Disciplinas e Ementas do Mestrado

Última modificação em 15/09/2020.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • Teoria da História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Reflexões teóricas sobre os diferentes regimes de historicidade. O projeto iluminista e a escrita da História. Debates teóricos relacionados às principais vertentes historiográficas do século XX (a nova história francesa, a influência foucaultiana, o marxismo britânico e a micro-história italiana). Reflexões sobre a "crise" do paradigma da ciência moderna, discussão a respeito de seu impacto sobre o conhecimento histórico, bem como o exame de tendências historiográficas contemporâneas, buscando a identificação das principais aproximações e diferenças, avanços e impasses em cada uma delas.
  • Seminário de Projeto de Pesquisa
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Compreensão do projeto de pesquisa em História a partir de abordagens teórico-metodológicas. Reflexões sobre a construção da problemática, do tema e do objeto de pesquisa. O projeto de pesquisa e suas relações com o campo da História. O ofício do historiador e suas fontes: definições sobre o estatuto da fonte e possibilidades metodológicas de análise. Orientações para a qualificação.
  • Historiografia e Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Reflexões sobre a trajetória do ensino de História na escola básica no Brasil considerando as relações entre o ensino de História e a produção historiográfica. Ênfase na articulação entre saber acadêmico e saber escolar ressaltando o caráter político e cultural que envolve as opções conceituais e metodológicas das abordagens históricas no currículo escolar.
  • Ensino de História e Interdisciplinaridade
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Compreensão da práxis pedagógica nos seus aspectos interdisciplinares enquanto uma dimensão formadora do conhecimento histórico. Reflexão sobre a proposta dos PCNs acerca da pluralidade e diversidade cultural no ensino de História. Interlocução com as legislações voltadas para o ensino de História e a cultura afro-brasileira e indígenas. A prática da interdisciplinaridade e da transversalidade de temas na elaboração de projetos de ensino.

DISCIPLINAS ELETIVAS

Linha: Fontes e acervos na pesquisa e docência em história

  • História Local e Ensino de História
    Ementa: O local e o regional como conceitos mobilizadores. História local e historiografia. A microanálise e a "Nova História". A História local, o micro e o macro. Jogo de escalas. A microanálise como instrumento metodológico na pesquisa e no ensino. A História Local como estratégia de ensino.
  • Migrações, Fontes e Ensino de História
    Ementa: Fluxos de e/imigrações e questões conceituais. Relações entre migrações e colonialismo. Imigração e relações de negociação. Documentos das migrações, fontes oficiais e registros cotidianos. Movimentos imigrantes e a História Local. Abordagens do tema no ensino fundamental e médio.
  • Patrimônio Cultural, Locais de Memória e Ensino de História
    Ementa: Estudo sobre as alterações do conceito de Patrimônio Cultural no Brasil. Os diversos locais de memória, suas definições e especificidades: museus, arquivos, memoriais, centros de memória. O ensino de história em espaços não formais.
  • História Cultural e Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa:História da História Cultural. História Cultural e seus aportes teórico-metodológicos. Categorias e novas sensibilidades para a pesquisa e o ensino. Relações entre História Cultural e Ensino de História.
  • O Ensino de História e o Tempo Presente
    Ementa: Estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que possibilitam a compreensão da história do tempo presente. Análise do debate sobre a definição e legitimação dos marcos da história do tempo presente e sua relação com o ensino de História.
  • Cosmovisões do Sagrado, Religiões e Saberes Tradicionais
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudo das manifestações religiosas por meio do diálogo com a interculturalidade e a decolonialidade. Análise do campo religioso brasileiro e dos saberes tradicionais sacralizados, com ênfase na metodologia de pesquisa, na historiografia das últimas décadas e na narrativa escolar.
  • Gênero, Diversidade e História Escolar
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudo do conceito de gênero e sua inserção na historiografia escolar. Abordagens dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à incorporação de fontes para o estudo do gênero como tema transversal. Análise das construções curriculares da História como disciplina considerando as normas de gênero e sexualidade que o discurso histórico (re)produz nos espaços formais e informais de educação. Elaboração de projetos de ensino voltados para a pesquisa que incorporem o gênero nos currículos escolares de História.
  • Religiões e Religiosidades: Fontes e Abordagens no Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudo do ensino de história das religiões como vertente explicativa dos processos históricos. Reflexão sobre a dimensão das motivações de caráter religioso como matrizes explicativas para a formação cultural brasileira, na perspectiva de fazer pensar e ensinar a história de diferentes grupos culturais através da abordagem do tema das religiosidades. Discussões teórico-metodológicas sobre a incorporação de fontes voltadas ao tema das religiosidades no contexto do ensino de História.
  • Cinema e seus Usos como Fonte Histórica no Ensino Básico
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudo das relações entre a produção e a disseminação do conhecimento histórico através do cinema. Análise das aproximações entre ensino de História e os usos do cinema como documento, artefato cultural que evidencia visões de mundo, comportamentos e identidades em um dado contexto sócio-histórico. Abordagens e mediações teórico-metodológicas para a utilização da fonte fílmica no contexto do ensino básico. Desenvolvimento de projetos que contemplem o emprego do cinema (ficção, documental e jornalístico) no ensino de História.
  • Cidade, Memória e Acervos
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: As inter-relações entre memória e identidade no contexto urbano. A cidade como espaço de produção cultural e representações sociais e as possibilidades de investigação da dimensão simbólica da materialidade urbana. Os lugares da memória e os acervos institucionais como fonte de pesquisa e ensino de história.

Linha: Linguagens e cultura no ensino de História

  • Biografia, Estudo de Trajetórias e História Pública
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Compreensão do processo de renovação da escrita biográfica como campo de estudos a partir da década de 1960. Análise do chamado "retorno do biográfico" como modelo de investigação histórica de trajetórias de indivíduos em diferentes âmbitos da vida social, seja na esfera política, cultural e educacional. Reflexão sobre a relação entre biografia e história pública como possibilidade de divulgação histórica para públicos mais amplos.
  • Imprensa, Escritos e Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Compreensão sobre a práxis pedagógica através da utilização de impressos enquanto linguagem que constitui a sociedade e como dimensão, do e no conhecimento histórico. Reflexão sobre a pluralidade e diversidade de temas possíveis através do uso impressos no Ensino de História. Interlocução com as legislações voltadas para o ensino de História - BNCC e o uso de diversas fontes no Ensino de História.
  • Interculturalidade e Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Reflexão a partir da perspectiva interdisciplinar sobre a construção do discurso historiográfico e a leitura da historiografia no texto ficcional. Aspectos histórico-culturais sob o enfoque da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - 10.639, em diálogo com as questões de interculturalidade tendo como fonte o uso da ficção para o ensino da cultura afro-brasileira.
  • Convergência, Mídia Contemporânea e Impactos na Aprendizagem
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudar o fenômeno da convergência tecnológica na sociedade, com ênfase para o período da digitalização dos meios de comunicação. Analisar o papel da mídia contemporânea na composição da opinião pública e na (re)formatação dos costumes; da cultura e seus impactos nos processos de aprendizagem. Avaliar o fenômeno da convergência e suas oportunidades para o ensino da História.
  • Oficina de Produção Audiovisual para a Sala de Aula
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Análise das aplicações do audiovisual como ferramenta da aprendizagem, com especificidade para a História. Estudo do processo e das técnicas da realização audiovisual: da concepção à exibição. Apresentação de recursos alternativos para fazer o audiovisual e atividades práticas laboratoriais.
  • Cultura Digital - Usos Pedagógicos e Produção de Material Didático
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudo de suportes tecnológicos da informação e comunicação aplicados à educação escolar e gestão do patrimônio histórico, tais como: ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, editores de mapas conceituais, editores de imagem, objetos de aprendizagem, simuladores de mundos, simuladores de visitas virtuais a museus, banco de dados para acervos patrimoniais, memórias, projetos de aprendizagem interdisciplinares, entre outros. A disciplina propõe a construção de formas de mediação que o historiador docente poderá desenvolver nos usos e na elaboração de tecnologias e mídias como recursos pedagógicos e no âmbito da pesquisa direcionada aos espaços escolares.
  • O Museu no Ensino de História: os Objetos e suas Representações
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Estudos das problemáticas e das diversas abordagens teórico-metodológicas relativas às práticas pedagógicas adotadas em espaços museológicos voltados para a temática histórica. A disciplina também deve proporcionar espaços para reflexões sobre como os objetos expostos em museus podem comunicar diversas concepções historiográficas, através de seus discursos museológicos e expográficos.
  • Educação Patrimonial e o Ensino de História
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Análise da estrutura conceitual do campo do Patrimônio Cultural e suas potencialidades no ensino de História através dos princípios teóricos que embasam a educação para o patrimônio. Pesquisa de contextos patrimoniais e organização do processo de ensino e aprendizagem que priorize a capacidade de investigação pelos alunos do ensino fundamental e médio.
  • Ensino de História e os Processos Midiáticos na Sala de Aula
    Carga Horária: 45 horas-aula - 3 créditos
    Ementa: Compreensão do caráter discursivo dos diferentes processos midiáticos. Problematização das memórias midiáticas, tais como programas de televisão, jornais, periódicos, fotografias, vídeos, entre outros, no cotidiano escolar. Análise do processo de apropriação e (re)significação dos produtos midiáticos nos espaços escolares e a responsabilidade pedagógica na leitura das representações sociais.