Linha 1

      Ementa: Estudos epistemológicos de conceitos e enunciados básicos de teorias pedagógicas, de práticas educacionais, de conhecimentos científicos e saberes ligados à educação, considerando as teorias epistemológicas da tradição e as teorias epistemológicas atuais; os modelos básicos de conhecer como o analítico, o dialético, o hermenêutico; as noções de observação, indução, dedução, a priori, fundacionalismo, coerentismo e, ainda, as relações entre filosofia, ciência, doutrina, ideologia e visão de mundo. Também serão considerados os conceitos de justificação epistêmica; teorias epistemológicas específicas como a epistemologia feminista, a epistemologia social; as relações entre ética, epistemologia e educação.

  • Seminário de Práticas de Pesquisa em Processo Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão - 2 créditos - Estudantes Linha 2

      Ementa: Compartilhamento de experiências de pesquisadores experientes com pesquisadores em formação. Compreensão das articulações entre a sua investigação, o pertencimento a um grupo de pesquisa e as atividades vinculadas à linha de pesquisa de processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão. A prática da pesquisa em educação: apresentação em eventos, acompanhamento de bancas e outros espaços que consolidam a divulgação científica.

  • Seminário de Fontes e Teorias do Pensamento Pedagógico II - 2 créditos

      Ementa: O pensamento pedagógico como expressão do ideal educativo em diferentes culturas, com ênfase no Brasil e América Latina. Principais matrizes epistemológicas da fundamentação e articulação das práticas educacionais. Estudo de autores e autoras do pensamento educacional brasileiro e latinoamericano, aproximando suas concepções com a práxis educacional atual.

  • Seminário de Metologia da Pesquisa em Educação - 2 créditos

      Ementa: A educação como campo de pesquisa e suas interfaces. A pesquisa em educação e os diferentes modos de pesquisar: a escolha do método. A construção, a organização, a análise e a interpretação dos dados da investigação.

  • Publicação - 4 créditos

      Observação - Os créditos de Publicação serão obtidos mediante apresentação de comprovantes e seguindo normativa específica.

II - Núcleo Complementar - conforme Linha de Pesquisa (14 créditos)

  • Seminário de Pesquisa em História e Filosofia da Educação II (Linha de História e Filosofia da Educação) - 2 créditos

      Ementa: Pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos das pesquisas no campo da educação sob a perspectiva da História e da Filosofia. Discussão das dimensões que fundamentam as pesquisas contemporâneas, tendo como foco os processos educativos. Caracterização das principais tendências na concepção de educação e o modo como foi estabelecida a relação educação/escola/sociedade pelo olhar sócio-histórico-filosófico.

  • Seminário de Pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão II (Linha de Educação, Linguagem e Tecnologia) - 2 créditos

      Ementa: Estudo sobre as tendências da pesquisa em educação na contemporaneidade, da construção do percurso investigativo e da comunicação dos resultados da pesquisa. Análise de possibilidades de investigação no campo. Exemplos de pesquisa em processos educacionais (dissertações/teses), vinculadas à Linha 2.

  • Seminário de Tópicos Especiais - 2 créditos

      Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento epistemológico, teórico e/ou metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Seminários de Tópicos Especiais serão definidos semestralmente, para os cursos do Programa, em conformidade com as Linhas de Pesquisa.

  • Seminários Especiais - 1 ou 2 créditos

      Ementa: Seminários ministrados por pesquisadores visitantes de instituições parceiras do PPG Educação da UCS e/ou pesquisadores convidados.

  • Estágio Docência - 1 crédito

      Observação: O estágio de docência integra a formação dos pós-graduandos e objetiva a preparação para a docência. É atividade optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, com exceção dos bolsistas. O estágio de docência será desenvolvido junto aos cursos de graduação, em disciplinas relacionadas aos projetos de dissertação e/ou tese do pós-graduando, desde que ministrada por professor com título de doutor.
      No estágio de docência, é responsabilidade do pós-graduando a inscrição, mediante formulário próprio, bem como a entrega de relatório ao final do semestre das atividades realizadas ao longo do estágio.

III - Tese (15 créditos)
Observação: Constitui-se de matrícula obrigatória até a conclusão do curso e estará sob a responsabilidade do orientador. Para essas atividades não serão atribuídas notas, apenas a menção aprovado ou reprovado. Esses momentos constituem-se de espaços sistemáticos de acompanhamento do orientador, envolvendo seções individuais e coletivas com o grupo e/ou linha de pesquisa. Considerando os percursos individuais dos doutorandos, as ementas previstas para o conjunto de atividades de Orientação para elaboração de Tese são flexíveis.

Na execução curricular, consideramos importante ainda que, a critério do orientador, para o aluno ingressante no Doutorado, oriundo de outras áreas de conhecimento, seja facultado o direito de cursar disciplinas de Mestrado, cujos estudos são considerados relevantes para o prosseguimento do curso, simultaneamente com as do Doutorado.