Autores

Graduado em Administração de Empresas, possui Licenciatura Plena e Especializações em Gestão de Pessoas, Gestão da Produção e Análise Estratégica de Custos. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul e coordenador do Programa UCS Aprendizagem Profissional.

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Magistério de Educação Especial pela Universidade de Caxias do Sul (1992) Pós graduação em prática Psicomotriz educativa(1995) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).Instrutora de yoga integral (2005) . Professora concursada do município de Farroupilha dos Anos Inicias do Ensino Fundamental (2011) e professora de Pilates Clássico(2012). É coordenadora pedagógica da Mergulhão atividade físicas e professora de Pilates Clássico. Tem experiência e pesquisas na área da Educação e Educação psicomotora, com ênfase ao desenvolvimento psicomotor nas diferentes etapas da vida. Professora de pós graduação em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia clínica e institucional e Educação física escolar. Revisora da revista Saúde e Desenvolvimento Humano- UNILASALLE (ISSN 2317-8582)Canoas.

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1979), graduação em Direito - Universidade de Caxias do Sul (1989), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Foi Secretário de Planejamento de Caxias do Sul. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UCS. Advogado Administrativista do escritório Rech Advogados e Consultores Associados. Integra o quadro permanente de docentes da pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Direito), na disciplina de Direito Urbanístico Ambiental e Instrumentos Jurídicos de Políticas Ambientais Sustentáveis. Advogado administrativista e com atuação no assessoramento e construção de Planos Diretores, direito ambiental e urbanístico.Responsável pela redação de dezenas de Planos Diretores, Exemplo: redação do Plano Diretor do Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves e Gramado). Convidado do Ministério do Meio Ambiente para sugerir instrumentos de Cidades Sustentáveis. Palestrante na UNESCO. Autor de dezenas de livros e artigos científicos sobre direito urbanístico como instrumento da tutela do meio ambiente e cidades sustentáveis.

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2011), Especialista em Direito e Gestão Pública Municipal (2006) e Bacharel em Direito (1995) pela mesma instituição. Procurador de carreira do Município de Caxias do Sul, atualmente é Secretário do Meio Ambiente da mesma cidade e Presidente da ANAMMA-RS (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - Estado do Rio Grande do Sul)

Doutora em Letras (2016), Mestra em Educação (2011), Especialista em Informática na Educação (2008) e Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Crianças, Jovens e Adultos) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria RS. Atuou como pedagoga no IFRS; professora e assessora pedagógica na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus; professora e técnica de apoio presencial da Educação a Distância, Campus Vacaria, na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação de professores e Educação Digital, principalmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de material didático, físico e digital, no processo de ensino e aprendizagem. Coordena o projeto indissociável LaDEPEx:Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão, disponível em: http://ladepex.vacaria.ifrs.edu.br.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2012), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1989) e mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2017). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes.

Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (2001), graduação em Pedagogia (2019), mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e doutorado em Educação pela mesma universidade. É participante dos grupos de pesquisas GRUPHEIM - Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Os poloneses e seus descendentes no Brasil: um processo contínuo de integração do Núcleo de Estudos Populacionais da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor na área de Pedagogia e Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Estudos Culturais e Etnicidade; Epistemologia; Produção do Conhecimento Científico. É Revisor do Periódico do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Zootecnia - Akademia Rolniczo-Techniczna im. M.Oczapowskiego w Olsztynie (1998). Ensinou língua inglesa desde 2001. Atualmente é diretora acadêmica, professora - Cultura Inglesa - Teresina, gerente do Centro Aplicador de TOEFL e TOEIC - Cultura Inglesa - Teresina, gerente do Centro Autorizado de Exames de Cambridge BR555 - Cultura Inglesa - Teresina e examinadora de Exames de Cambridge nível A2, B1, B2 e C1. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração do setor acadêmico, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, estudo, língua inglesa, inglês e exames internaciona

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1997). Pós-Doutorado na Fordham University (2009). Visiting Scholar na University of Pittsburgh (2011 e 2012). Pesquisa pós-doutoral na University of Sydney (2013). Pesquisa e solidariedade na University of Guyana (2014). Pesquisa pós-doutoral na Columbia University (2015). Pesquisa pós-doutoral Kingston University/London (2016 e 2017) no Center for Research in Mondern European Philosopy. Pesquisa interdisciplinar e desenvolvimento de rede de relações internacionais e interinstitucionais na Hebrew University of Jerusalem no Center for German Studies e Departamento de Filosofia (2018). Cooperação e Intercâmbio Internacional China (2019) (Peking University e Beijing Foreign Studies University) e Índia (2019) (Goa University). Possui ainda mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Social e Filosofia Política Brasileira. Dedica-se a atualização do tema Contradições da Democracia e Opinião Pública.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo(1968), especialização em Gerontologia Social pela Universidade de Passo Fundo(1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1998). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e Membro de corpo editorial do Caderno Adulto (UFSM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Terceira Idade, Identidade existencial.

Pós-doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2016). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa Jurídica pela Universidade de Caxias do Sul (1984). Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1978). Atualmente é professor colaborador na Universidade de Passo Fundo, atuando no Curso de Mestrado em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Consumidor, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação de Consumo, Consumocentrismo, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Direito Ambiental e Novos Direitos. É participante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, vinculado a Área de Conhecimento das Ciências Jurídicas e Mestrado/Doutorado em Direito da Universidade de Caxias do Sul.

Doutor em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2016), Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul ? UCS (2004), Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC (2001). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de Graduação em Direito e Pós-Graduação em Direito Ambiental. Possui experiência na docência e pesquisa nas áreas de Direito Ambiental, Direito Internacional e Propriedade Intelectual.

Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Especialização em Psicomotricidade Relacional pela Secretaria Municipal de Educação de Barcelona/Espanha (1991). Mestrado em Educação na área de concentração Ensino pela Faculdade de Educação da UFRGS (1978). Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação no Programa Inovação Curricular e Formação de Professores na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona/Espanha (1993). Professor titular aposentado da UFRGS, com atuação no Curso de Graduação em Educação Física e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) como professor, orientador e coordenador do Programa em Ciências do Movimento Humano. Professor de vários Cursos de Especialização em Psicomotricidade, Medicina e Ciências do Desporto, Psicologia e Ciências do Desporto, Psicopedagogia Clínica e Institucional entre outros. Professor e orientador de 2001-2010 no Programa de Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Diretor Geral e professor do COMPLEXO ESPORTIVO DE SAÚDE - AQUÁRIUS e professor da Castelli Escola Superiorde Hotelaria/Canela/RS. Em 2016 completou 44 anos de vida acadêmica com experiências nas áreas de Educação Física, Psicomotricidade, Educação Infantil, Educação Especial e Turismo e Hotelaria. Consultor ad doc - Avaliação Institucional e de Cursos Superiores de Educação Física e de Tecnologia em Gestão de Turismo e Gestão Desportiva e de Lazer do SINAES/INEP/MEC até 2013. Atualmente exerce funções de Consultor Ad Hoc da CAPES nas áreas de Educação Física e Educação.

Doutor em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão e professor ordinário (titular) na Università degli Studi del Molise. Docente de História em escola e instituições educacionais; diretor do Centro di Documentazione e Ricerca sulla Storia delle Istituzioni Scolastiche, del Libro per la Scuola e della Letteratura per L?infanzia (CeSIS) e do Museo della Scuola e della Educazione Popolare (MuSEP). E-mail: barausse@unimol.it

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, como pesquisador visitante sênior do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM e como professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF / RS. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduando em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atua como professor na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, em temas como: Ética, Metaética, Bioética e Filosofia do Direito, Teorias da justiça, Hermenêutica, Filosofia Política e Filosofia da Educação. Autores como: Immanuel Kant, Jürgen Habermas, John Rawls, Ronald Dworkin.

Possui graduação em Bacharelado Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição(1960), graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul(1971), graduação em Curso Superior de Filosofia pelo Seminário Maior de Viamão(1958), graduação em Curso Superior de Teologia pelo Seminário Maior de Viamão(1963), especialização em Especialização Em Educação Moral e Cívica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1979), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2000), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida(1954) e ensino-medio-segundo-graupelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida(1956). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bens exteriores, direito natural, Lei natural.

Pós-Graduada em Ciências Penais (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica (Gepecon/PUCRS) e do Grupo de Estudos em Direito e Criminologia da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB).

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/RS).

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1996), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2010). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2019). Título de Especialista em Anatomia Patológica e em Citopatologia pela AMB. Atualmente é médica patologista do Grupo Diagnose. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hpv, citopatologia, p16ink4, biomarcadores, neoplasias, dermatopatologia e patologia hepática. Tem especial interesse em Colposcopia e Gestão da Qualidade em Laboratórios.

Doutora em Letras/ Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a tese: Agudíssimas Horas - Imagens do Tempo na Poesia de Hilda Hilst. Desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Aluna da Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO), Buenos Aires. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS. Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2005), defendeu a dissertação A Indistinção Primeira - Amor e Interdito Social na Obra de João Guimarães Rosa. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Desde agosto de 2007 integra o corpo docente do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Escritora, tem dois livros de crônicas publicados: Aguadeiro, 2007 e Mirabilia, 2014 - este agraciado com o Prêmio Vivita Cartier de Literatura em 2015. É autora, ainda, dos infantis O Sumiço do Canário - Quando os finais precisam ser inventados, 2012, e A insônia dos sabiás, 2018; além de Na Entrada-das-Águas - Amor e Liberdade no Sertão Rosiano, 2010, ensaio. Membro do colegiado de curso de Jornalismo UCS desde março de 2016. Foi repórter e editora na Zero Hora Editora Jornalística (Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul) de 1993 a 2007, e cronista semanal do Jornal Pioneiro 2000 - 2014, coluna Palavras, caderno Sete Dias, empresa para a qual produz a revista Casa&Cia (reportagens e edição) no jornal Pioneiro (Grupo RBS).

Doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ-UNIVALI), vinculada à linha de pesquisa ?Estado, Transnacionalidade e Sustentabilidade?. Mestre em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Direito Público pela Faculdade Meridional (IMED). Bacharel em Direito pela Universidade de Passo (UPF).

Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade do Rio Grande do Sul (2005), mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Doutorando pela Universidade de Coimbra (2012-atual). Professor de Direito da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Direito, advocacia e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Empresarial, Direito Ambiental, Direito e Serviços Ecossistêmicos, Pagamento por Serviços Ambientais.

Possui graduação MA Honours em Filosofia ? University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia ? University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia ? Durham University (2008), e pós-doutorado ? Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou muitas vezes a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalem, Israel. Atualmente é professor adjunto do PPGEdu, do PPGP e do PPGF da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Violência, e Educação e Diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de ?Educação e resolução de conflito? na sede da Unesco em Paris. Editor da revista Educação por Escrito ? PUCRS e editor associado da Revista Psico ? PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD ? Red de Educación, Formación, Desarrollo, criada em 1995 e encabecada pela Universite Paris-Créteil. Membro do Comite Científico da Escola de Ciências da Saude/PUCRS. Coordenador de Projeto junto à Pro-Reitoria de Pos-Graduação para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt. Reader/Leitor da Catedra Unesco Juventude, Educação e Sociedade (UCB). British PsychologicalSociety BPS Member No. 343886 (CRP Britanico). Docente do Master en Sciences de l'Education, Universite Paris-Creteil (ParisXII). Editor da seção "Teacher Education in Brazil", da Encyclopedia of Teacher Education, Springer

Possui graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Especialista em Ensino e Pesquisa em Direito Privado. Mestre em filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Doutorando em Educação. Atualmente é tempo integral da Universidade de Caxias do Sul, e professor da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito das obrigações, responsabilidade civil, contratos, direitos reais, direito de família e sucessões. Autor de livros na área de direito civil.

Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na área de História Contemporânea, vinculado ao Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar, que chefiou no período 2006-2008. Bolsista de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado (Faperj). Atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ. Foi diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (2013-2017), membro da Diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH), editor da Revista Brasileira de História (2013-2015), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ (2009-2010) e chefe do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (2006-2008). Membro fundador do GT Mundos do Trabalho da ANPUH, do qual foi coordenador nacional (2003-2005). Membro da Direção da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (2013-2015). Integrante da Red Latinoamericana de Historia Global

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999), Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2014). Atualmente é professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de orientação francesa, atuando nos seguintes temas: discurso jornalístico, discurso jornalístico e sexualidade, discurso jornalístico e homossexualidade, memória discursiva.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração em Filosofia do Direito) (1999) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração em Filosofia do Direito) (2002). Realizou, sob o patrocínio do DAAD, pesquisa (Pós-Doutorado) no Instituto de Filosofia da Universidade de Saarland (Alemanha-2005). Foi pesquisador visitante no Instituto Max Planck de Direito Internacional Público e Direito Comparado de Heidelberg (Alemanha - 2006-2007) e desenvolveu, em 2010-2011, 2012 e 2013, sob patrocínio da Fundação Alexander von Humboldt, pesquisa (Pós-Doutorado) na Cátedra de Filosofia do Direito e Direito Público da Universidade de Kiel (Alemanha), sob supervisão do Prof. Dr. Robert Alexy. Foi Professor Visitante na Universidade de Saarland (Alemanha-2013) e na Universidade de Vechta (Alemanha-2014)Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Direito Público, Teoria da Constituição e Filosofia do Direito da Universidade de Heidelberg, em 2018 e 2019, com financiamento do DAAD, da Fundação Alexander von Humboldt e da Universidade de Heidelberg, sob supervisão do Prof. Dr. Martin Borowski. Participou de um projeto de cooperação entre Brasil e Alemanha, com financiamento do DAAD e da CAPES, envolvendo a PUC-Minas e a Universidade de Vechta (2015-2017). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (onde atua no Curso de Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito) e Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (onde atua no Curso de Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Industrial). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito, pesquisando principalmente os seguintes temas e autores: Kant, teorias kantianas, teorias da justiça, positivismo jurídico e pós-positivismo jurídi

Graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1971), graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade de Passo Fundo (1969), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1972), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia de Sistemas e Meio A pela Universidade de Léon (1997). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: floristic catalogue, melhoramento de campo nativo, queima de campo, phytosociology e antrópodes. Gestão das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Estado do Rio Grande do Sul (Patrocínio PETROBRAS AMBIENTAL)

Graduação em Biologia / Geografia - Universität Des Saarlandes (1973), doutorado (1975) em Biogeografia, livre docência em Biogeografia Universität des Saarlandes (1989). Atualmente é professor Doutor Titular III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de águas correntes, ecologia de lagoas costeiras.

Graduação em Ciencias Sociais e em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular do PPG Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Lider do Grupo de Pesquisa Sociedade e ambiente: Atores, conflitos e políticas ambientais. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Meio Ambiente, políticas públicas e conflitos socioambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: atores sociais, meio ambiente, desigualdades, conflito social e sustentabilidade.

Graduado em Filosofia (Licenciatura) (UCS 2018) e em Geografia (Licenciatura) (UCS 2020). Tem Especialização em: Direitos Humanos e Combate à Violência em Ambiente Escolar (UCS 2015) e em Neurociência e Comportamento (PUCRS). Mestrando em Educação na Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, sendo bolsista Capes, modalidade I. Integra os grupos de pesquisa: Ética, linguagem, estética e educação: percurso de revisão filosófica do conceito de formação na contemporaneidade (UCS); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade (Unesc).

raduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (1991). Pós-Graduação em nível de especialização pela Universidade de Caxias do Sul (2003). Pós-Graduação em nível de mestrado pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação - Caxias do Sul e professor - Colégio La Salle - Caxias. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: criúva, caxias dos campos, história regional, campos e tropeirismo. Tem experiência de seis anos em cargo diretivo, vice-direção em escola do ensino básico.

Professora Titular de Linguística junto ao DLCL-CAL-UFSM e professora da Graduação e da Pós-Graduação em Letras na mesma universidade desde março de 1982. Graduação em Letras Francês, pela UFSM (1973). Graduada em Linguística Geral pela Université de Paris VIII ? Vincennes, França (1978). Especialização em Língua Portuguesa pela UFSM (1980). Mestre e Doutora em Linguística, Semiótica e Comunicação pela Université de Franche-Comté, Besançon, França (CAPES 1988/1992). Realizou estágio Pós-Doutoral na Université de Rennes 2, França (CAPES 2000). Foi professora convidada, em 2012, da Université de Franche-Comté, França junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires e Transculturelles e, também, da Faculdad de Filosofia y Letras da Universidad de Cadiz

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2000) e doutorado em Química pela Universidade de La Republica do Uruguay (2010). Atualmente é diretora técnica da EcoCerta Análises Ambientais Ltda. atuando no desenvolvimento de análises. Tem experiência de mais de 15 anos em técnicas analíticas de análise, destacando-se a cromatografia.

Graduada em Letras, Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasilia (1981). Mestre em Linguística e Ensino de Inglês (Linguistics and English Language Teaching) pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1986) e Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1995). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, Califórnia, E. U. A. (2004), no Departamento de Psicologia, com a colaboração de Raymond W. Gibbs Jr. Lidera o Grupo de Pesquisa GELP-COLIN (Cognição e Linguística) registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Professora Aposentada da Universidade Federal do Ceará, onde ainda atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística como Colaboradora. Atua, também, como Colaboradora-Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português e Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (1983), Especialização em Ensino e Pesquisa pela Universidade de Caxias do Sul e Aperfeiçoamento em Formação para Educação a Distância pela Universidade de Caxias do Sul. É docente da Universidade de Caxias do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, produção de textos, ensino superior, orientação acadêmica e leitura, ensino de língua portuguesa. Atua no Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais da UCS (CINTED) no âmbito da Educação a Distância e da Formação de Professores. Integra o Comitê Gestor da Rede de Formação de Professores do Ensino Superior do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). É coordenadora do MBA em Gestão do Ensino Superior (UCS/COMUNG). Tem capacitação e certificação pela Turku University of Applied Sciences (TUAS) - Finlândia para atuar como multiplicadora da Pedagogia da Inovação ( INNOPEDA) no Região Sul do Brasil.

Possui Bacharelado e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Pós graduada em Gestão de Pessoas pela UNINTER. Atualmente é supervisora de turismo da Cooperativa Vinicola Aurora, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, enoturismo, cultura, memória e oferta turística.

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1993), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Professora adjunto III da Universidade de Caxias do Sul, no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais (NEPPPS) e coordenadora da Incubadora Social e Tecnológica da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, processo de trabalho, políticas públicas e sociais, políticas públicas ambientais, resíduos sólidos, trabalho e vulnerabilidade social.

Doutora em Comunicação e Semiótica, PUCSP, 2007. Profa. do Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (1994/2017). Coordenadora do GT Moda, Sustentabilidade e Inclusão do Colóquio de Moda. Membro do comitê científico do Congresso Internacional de Moda e Design (Cimode) e do Colóquio de Moda. Prêmio de Economia Criativa do Ministério da Cultura, 2012 (projeto de pesquisa Moda no Terceiro Milênio: novos valores novas prática). Membro do colegiado de Moda da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (2013/2015). Pesquisadora convidada do Centro de Artes e Arquitetura da UCS, tema: Sustentabilidade nas Pequenas e Médias Empresas do Setor Têxtil e Vestuário da Serra Gaúcha. Autora e/ou co-organizadora dos livros: Para todos (2018); Tropicália: gêneros, identidades, repertórios e linguagens (2 ed. 2017); Moda sustentabilidade e emergências (2 ed. 2016); Moda em Sintonia (2010) Corpo no cinema Variações do Feminino(2009), O sensacional da Moda (2002); artigos e capítulos publicados sobre Moda & Cultura e Moda & Sustentabilidade.

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (2001). , residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral de Caxias do Sul e pós-graduação em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal Fluminense. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral de Caxias do Sul. Professor de Técnica Cirúrgica e Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Coordenador da Unidade de Ensino Médico Propedêutica Anestésica e Cirúrgica da Universidade de Caxias do Sul.

Graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul, atuando principalmente com os seguintes temas: ética, estética, biopolítica, hospitalidade, alteridade, desconstrução, pós-história, ética ambiental, filosofia da natureza, filosofia da ecologia.

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul(1996). Atualmente é profissional terceirizado da Universidade de Caxias do Sul. Atuando principalmente nos seguintes temas:Literatura, Cultura Regional, Imagem.