Linhas de Pesquisa - Mestrado

Última modificação em 28/03/2024.

Área de Concentração: Ensino de História

A pós-graduação com ênfase nesta área se dirige à demanda pela formação continuada e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no ensino de História. A história escolar, influenciada pelas transformações historiográficas do século XX, assiste à crescente incorporação de fontes nas práticas de ensino na educação básica em uma tentativa de aproximar o sujeito aluno da experiência do ofício do historiador. A ampliação da noção de fonte foi acompanhada pela multiplicação de linguagens que elaboram discursos sobre o passado e exigem uma reflexão sobre as condições da produção histórica na contemporaneidade (GUIMARÃES, 2007, 28).

O Mestrado Profissional atuará em consonância com uma formação que privilegie o professor de História produtor de conhecimentos, capaz de assumir o ensino como descoberta, investigação, reflexão e produção. (FONSECA, 2003, 62) A área enfoca a atualização docente para uso e incorporação de fontes e linguagem em diferentes espaços de ensino e aprendizagem.

Linha: Linguagens e Cultura no Ensino de História

A linha de pesquisa estabelece diálogos entre a historiografia e outros artefatos culturais, que compreendem diferentes suportes de linguagens, tais como programas televisivos, revistas de história, literatura, internet, entre outros meios que (re)produzem o conhecimento histórico. Os discursos sobre o passado não são monopolizados pelos historiadores nem tampouco pelos espaços formais de educação. A historiografia não se refere tão somente à produção do conhecimento histórico, mas também à sua disseminação social. (FICO; POLITO, 1998: 18) Outras instâncias colaboram para fazer emergir visões sobre o passado e se constituem como locus das aprendizagens em história. As tecnologias de comunicação e informação e, as mídias evidenciam-se tanto na produção do conhecimento histórico, como em sua difusão social.

Esta linha de pesquisa destina-se aos usos das tecnologias entendidas como linguagens, na perspectiva de interpretar seu potencial de elaboração, interação e difusão da informação e do conhecimento histórico.

Docentes Orientadores
  • Aline Passuelo de Oliveira
  • Eliana Gasparini Xerri
  • Eliana Rela
  • João Ignácio Pires Lucas

Linha: Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História

Esta linha de pesquisa destina-se à atualização do historiador docente visando à incorporação da pesquisa no ensino através de fontes e acervos. A escola, como lugar de produção e transmissão de saberes, atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico. O currículo é um conhecimento historicamente formado, uma forma de regulação social, ou seja, os currículos são partes constitutivas das práticas escolares e como tais (re)produzem distinções. (POPKEWITZ,1994, 190-194). Os currículos de História apresentam seguidamente concepções cristalizadas do passado e o uso de fontes como forma de legitimação de "verdades", ou como mera ilustração de conteúdos previamente formatados. A linha se volta para a problematização dos currículos de História, usos e incorporação de fontes e acervos na pesquisa e na docência na escola e em outros espaços de aprendizagem. Abarca, ainda, investigações sobre possibilidades de aprendizagens através da educação patrimonial.

Docentes Orientadores
  • Cristine Fortes Lia
  • Everaldo Cescon
  • Gelson Leonardo Rech
  • José Edimar de Souza
  • Marcos Antônio Witt
  • Roberto Radunz
  • Terciane Ângela Luchese

O que é o Projeto de Pesquisa


O Papel do Pesquisador